Dificilmente haverá outra beleza natural no mundo comparável com os fascinantes Lençóis Maranhenses, situado no litoral oriental do Maranhão, Nordeste brasileiro, e que envolve os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas – sendo este último o principal ponto de entrada para este local incrível.
Conheça os Lençóis Maranhenses
Os Lençóis Maranhenses são um verdadeiro paraíso, um dos principais destinos turísticos daquela região brasileira e integra o Parque Nacional, criado em 1981, com uma área total de 156,5 mil hectares.
Mas, afinal, o que distingue e torna os Lençóis Maranhenses num local tão especial? A resposta é simples: a existência de dunas formadas pela força dos ventos, que criam uma paisagem única e alteram constantemente o seu formato.
E, pelo meio deste quase deserto gigante, encontramos lagoas formadas pela acumulação de água das chuvas do primeiro semestre de cada ano. Quando julho chega, as dunas transformam-se em piscinas naturais, com água doce e limpa, transparente e quente.
Um cenário que se prolonga até meados de outubro, proporcionando uma experiência única e relaxante para quem fez a viagem.
Esta é uma viagem que pode ser um pouco atribulada, já que, para chegar ao parque, os visitantes apenas conseguirão fazê-lo de Jeep -um dos únicos veículos capazes de lidar com o terreno acidentado.
Além disso, a direção do Parque Natural recomenda fazer a viagem apenas com um guia experiente – pois, dada a dimensão dos Lençóis Maranhenses, é muito fácil perder-se.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um lugar que permite o contato direto com uma natureza original e quente, por isso, leve apenas roupas leves e confortáveis, bem como protetor solar, chapéu, óculos de sol e repelente, já que com a formação das lagoas, também aparecem muitos animais para usufruir deste espetáculo natural, provenientes de outros rios conectados às lagoas.
Apesar do grande destaque das lagoas dos Lençóis Maranhenses, aqui também é possível também fazer passeios para praias e rios, bem como praticar kitesurfe.
E, para repousar, há uma grande variedade de hotéis e pousadas, restaurantes e comércio bem desenvolvido na região, quer na cidade mais próxima, Barreirinhas, quer noutras com melhores infraestruturas, em Atins e Santo Amaro.
Já está a pensar na viagem?
Veja também:
- Saiba quais foram as cidades mais baratas para viajar em 2017
- 11 essenciais de viagem que pode encontrar no supermercado
- 10 escapadinhas românticas para momentos inesquecíveis a dois
- De norte a sul: roteiros para um fim-de-semana sem rede
- 4 dicas para aproveitar o máximo da sua viagem de acordo com a ciência
- O top 10 dos destinos de férias mais caros do mundo