Os noivos estão cada vez mais exigentes e pragmáticos. Por isso, optam frequentemente por fazer uma lista de casamento, para não terem de trocar presentes repetidos e muito menos ter de lidar com presentes indesejáveis. E como existe a Internet, tudo se torna mais fácil. Quer saber porquê?
10 motivos para fazer a sua lista de casamento online
1. É uma opção cómoda
Está tudo ao alcance de um clique. Nem os noivos precisam de sair do sofá para escolherem o que querem receber no dia do casamento, nem os convidados para comprarem o presente perfeito.
É a melhor solução para estes ponderarem, decidirem e acertarem no presente de casamento de uma forma simples, rápida e prática. Para os noivos que possuem familiares noutras cidades ou no estrangeiro, esta opção é ainda mais importante, pois evita deslocações difíceis e até permite uma maior facilidade de consulta, pois é possível escolher o idioma com o qual se sentem mais à vontade.
Finalmente, ao fazerem uma lista de casamento online, evita-se assim que os convidados tenham de ir carregados com os presentes no dia do casamento, pois é tudo entregue diretamente aos noivos.
2. Evita presentes repetidos
Antes das listas de casamento se tornarem mais usuais, os noivos recebiam muitas vezes 3 ou 4 serviços de café ou chá, duas torradeiras ou 3 terrinas de sopa, entre tantas outras coisas repetidas.
E o que é que acontecia? Com o trabalho de os ir trocar, somado às vicissitudes do início da vida a dois, os itens repetidos acabavam por ficar lá por casa ou eram oferecidos a amigos. Com uma lista de casamento online, a probabilidade de isso acontecer desce consideravelmente, já que cada presente comprado fica assinalado.
3. Evita presentes indesejados
Antigamente, os noivos contentavam-se com o que lhes davam. Ficavam felizes com um simples despertador ou um conjunto de toalhas, porque tudo “dava jeito”. Hoje, já não é assim. Até porque muitas vezes os casais já têm a sua própria casa antes de casar, e nalguns casos já moram juntos. Por isso, alguns itens de utilidade doméstica até podem já não ser essenciais.
Assim, a lista de casamento online é uma excelente opção para os casais informarem os convidados em relação aos presentes que gostariam de ter e aquilo que realmente necessitam, evitando receber coisas que não vão usar ou que já têm.
Para além disso, os noivos conseguem evitar receber aqueles presentes indesejáveis que acabam solitários no fundo da arrecadação para o resto dos seus dias. Com a lista de casamento, os noivos podem escolher itens que se enquadrem no seu gosto.
Sobretudo com uma lista de casamento online, porque – aqui entre nós – uma lista de casamento numa loja física também pode não ser capaz de os livrar dos presentes que os noivos abominam, quer porque a tia Florinda quer mesmo oferecer aquela toalha de mesa que nada tem a ver com o vosso estilo – mas que a loja também vende! – ou porque a prima Joaquina não encontra nada que realmente quisesse oferecer na lista que os noivos disponibilizaram.
4. É uma opção elegante
Dar o número da conta para que os convidados ofereçam dinheiro não é a opção mais elegante, assim como não será elegante os convidados darem o dinheiro em envelopes. Noutros países esta prática é, inclusivamente, impensável. Também aqui a lista de casamento online é a solução certa, pois permite que os noivos não se sintam constrangidos em pedir aquilo que realmente querem e lhes faz falta. Sobretudo se for, então, um item mais caro.
Em relação a pedir dinheiro, as listas de casamento online permitem também que escolham presentes virtuais, que depois são convertidos em dinheiro. O que nos leva à vantagem seguinte.
5. É uma opção prática
Fazer uma lista de casamento tradicional pode não ser a melhor opção para quem já tem casa equipada, mas fazer uma lista de casamento online em que os noivos recebem o dinheiro dos presentes já parece uma boa ideia, certo? É o caso da lista de casamento da Zankyou, livre de afiliações com lojas físicas, onde os noivos irão receber o dinheiro na conta bancária, que poderão gastar onde bem entenderem!
