Há vários dispositivos eletrónicos que usamos diariamente que possuem uma cache para facilitar a utilização dos mesmos. Mas será que vale mesmo a pena ter a cache cheia para proporcionar uma melhor experiência ao utilizador? E quando é que se deve limpar cache? Saiba tudo neste artigo.
Porquê e como limpar cache
O que é a cache
A cache, de uma forma muito simples, é um depósito temporário de memória que pode ser acedido a qualquer altura para agilizar a experiência do utilizador.
Imagine que o utilizador já visitou, por exemplo, uma página web cuja imagem de fundo pode ser rosa, amarela e vermelha. Na primeira visita, o utilizador define que a cor que pretende ver na página é a vermelha e essa informação é guardada em cache para que o utilizador não seja obrigado a definir essa opção novamente quando regressa a essa mesma página.
O mesmo acontece com qualquer aplicação existente nos smartphones. A cache permite guardar certas preferências do utilizador para que a utilização do smartphone e das apps seja mais satisfatória e rápida.
Porque se deve limpar cache
Não se pode dizer que é obrigatório limpar a cache de um dispositivo, mas pode ser bastante útil quando este começa a ficar demasiado lento.
Ao longo da vida do smartphone, o utilizador vai instalando umas apps e eliminando outras. O problema? Quando uma app é eliminada, a cache retém as informações dessa mesma app. Ao fim de algum tempo, a cache acaba por guardar informações que não são precisas – tornando-se, obviamente, útil e necessário limpar a cache. O mesmo acontece no caso dos computadores pessoais.
Quando se deve limpar cache
É difícil definir um prazo para que seja feita uma limpeza à cache de um dispositivo, até porque uma utilização exaustiva de um smartphone, de um computador ou de um tablet exige uma maior preocupação com a cache e com a memória disponível.
Assim, pode dizer-se que uma cache deve ser limpa de dois em dois meses para utilizadores intensivos, ou de seis em seis meses, para utilizadores comuns.
Como limpar cache
Nos smartphones é necessário aceder às “Definições” dos mesmos e procurar pela opção que permite explorar a memória do dispositivo. Nessa opção irá aparecer a possibilidade de limpar a cache. Outra boa solução passa pela utilização da app Clean Master para poder libertar alguma da memória do dispositivo.
Felizmente para muitos utilizadores, a Clean Master também existe para o computador e permite limpar grande parte do lixo que o dispositivo acumula, nomeadamente no que diz respeito à memória que o navegador utiliza. Ver app >>