Share the post "Leitão assado para a passagem de ano? Saiba onde encontrar"
Se antigamente o seu consumo era apenas associado a dias festivos e a uma zona do país, hoje há vários momentos e locais para comer leitão assado fora da Bairrada.
De Norte a Sul do país há diversos restaurantes para usufruir desta delícia gastronómica, que é um excelente embaixador do que de melhor se come em Portugal. E, para as alturas em que não apetece sair do sofá, por que não aproveitar para se deliciar com esta iguaria no conforto de sua casa?
Como é óbvio, ninguém contesta a “paternidade” da região da Bairrada no que ao leitão diz respeito. Mas a verdade é que este já se transformou num prato que galgou as fronteiras regionais, entrando no roteiro da gastronomia nacional.
Por isso é que um pouco por todo o país é possível comer leitão assado de grande qualidade, a maior parte da vezes com a designação “à bairrada” bem visível. Por todo o país, o leitão assado é uma iguaria a que muito pouca gente resiste.
7 locais para comer leitão assado fora da Bairrada
Monte dos Leitões (Guimarães)
Na cidade onde nasceu Portugal, também se come bom leitão, nomeadamente no Monte dos Leitões, onde este prato é preparado com todo o rigor que o tradicional método exige.
O leitão é proveniente de um fornecedor da Bairrada e depois assado em forno de lenha, tal como se quer.
O restaurante disponibiliza o serviço de take away para se deliciar com este repasto em sua casa.
- Morada: Travessa de São Mamede, 225, Monte Largo, Azurém, Guimarães
- Conhecer o restaurante
Manjar dos Leitões (Póvoa de Varzim)
Num prédio moderno, à beira da antiga estrada nacional 13 e com estacionamento à porta encontra-se o Manjar do Leitões. É este o local para comer leitão na Póvoa de Varzim.
“Os leitões são de bom tamanho, assam em fornos próprios com o tempero, o calor e o tempo adequados, ao almoço e ao jantar, e chegam à mesa com a pele estaladiça, a carne macia, o sabor delicioso, acompanhados com batatas fritas finas, também estaladiças, e salada”. É a promessa do espaço, que já nos criou água na boca.
Pode aproveitar para fazer a sua encomenda através do Instagram do restaurante ou através do site. Assim garante que há leitão disponível para satisfazer o seu apetite.
- Morada: Aldeamento Santana Rua 5 – Bl 1 P Nº 51, Póvoa de Varzim
- Conhecer o restaurante
O Zé Pacheco (Gondomar)
Situado em Baguim do Monte, bem perto do centro do Porto, “O Zé Pacheco” há mais de 30 anos que é uma referência nacional na confecção e venda para fora de leitão assado.
A aventura começou com a venda de leitões vivos pelas feiras a norte. Mais tarde, o fundador, José Gadelho Castro, decidiu arranjar um espaço para começar a confecionar a iguaria, naquela que foi uma ação considerada bastante inovadora. Hoje, é um dos espaços de referência na região do Grande Porto.
O restaurante disponibiliza esta verdadeira delícia para comer em casa. Quer em regime de take away – com desconto de 5% se fizer a encomenda online – quer para entrega em casa, em concelhos do Grande Porto.
- Morada: Rua D. António Castro Meireles, 897, Baguim do Monte, Gondomar
- Conhecer o restaurante
Rui dos Leitões (Coimbra)
Este restaurante é uma casa de aspeto tradicional com salas amplas, onde pode desfrutar de um excelente leitão da Bairrada, considerada a especialidade do local, assim como o Bacalhau à Casa, Costeleta de Novilho ou Bife à Casa.
Com o peso em vivo a oscilar entre os seis e os oito quilos e de tenra idade (entre um mês a mês e meio de idade), o leitão sai do leite materno para se transformar numa iguaria preparada para que possa desfrutar de grande sabor.
Os principais pratos que compõem a carta do Rui dos Leitões estão também disponível para take away, incluindo o famoso leitão, pois claro.