Ao receberem os presentes em dinheiro, os noivos podem direcionar o valor para o que for mais importante no momento, isto é, podem dizer adeus às prendas inúteis e fazer o que quiserem, quando quiserem!
6. Permite adquirir itens que nunca foram prioritários
Está a ver aquela torradeira de design exclusivo que ficaria a matar na sua cozinha, mas que não é, de todo, uma prioridade e, possivelmente, nunca irá ser? Uma lista de casamento também pode ajudar nesta situação. Como o número de convidados costuma ser maior do que os presentes essenciais, isso dá aos noivos espaço para colocarem na lista uma série de coisas que nunca viriam a adquirir se não fosse desta forma.
7. Os noivos sabem da compra em tempo real
Com as listas de casamento online, os noivos ficam logo a saber que presente foi comprado, pois geralmente recebem um e-mail de aviso notificar a compra e já com prazo de entrega do produto.
8. Permite os agradecimentos
Se gosta da ideia de receber um cartão personalizado a acompanhar o presente, saiba que isso também é possível nas listas de casamento online. Com efeito, na maioria delas é possível deixar mensagens e comentários, aos quais podem responder para enviar um agradecimento.
9. É uma opção personalizável
Adicionar presentes é bom, mas mostrá-los bem ainda é melhor. Uma lista de casamento online poderá ser como os convites, como a decoração, como a escolha do espaço: um reflexo do seu casamento. Por isso, é possível cuidar da apresentação da sua lista: integrá-la com um fundo de acordo com o projeto do convite ou representando um local que seja emblemático para os noivos ou para o casamento (local de receção, lua de mel, por exemplo), personalizar cores, fontes, etc.
10. Permite dividir os presentes entre os convidados
Alguns sites permitem que os convidados dividam o valor do presente na lista de casamento online. Por exemplo, um paga 50% e outro paga o restante; ou o valor é dividido em várias parcelas mais pequenas. Isto abre a possibilidade de os casais receberem presentes mais caros, que seriam impossíveis caso os convidados os tivessem que pagar sozinhos.
Por exemplo, relativamente à lua-de-mel, se os noivos precisarem de ajuda para fazerem “A” viagem das suas vidas, podem adicionar esta opção e dividir a viagem em diferentes etapas – o voo de chegada, o hotel, o jantar, uma visita e tudo o que vos ocorra.
No caso da lista de casamento da Zankyou, as etapas aparecerão num mapa para que os convidados saibam todos os detalhes. Além do mais, como o que os noivos recebem é o dinheiro sempre terão uma parte extra para gastar no que apetecer.
Algumas dicas importantes para fazer a lista de casamento online
- Escolha presentes de preços variados, pois todos os convidados devem sentir-se confortáveis e não entrar em pânico ao verem os preços exibidos. Faça, por exemplo, uma mistura de presentes a pagar por unidade (pratos, copos, etc.), presentes a pagar por parcelas (cada um pode oferecer a quantidade que quiser até alcançar o total) e contribuição livre (receber doações ilimitadas, também muito útil para os presentes que são muito populares).
- Opte também pela variedade: crie as etapas da lua-de-mel para os amigos e as gerações mais jovens e escolham móveis e eletrodomésticos para os convidados mais tradicionais, etc.
- Pode colocar o link da lista de casamento num cartão, juntamente com o convite. Pode parecer indelicado, mas na verdade as pessoas até agradecem, pois assim sabem exatamente o que vos dar de presente.
- Anuncie a sua lista de casamento com mais ou menos a mesma antecedência dos convites, isto é, entre 3 a 4 meses antes do casamento. Isto dará tempo para que os convidados escolham tranquilamente o presente.
- Coloque-se no lugar dos convidados e assim será mais fácil conseguir fazer a lista de casamento perfeita!