Para saber como lavar roupa sem encolher, acompanhe as dicas que preparamos para si.
Assim, evitará acidentes indesejados e aprenderá a ter em conta as temperaturas certas para os diferentes materiais. Sim, isto é mais importante do que poderá achar.
Tudo isto contribui para conservar o aspeto original das suas peças de roupa e mantê-las com o aspeto original durante muito mais tempo.
4 Dicas para evitar que as roupas encolham
Os cuidados de pré e pós-lavagem são fundamentais para que os resultados sejam os desejados. E quais são eles? Tome nota!
Reduzir a frequência com que lava a roupa
Lavar e secar as suas roupas frequentemente é algo que danifica não só a cor como também o formato da roupa. Embora possa parecer uma solução difícil, é algo que faz toda a diferença.
Respeitar as etiquetas da roupa
Todas as peças de roupa vêm acompanhadas de etiquetas com as instruções certas para que nada lhes aconteça no processo de lavagem e secagem.
Seja efetuar uma limpeza a seco, lavagem manual, lavagem na máquina, ou até as temperaturas específicas da água ou o ciclo da máquina a escolher, é importante prestar atenção a estes detalhes.
Lavar com água fria
Embora isso não garanta que todas as peças sejam encolhidas, a água fria não é tão prejudicial aos tecidos quanto a água morna e quente. Na verdade, a água quente pode fazer com que as fibras da peça de roupa relaxem e deixem de fazer tensão, o que fará com que o tecido fique deformado.
Secar ao ar livre
Secar a roupa ao ar livre é também uma excelente dica de como lavar roupa sem encolher, pois é o método mais seguro.
Se precisar mesmo de secar a roupa na máquina de secar, então opte por uma configuração de calor mais baixo e retire a roupa ainda um pouco húmida.
Tecidos mais propícios a encolher na máquina de lavar
As fibras naturais, como o algodão, linho e lã são os que têm mais tendência a encolher na lavagem. Já as fibras sintéticas, como o nylon e poliéster, não costumam sofrer qualquer alteração no seu tamanho.
O encolhimento após a primeira lavagem também já não é muito frequente, uma vez que a maioria das peças de roupa já são vendidas pré-lavadas.
A que temperaturas deve lavar a roupa?
Estas são dicas gerais e que não invalidam a consulta da informação disponível na peça de cada roupa.
20º
Este é o ciclo que permite economizar mais energia no processo de lavagem. É adequado para roupas pouco sujas, que podem precisar apenas de uma lavagem básica, ou para materiais muito delicados, como seda.
30º
Se usar um bom detergente de roupa, o ciclo de lavagem a 30º é dos mais eficientes, de tal forma que a maior parte das pessoas usam-no como ciclo regular.
É uma temperatura adequada para lã, sedas, tecidos com tendência a ficarem tingidos ou peças que possam encolher.
40º
Esta é também uma das temperaturas mais habitualmente usadas para lavar a roupa, sendo que obterá melhores resultados ao lavar algodão ou tecidos misturados, como misturas de lã e poliéster.
50º
Esta temperatura foi especificamente criada para eliminar manchas e sujidade de tecidos de materiais misturados, mas também algodão.
60º
Em casos mais difíceis, notará excelentes resultados em lavagens a 60º, desde que as peças em causa possam ser lavadas a essa temperatura,
Esta é, aliás, a melhor temperatura para matar bactérias, vírus e remover manchas difíceis. Logo, é uma boa opção para lavar toalhas e roupas de cama, ainda que implique um maior gasto energético; quanto mais quente a água, mais gastos terá.
90º
Esta é a temperatura mais elevada da máquina de lavar roupa, pelo que deve ser reservada para clarear os brancos, remover manchas persistentes de algodão ou linho, matar bactérias em peças muito sujas e até para realizar uma lavagem de manutenção de rotina à própria máquina.
Todavia, é também a temperatura que mais danos pode provocar na roupa, pelo que atente se poderá mesmo lavar determinada peça a 90º.
Quando usar água fria
A lavagem com água fria – a 20º ou 30º, permite economizar energia, mas é algo que não deve ser utilizado em todas as roupas. As lavagens a frio beneficiam roupas com cores escuras ou brilhantes e peças que tenham facilidade em encolher.
Exemplos de peças que possam ser lavadas nestes ciclos são camisas, roupas leves de verão, roupas de desporto, ganga e roupas coloridas.
Quando usar água morna
40º e 50º são os ciclos considerados de água morna, sendo esta uma lavagem eficaz para garantir que as cores não desbotem e para lavar toalhas, roupas íntimas, roupas de cama e outros tecidos mais difíceis do dia a dia, como lã.
Quando usar água quente
As lavagens a quente incluem as temperaturas iguais ou superiores a 60º e devem ser utilizadas para peças muito sujas, como toalhas, lençóis e fraldas de bebés. Também pode ser eficaz para lavar roupas com manchas de gordura, óleo ou manteiga.
O que fazer se a roupa encolheu
Infelizmente, na maior parte dos casos, não há solução para uma peça de roupa que encolheu, exceto se a peça for de lã.
Nesse caso, experimente mergulhar a roupa numa solução de água morna com um pouco de condicionador de cabelo. Deixe atuar por 30 minutos e, em seguida, deixe a peça secar numa superfície plana, em cima de uma toalha e à sombra.
Vá esticando delicadamente, até a roupa retomar o tamanho original.
Evite surpresas indesejadas e trate das suas peças com o cuidado que elas merecem. Siga os nossos conselhos e trate de lavar roupa sem encolher e sem a danificar.
Analise, atentamente, as características de cada peça e proceda de acordo com as suas particularidades. Como viu, só assim é possível garantir uma vida mais longa para a sua roupa.