A linha de montagem de automóveis incorpora uma série de fases. Em Portugal, a indústria de produção ligada ao ramo automóvel desdobra-se em segmentos distintos, que funcionam de forma autónoma: a produção do chassis, por exemplo, e a produção de componentes e acessórios. No entanto, todos estes elementos se juntam na chamada linha de montagem de automóveis.
Atualmente, o principal desafio traduz-se na concepção de fábricas que minimizem o impacto da sua atuação. A Toyota, por exemplo, aposta num “sistema de produção que está mergulhado na filosofia de eliminar completamente todos os resíduos, que advêm do ciclo de vida da produção de um produto”, neste caso específico, um automóvel.
A eliminação de stocks, por exemplo, e a produção de veículos apenas por encomenda, são estratégias seguidas pela empresa.
Linha de montagem de automóveis: principais fases
Numa linha de montagem de automóveis há uma série de fases, genericamente separadas na construção do corpo do veículo, a pintura e a montagem. Neste longo processo participam tanto meios robóticos como humanos.
1. Corte de chapas
Produção das peças que constituem o veículo, através de prensas que recortam as chapas.
2. Montagem da carroçaria
Nesta fase, procede-se à acoplagem das várias partes do veículo e a sua soldagem, trabalho essencialmente realizado por robots.
3. Acabamentos
Após a montagem e verificação da carroçaria, o veículo passa por uma fase de acabamentos, com o objectivo de localizar e corrigir pequenas imperfeições. A abertura de portas, mala e capot são testadas, assim como todas as junções.
4. Pintura
Já com a carroçaria verificada e completamente montada, o automóvel segue para a pintura, processo que passa por várias fases, desde o pré-tratamento à pintura final, dando-se por concluído após a aplicação do verniz responsável pelo brilho.
5. Conclusão das portas
As portas são retiradas, para que sejam colocados os vidros, puxadores, revestimento interior e instalação elétrica. Durante este processo, no interior da carroçaria são instalados elementos de grande dimensão, tais como os assentos, acabamento de tecto e painéis de instrumentos. Após este processo, as portas são novamente acopladas.
6. Teste e montagem do motor
O motor é testado de forma independente, sendo seguidamente montado no veículo, assim como o sistema de ar condicionado.
7. Conclusão do interior do habitáculo e restantes componentes
Paralelamente, é realizada a conclusão do habitáculo do automóvel, nomeadamente a colocação de para-brisas e restantes painéis e outros componentes em falta. O motor, sistema de transmissão e sistemas de escape são posicionados e acoplados finalmente à carroçaria.
8. Teste final
Após a montagem das rodas, o veículo está pronto para os testes finais, eléctricos e mecânicos, saindo da linha de montagem de automóveis.
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