Share the post "Líquido anticongelante no carro? Tudo o que precisa de saber"
Quando o tempo arrefece, é uma boa altura para pensar na melhor maneira de manter o seu motor totalmente funcional. Assim, surge a questão: será que o líquido anticongelante é a melhor forma de manter o motor saudável durante o inverno? E o que acontece se usar este líquido refrigerante no verão?
Durante o inverno é essencial termos alguns cuidados redobrados com o carro. Desde os pneus, ao óleo, às luzes e aos limpa-vidros ou até mesmo à bateria. Todos estes itens devem ser verificados para garantir que o seu carro sobrevive às temperaturas baixas que se fazem sentir um pouco por todo o país nos meses mais frios.
Por vezes, o frio do inverno é tanto que acabamos por nos esquecer de tarefas de manutenção essenciais, como verificar os níveis de líquido de refrigeração. Nestes meses com temperaturas mais baixas, onde um maior esforço é exigido ao motor, esta falha pode fazer com que a vida do motor sofra.
Para precaver o seu motor pode utilizar um líquido anticongelante de boa qualidade. Esta é uma ação extremamente importante, sobretudo quando as temperaturas descem abaixo dos 0 graus.
Mas afinal, o que é o líquido anticongelante? Como funciona? Quais as vantagens de usar este líquido? Tenho que o substituir? Conheça todas as respostas a estas perguntas.
O que é o líquido anticongelante?
O líquido anticongelante é um líquido sintético que pode ser misturado com água ou outro líquido de refrigeração para encher o depósito do sistema de arrefecimento do motor do carro.
Como o nome sugere, previne que qualquer líquido responsável por manter a temperatura do seu carro nos níveis ideias congele a baixas temperaturas, nomeadamente quando estas atingem números negativos.
O líquido anticongelante tem ainda algumas propriedades que previnem que o motor que acumule ferrugem no interior do sistema de refrigeração e que os metais acabem por se corroer com o frio.
Como funciona o líquido anticongelante?
O sistema de arrefecimento do carro é um ciclo fechado onde o líquido anticongelante é bombeado através de pequenos “canais” para o bloco do motor e para os cilindros. Assim, faz com que a o metal perca parte da sua temperatura causada pela fricção e combustão da gasolina ou gasóleo.
Depois de completar este ciclo, o líquido anticongelante chega até ao radiador a uma alta temperatura onde é arrefecido para fazer um novo ciclo e arrefecer novamente os componentes móveis do motor.
Um termóstato controla o fluxo e a temperatura do líquido que é enviado para o motor para que este tenha sempre uma temperatura ótima de funcionamento, que é em torno de 90º.
Vantagens de usar líquido anticongelante
Existem várias vantagens em usar líquido anticongelante. Por exemplo, este líquido fará com que o circuito de refrigeração faça sempre o motor trabalhar à temperatura ideal, o que privilegia um melhor desempenho.
Em detrimento da água, que uma vez que o motor atinge temperaturas maiores entra em ponto de ebulição, começa a evaporar e deixa de ser eficaz, o líquido anticongelante tem um ponto de ebulição maior. Desta forma, mantém a sua performance durante mais tempo e sob maiores cargas de trabalho.
O objetivo deste líquido é também manter-se no mesmo estado, independentemente do rigor da temperatura, por forma a poder desempenhar o seu trabalho. Assim, quanto mais baixo (sendo que negativo será mais alto) for o valor da temperatura indicada, melhor será o líquido, pois é mais resistente.
Quando devo substituir este líquido?
Antes de prosseguirmos, é importante que siga sempre os conselhos dados pelo fabricante do seu carro sobre estas questões.
Ainda assim, por norma, o líquido anticongelante deve ser mudado pelo menos a cada dois anos ou a cada 30.000 km. Com o avanço da tecnologias, é provável que este líquido seja eficaz durante 5 anos, mas o melhor mesmo é não arriscar. Para além disso, sabemos como as reparações são caras, por isso o melhor é prevenir, em vez de remediar.
Tenha em atenção que usar um líquido anticongelante não significa que o seu carro jamais poderá sobreaquecer.
Deve estar sempre atento ao manómetro da temperatura do motor, e se por ventura notar que a temperatura sobe frequentemente acima dos 90º, deve visitar com a maior urgência o seu mecânico pois é possível que tenha alguma falha no sistema de arrefecimento.