- Morada: Rua da Barraca – Fornos, 3020-923 Torre de Vilela
Dom Leitão (Lisboa)
O restaurante Dom Leitão bem pode regozijar-se com a qualidade do serviço que tem vindo a prestar, o que o torna num dos melhores espaços para comer leitão assado fora da Bairrada.
Para ajudar à fama, o restaurante também recebe algumas das melhores vozes do fado português, o que torna possível desfrutar no mesmo local de tantas coisas boas nacionais.
Leitão, batata frita ou assada e um bom vinho a acompanhar podem também ser encomendados para desfrutar em casa.
- Morada: Estádio do Casa Pia – Pina Manique, 1500-462 Lisboa
- Conhecer o restaurante
Antiquário dos Leitões (Loulé)
No Sul também é possível desfrutar de um delicioso leitão, mais propriamente em Loulé, onde se localiza o restaurante Antiquários dos Leitões.
O local possui uma ementa pequena, o que permite “garantir a qualidade dos cozinhados aqui preparados”.
Além do leitão, pode também comer bacalhau, bife e frango, acompanhados de uma grande variedade de vinhos de qualidade.
E o melhor de tudo? Seja em regime de take away, seja para entrega, sem precisar sequer de sair de casa. Melhor que isto, só mesmo quando estiver à mesa a saborear tão incrível repasto.
- Morada: Estrada Nacional 125, 8100-087 Loulé
- Conhecer o restaurante
Flor do Ave (Trofa)
Avelino Azevedo, apoiado pelos seus filhos Artur e Fernando, decide em 1983 fundar o Restaurante Flor do Ave na Trofa, com uma pequena sala de capacidade para 100 pessoas. Eram servidos os mais diversos pratos da cozinha tradicional portuguesa, destacando-se o muito apreciado “Bacalhau à Flor do Ave”.
Anos mais tarde sentem a necessidade de expandir a sua oferta e adicionam o leitão assado como nova especialidade. Estava lançada uma receita de sucesso, que se prolonga até aos dias de hoje.
Conta com 18 fornos de onde podem sair 70 leitões assados a cada duas horas. E um deles pode ir direitinho para sua casa. O serviço de entregas em casa do restaurante Flor do Ave está também disponível. Basta fazer a sua encomenda por telefone.
- Morada: Rua 16 de Maio, 2291/2307 – Bairros, S. Tiago de Bougado
- Conhecer o restaurante
Por que é o leitão da Bairrada tão popular?
Tudo começa pelo tipo de carne utilizada. Antes demais, é preciso ter em conta que o peso ideal do animal em vivo é entre 7 a 8kg e as raças de maior qualidade são Bísaro e Malhado de Alcobaça.
Depois segue-se o tempero, cuja tradição implica o uso de alho, sal pimenta, salsa, toucinho, banha de porco e folha de louro.
Depois de bem untado com a pasta preparada, introduz-se os temperos, que devem também ser introduzidos na barriga e nas restantes partes vazias do animal. Em seguida, cosem-se os rasgos e realizam-se umas picadas na pele e nas coxas para a pele ficar bem estaladiça enquanto assa.
No processo de cozedura, nada melhor do que utilizar um forno a lenha, de preferência aquecido também com cascas ou madeira de eucalipto ou vides, até à temperatura de 300ºC.
O leitão deverá assar lentamente durante cerca de 2 horas em espeto de louro, que deve ser rodado lentamente, para que asse de forma uniforme.
Durante o processo ainda se deve borrifar o leitão com vinho branco da Bairrada, para tornar a pele mais estaladiça e impedir que esta queime.
Quando cozinhado, o leitão da Bairrada deve ser consumido quente ou morno para que os seus aromas fiquem mais intensos.
Mas o empratamento também é algo bem tradicional e o que confere a fama a esta refeição. O leitão deve ser servido com a pele virada para cima, sem sobrepor a carne e acompanhado de rodelas de laranja.
A preparação do processo do leitão da Bairrada é complexa, mas que resulta num prato final cheio de sabor e história.