Não é fácil elaborar uma lista com os livros mais vendidos no mundo, por vários motivos: raramente é possível apresentar um valor exato para o número de exemplares vendidos, muitos livros tiveram centenas de edições em múltiplos formatos e foram traduzidos para dezenas ou centenas de línguas, entre outros fatores que dificultam a contagem.
No entanto, selecionamos cinco textos (ou, em alguns casos, conjuntos de textos) que se encontram entre os livros mais vendidos no mundo, todos com vendas superiores a 150 milhões de exemplares.
5 livros mais vendidos no mundo
1. Textos religiosos
A Bíblia (Cristianismo), o Alcorão (Islamismo) ou a Torá (Judaísmo) são frequentemente apresentados como os livros mais vendidos no mundo. Estes textos, de valor sagrado e de importante valor sociocultural para a história da humanidade, foram amplamente traduzidos e divulgados ao longo de séculos.
Estima-se que as vendas da Bíblia sejam superiores a 5 mil milhões de exemplares. Em 2016, foi publicado o primeiro volume (numa série de seis) de uma nova e completa tradução da Bíblia grega, da autoria de Frederico Lourenço, disponível pela primeira vez na Língua Portuguesa.
2. Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes (1.ª edição em 1605)
É considerada por muitos a melhor obra de ficção de sempre. Com vendas superiores a 500 milhões de exemplares, descreve as aventuras de Dom Quixote e do seu fiel escudeiro, Sancho Pança — personagens que representam valores distintos e que conquistaram a imaginação de leitores em todo o mundo.
3. Harry Potter, de J. K. Rowling (1º volume da série publicado em 1997)
Os sete volumes que compõem a série Harry Potter já venderam, aproximadamente, 450 milhões de exemplares em todo o mundo. A história de um feiticeiro órfão, também adaptada para o cinema, combina elementos de fantasia, mistério, romance e aventura.
Tem sido um verdadeiro sucesso comercial, juntamente com críticas muito positivas, alcançando enorme popularidade em públicos de todas as idades e colhendo simultaneamente o interesse académico.
4. Astérix, de Albert Uderzo e René Goscinny (1.º volume da série publicado em 1959)
Com vendas superiores a 325 milhões de cópias, as histórias de Astérix e Obélix estão entre as bandas desenhadas mais famosas do mundo. Uma aldeia na Gália, uma poção mágica, um druida, um ditador romano e umas quantas legiões estão entre os ingredientes essenciais no humor desta série, também adaptada várias vezes ao cinema.
5. O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien (1ª edição em 1954)
Os volumes que compõe a trilogia O Senhor dos Anéis foram originalmente publicados entre 1954 e 1955 e já venderam mais de 150 milhões de exemplares. Os livros descrevem os acontecimentos à volta de um anel mágico, forjado por Sauron, e de uma irmandade composta por nove companheiros (em particular Frodo, o portador do anel).
Igualmente adaptados ao cinema, os três livros (A irmandade do anel, As duas torres e O regresso do rei) estão entre as obras de fantasia mais famosas e vendidas em todo o mundo.
Veja também: