Num bom livro pode estar a chave para o seu sucesso. Não estamos a dizer que vai dar de caras com uma fórmula mágica ou um “segredo” para se tornar bem-sucedido de um dia para o outro. Falamos antes de livros que o vão tornar mais inteligente e o vão ajudar a ver o mundo (seja em termos pessoais ou profissionais) com outros olhos e, acima de tudo, a tomar decisões mais ponderadas e acertadas de acordo com os seus objetivos e metas. Conheça uma lista de cinco livros que vai – certamente – querer ter por perto e, preferencialmente, ler.
5 Livros que não pode deixar de ler
1. “O Príncipe” (Nicolau Maquiavel)
Trata-se de um dos maiores clássicos da filosofia de todos os tempos. O livro, ainda que tenha sido escrito em 1513 (e publicado apenas em 1532), retrata fielmente aquilo que ainda hoje é a ciência política moderna. Um livro que não pode deixar de ler.
2. “A Arte da Guerra” (Sun Tzu)
Outro clássico, outra obra a não perder. “A Arte da Guerra” é um tratado militar escrito por Sun Tzu, que aborda ao longo de 13 capítulos os mais diferentes aspetos da guerra e permite estabelecer um paralelismo entre a guerra o mundo dos negócios atual. Acredite que são muitas as lições que pode tirar das páginas deste livro.
3. “Work Rules!” (Laszlo Bock)
Disponível em inglês, este livro aborda o percurso de Laszlo Bock desde a época em que assumiu um cargo de gestão na Google, em 2006, e todo o percurso da gigante tecnológica até se tornar o negócio global que hoje é. Neste livro, Laszlo Bock conduz os leitores através dos “bastidores” das estratégias de gestão que catapultaram a Google para a posição que hoje ocupa no mercado. Um bom livro para quem pretende desenvolver um negócio próprio, por exemplo.
4. “The Career Playbook” (James M. Citrin)
Também em inglês, este livro é aconselhável não só para quem está prestes a lançar-se no mercado de trabalho (recém-graduados, por exemplo), mas também para profissionais mais maduros que procuram algumas orientações de carreira. Este livro vai torná-lo mais versado em conceitos e estratégias de networking, entrevistas ou negociação, por exemplo.
5. “Triggers” (Marshall Goldsmith e Mark Reiter)
Se procura desenvolver as suas competências de analíticas este livro é para si. O livro baseia-se na experiência de Marshall Goldsmith nas empresas por onde passou, como a farmacêutica Pfizer ou a cadeia de lojas Target, e vai ajudá-lo a tornar-se mais inteligente na medida em que o vai ajudar a analisar o seu negócio ou trabalho e perceber o que está ou não a funcionar para si e para a sua equipa e quais o hábitos ou procedimentos que pode implementar para otimizar a sua eficiência e produtividade.
Pronto para pôr a leitura em dia?
Veja também: