Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
04 Jun, 2023 - 22:53

Será que pode limpar o bolor dos alimentos?

Catarina Milheiro

Por vezes é apenas uma maçã, uma parte do queijo ou a ponta do pão… Mas será que devemos limpar o bolor dos alimentos?

São várias as pessoas que optam por retirar aquela parte com bolor de um alimento e aproveitar o que sobra dele – certo? No entanto, será que se deve limpar o bolor dos alimentos e comer o resto?

É extremamente importante percebermos se este tipo de hábito é ou não prejudicial à saúde. Além disto, pode ser relevante ainda entender se todos os alimentos que ganham bolor podem ser consumidos quando a parte afetada é retirada.

Falamos nisto porque a contaminação de alimentos com fungos leva a uma produção de micotoxinas – que são substâncias químicas tóxicas que podem provocar alguns problemas.

Fique connosco e saiba tudo sobre a limpeza do bolor dos alimentos e a sua ingestão.

Limpar bolor dos alimentos e ingerir o que sobra: sim ou não?

Antes de mais é importante percebermos que o bolor é um aglomerado constituído por fungos que se desenvolve na matéria orgânica em decomposição. Por isso mesmo, quando o identificamos em algum alimento devemos ter cuidados redobrados.

Uma das questões mais comuns entre a sociedade, principalmente por quem faz um esforço para reduzir o desperdício, é precisamente esta: “devo ou não limpar o bolor dos alimentos e ingerir a outra parte?”.

De facto, quando presente nos alimentos o bolor pode ser bastante perigoso para a saúde (devido à sua toxicidade, conforme explicamos anteriormente). Por isso, recomenda-se que descarte qualquer tipo de alimento que tenha bolor em vez de o tentar limpar.

Além disto, saiba que o bolor pode ter uma espécie de “raízes” que se estendem para além da superfície que está visível – algo que o torna difícil de remover por completo.

Ou seja, sempre que tiver uma peça de fruta, queijo ou até pão com bolor, o comportamento mais aconselhado a ter é deitar o alimento no lixo.

Qual o tipo de ambiente perfeito para proliferar?

Normalmente o bolor desenvolve-se em ambientes quentes e húmidos. Assim, o ideal será colocar sempre que possível os alimentos no frigorífico a fim de os preservar por mais tempo e evitar a proliferação dos fungos.

Pode estar presente em alimentos como o pão, iogurtes, frutos, queijos, nozes e frutas secas até.

E aos queijos vendidos com bolor são seguros para consumo?

Como sabemos, existem queijos que estão repletos de bolor e são vendidos até a preços mais caros – quase como uma especialidade. Na verdade, esse tipo de bolor é aquele que não irá interferir com a sua saúde e, por isso, pode ser livremente consumido.

Queijos como o Roquefort, Stilton, Gorganzola ou Camembert possuem normalmente bolor.

Dois tipos de alimentos com bolor que pode aproveitar

Se tiver um destes alimentos com bolor em casa, saiba que poderá limpá-los e aproveitar:

  • queijo duro – o ideal é cortar pelo menos cerca de 2.5 cm ao redor do local;
  • salame seco e presuntos curados – retirando sempre o bolor que está na superfície.

Importa ainda referir que depois de cortar as partes com bolor, não deve reutilizar a faca. Em vez disso, opte por lavar bem e só depois voltar a cortar a parte do alimento que não foi contaminada à partida.

O que fazer aos alimentos com bolor

1.

Se o alimento estiver totalmente coberto, deite-o ao lixo

O ideal é descartar o alimento, mesmo que tenha apenas uma zona com bolor. Ainda assim, há pessoas que não o conseguem fazer por motivos maiores e, nesses casos, recomenda-se a verificação cuidadosa do alimento para garantir que a maior parte do fungo desapareceu.

2.

Limpe o local onde estava o alimento com bolor

Por exemplo: imagine que tinha uma maçã com bolor na porta do frigorífico. O recomendado é limpar bem essa zona em que o alimento estava armazenado para que se consiga evitar a propagação do bolor.

Para o efeito, pode utilizar água quente com detergente neutro e passar um pano nas portas, prateleiras e gavetas do frigorífico ou recipientes para armazenamento.

3.

Observe atentamente os outros alimentos

Depois de limpar todas as áreas em que o alimento com bolor esteve em contacto, é aconselhável verificar outros alimentos próximos. Desta forma, garante que mais nenhum ficou contaminado.

Numa gaveta do frigorífico, por exemplo, esta situação acontece várias vezes. Por isso, o ideal é organizar tudo e observar com atenção pelos sinais de bolor.

4.

Armazene os alimentos no local correto

Para evitar que o bolor apareça nos alimentos lá de casa o mais indicado é certificar-se de os armazenar adequadamente. O que significa que, sempre que se aplicar, deve colocar os alimentos no frigorífico, dentro de recipientes herméticos. Além disto, evite o desperdício e consuma tudo o que comprou ainda dentro do prazo de validade.

Veja também