Share the post "Dicas para lavar a roupa mais rápido e com a mesma eficácia"
Lavar a roupa é aquela tarefa da qual ninguém consegue fugir. Afinal, todos os dias vestimos e despimos várias peças de roupa, peças essas que exigem cuidados de limpeza e lavagem. Mas então, como conseguir lavar a roupa mais rápido? Como tornar este processo menos moroso e mais ágil?
Se quer poupar tempo nesta tarefa, este artigo é mesmo para si. Há truques que vamos partilhar consigo. Fique atento!
Como lavar a roupa mais rápido em poucos passos
Aposte em produtos de qualidade
No que toca os cuidados das suas peças favoritas e se quer mesmo lavar a roupa mais rápido, prefira produtos de qualidade. Esta é das coisas onde não deve mesmo economizar, porque certamente a poupança vai-lhe sair furada.
Não queremos com isto dizer que só os produtos mais caros são eficientes e eficazes, mas o que deve fazer é dar preferência por produtos que já conhece ou que lhe tenham sido recomendados por pessoas de confiança.
O facto de escolher um produto de qualidade vai-lhe poupar muito tempo na hora de eliminar nódoas mais teimosas e em tratar tecidos mais sensíveis.
Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje
Sim, este é um dos segredos mais bem guardados para conseguir lavar a roupa mais rápido! Não deixe acumular toda a roupa da semana, caso contrário vai passar o sábado enfiado em casa a fazer máquinas de roupa e a estendê-la e passá-la.
Crie um método e uma rotina que funcione para si e evite adiar estas tarefas! Dependendo da quantidade de roupa que é usada em sua casa, estipule um ou dois dias durante a semana para fazer uma máquina de roupa.
E prefira sempre os horários noturnos que são mais económicos, para quem tem contadores de bi-horário ou semelhantes. Coloque a roupa a lavar logo que chega a casa, por exemplo. Dessa forma, após o jantar, a máquina estará pronta para estender ou para colocar na máquina de secar.
Além disso, alguns modelos de máquina de lavar possuem até funções inteligentes que permitem regular o início e o término de cada lavagem, o que facilita bastante a vida de quem tem dias mais atarefados. Verifique o manual da sua máquina para perceber se é dos felizes contemplados e tire proveito disso mesmo!
Organize-se
Organização é a chave para concluir todas as tarefas mais rápido. Crie o seu próprio calendário e estipule tarefas diferentes distribuídas pelos dias da semana. Não acumule tudo num único dia.
Lavar a roupa num dia, passar noutro e tratar da roupa mais delicada noutro pode ser uma possibilidade de organização. Escolha o que for mais confortável para si. Cada um tem os seus próprios ritmos e o que importa, no final de contas, é mesmo conseguir lavar a roupa mais rápido.
Respeite sempre as etiquetas
É daquelas regras que deve estar farto de ouvir e que muitas vezes entra a 100 e sai a 200. Mas acredite, é fundamental para que não corra riscos e consiga lavar a roupa mais rápido! Verifique sempre a etiqueta de cada uma das peças para perceber o que pode e não pode fazer com a mesma.
Temperaturas indicadas, tipo de lavagem, possibilidade ou não de engomar, tudo isto está na etiqueta! Consulte-a e mantenha as roupas imaculadas durante muito mais tempo.
Atue quanto antes!
Ser rápido na reação é outro dos grandes segredos de como conseguir lavar a roupa mais rápido. Entornou alguma coisa na camisa? Atue de imediato. Sujou as calças com comida? Vá limpar assim que possa!
Esperar para chegar a casa pode ser meio caminho para uma mancha sem solução. Ainda que não consiga solucionar na totalidade, é importante atuar mal a mancha contacta com o tecido, para que as fibras não fiquem totalmente impregnadas com a sujidade. Além de que é mais fácil eliminar manchas ainda húmidas do que já totalmente secas.
Estude bem a sua máquina
Acredite no que lhe vamos dizer: se estudar a sua máquina de lavar roupa vai descobrir funcionalidades que não imagina que ela tem e que vão ajudar (e muito) a lavar a roupa mais rápido!
Cada peça é uma peça, com diferentes características e necessidades. E, por isso mesmo, há programas mais indicados para cada uma delas. A sua máquina vai ajudá-lo a descobrir o que é mais indicado e o que deve utilizar em cada situação. Perca uns minutos a ler o manual da máquina e poupe horas em volta dos cuidados da roupa!
Não abuse nas doses de detergente
Esqueça: não vai ser por encher a máquina com detergente até cima que a roupa vai sair mais limpa e cheirosa, bem pelo contrário! Pode danificar as fibras e ensopá-las de tal forma que ficam sem remédio. Utilize sempre as doses recomendadas pelo fabricante. Se são as que vêm nas instruções por algum motivo será!
Evite centrifugar em excesso
A fase final da lavagem de roupa termina sempre com um ciclo de centrifugação. Este passo não é nada mais nada menos do que o enxaguar das peças de forma a que possa estendê-las sem pingar!
Se quer lavar a roupa mais rápido e evitar horas e horas com um ferro de engomar em punho, não abuse das centrifugações. Muitas pessoas utilizam a tática da centrifugação extra para que a roupa saia quase seca. Mas esta técnica tem o lado reverso da medalha. A roupa sai bem mais enrugada e amarfanhada. É preferível recolhê-la um pouco mais húmida mas com menos vincos!
Atente à temperatura de lavagem
Outra das recomendações que deve mesmo seguir: a questão das temperaturas nas lavagens. Roupas mais sensíveis e com tecidos mais leves nunca devem ser sujeitos a temperaturas mais quentes. Em caso de dúvida, consulte sempre as etiquetas de cada peça e já não há margem para erro!
Dica extra
Uma última dica extra, que não se refere precisamente à lavagem da roupa mas sim ao passo final: a secagem. Se quer que a roupa seque rápido, estenda-a sem vincos e deixe-a secar, preferencialmente, ao ar livre. Vai sentir a diferença no cheirinho e na maciez da roupa!