Se o seu automóvel é o seu “mais que tudo”, este artigo é para si. Quer limpar o carro como um autêntico profissional e deixar o veículo imaculado e como novo? Basta seguir as nossas dicas.
Com os compromissos profissionais a ocuparem uma boa parte do dia-a-dia e da semana, limpar o carro acaba muitas vezes no esquecimento. No entanto, a falta de cuidados pode causar danos no seu automóvel.
Uma limpeza semanal profunda vai ajudá-lo a evitar alguns dados e a prolongar a vida do seu automóvel. Não precisa de gastar muito tempo e vai ver que o resultado final vai deixá-lo totalmente orgulhoso.
As nossas dicas são simples e eficazes. Se quer limpar o carro de forma eficaz e contribuir para o seu bom estado de conservação, basta garantir que tem consigo os seguintes produtos:
- Detergente líquido apropriado;
- Mangueira ou balde com água;
- Pano de microfibras;
- Esponja ou pano macio;
- Produto para limpar os vidros;
Está preparado? É tempo de colocar mãos à obra e de deixar o seu carro como novo.
Limpar o carro no exterior e interior
Limpar o exterior
1. Comece por molhar todo o carro (com o balde ou mangueira) e, de seguida, enxague a esponja na mistura da água com o detergente líquido para a limpeza do carro. Passe vigorosamente por todo o veículo.
2. Não se esqueça das rodas. Enxague as jantes e utilize um novo pano para retirar a sujidade.
3. Volte a passar o carro por água: comece sempre pelo tejadilho e termine nas rodas.
4. De seguida, seque o carro com um pano de microfibras, de forma a evitar manchas ou outro tipo de resíduos.
5. Não se esqueça de limpar os vidros: utilize o detergente próprio para o efeito e um novo pano de microfibras. Garanta que as manchas são eliminadas e que não ficam vestígios de gordura que possam dificultar a visão.
Limpar o interior
1. Retire todos os tapetes e aspire-os ou lave-os. Os tapetes de borracha podem ser lavados com uma mangueira, água e sabão. Se necessário, use uma esponja, juntamente com a pressão da água, para esfregar com sabão e tirar as manchas de sujidade mais entranhadas. Evite usar produtos químicos em excesso, pois podem danificar a borracha. Os tapetes de carpete devem ser limpos com um aspirador e uma escova húmida.
2. Ainda com o aspirador, passe por todo o compartimento interior para garantir que retira todos os grãos de sujidade. Pode também passar o aspirador nos bancos, se for necessário.
3. Nos bancos e estofos de tecido, utilize um pano húmido (limpo) e um produto de limpeza próprio. A utilização de água é desaconselhável, pois o tecido absorve muito rapidamente a água, entranhando-se na espuma, tornando a secagem um processo muito longo. Nos bancos e estofos de couro, a limpeza é mais fácil. Utiliza-se um pano seco e macio (além de limpo) ou, se preferir, um pano macio e húmido com sabão neutro, sobre os bancos.
4. O painel de instrumentos, volante e porta-luvas devem ser limpos com um pano de microfibras e produto próprio que evite o desgaste dos materiais. Para o interior do veículo não é aconselhável a limpeza com água.
5. No interior, os vidros devem ser limpos de forma distinta do exterior. Nos vidros internos, a principal preocupação deve ser a de retirar os resíduos de gordura, suor e até da química dos tecidos do carro. Para isso, recorra a produtos adequados para essa finalidade, aplicados num pano limpo.
Estas são as melhores dicas para limpar o carro. Se seguir este plano, garantimos que o seu carro estará sempre impecável.
Não precisa de muito tempo ou de produtos muito caros. Caso seja possível, peça ajuda aos restantes elementos familiares e torne a tarefa bem mais divertida. O resultado final vai deixar toda a gente satisfeita.