Bill Gates tem um agenda planeada e organizada praticamente ao minuto; afinal de contas ele gere um império multi-milionário. Mas se pensa que com isto ele deixa a leitura para trás, engane-se: na verdade, Gates lê cerca de um livro por semana. Agora nunca mais pode utilizar o tempo como desculpa e, já agora, veja alguns dos livros que este empresário de referência recomenda como sendo totalmente obrigatórios.
5 livros recomendados por Bill Gates que não deve deixar de ler
Making the Modern World: Materials and Dematerialization:Vaclav Smil
Vaclav Smil é o autor preferido de sempre de Bill. Professor ciências ambientais, escreve histórias sobre temas como energia e inovação e, acima de tudo, põe o empresário a pensar. “Pode parecer mundano, mas a questão dos materiais – o quanto usamos e o quanto precisamos – é fundamental para ajudar as pessoas mais pobres do mundo a melhorar suas vidas”, refere Gates. Este livro é apenas mais um exemplo de pensar no mundo e seus bens materiais.
The Sixth Extinction: An Unnatural History: Elizabeth Kolbert
Se pensarmos bem, é bem verdade que muitas vezes nos esquecemos que o que vivemos no presente vai passar a fazer parte da história mundial no futuro. E é esta premissa que Elizabeth Kolbert tenta corrigir neste livro recomendado por Bill Gates. O que fazemos hoje ecoa para a eternidade, já diz a famosa citação, e hoje em dia o ser humano está a levar a cabo uma série de mudanças que vão ecoar de forma bem incisiva (e por vezes não muito positiva), sendo necessário analisar estas questões.
Stress Test: Reflections on Financial Crises: Timothy Geithner
Este livro de Geithner é um dos que Bill Gates recomenda uma vez que encontra aqui muitos pontos de contacto com a sua própria vida. Enquanto que o empreendedor ficou no centro de um sistema extremamente complexo enquanto CEO da Microsoft, Timothy Geithner esteve na mesma posição, mas enquanto secretário do Tesouro dos E.U.A., com a agravante de ter visto toda a estrutura cair em seu redor durante a crise financeira, fazendo um retrato desses tempos na sua obra.
The Man Who Fed the World: Leon Hesser
Se pensa que Bill Gates consegue encontrar-se com qualquer pessoa no mundo, engana-se…apesar de querer muito, ainda não conseguiu sequer almoçar com Norman Borlaug, personalidade de quem fala autor de um dos livros recomendados por Gates, Leon Hesser. E porquê tanta vontade de estar com este senhor? A verdade é que este biólogo tem uma vertente humanitária inigualável e já salvou uma boa fatia da humanidade de morrer à fome. Gates afirma mesmo que Bourlaug já terá salvo mais vidas do que qualquer outra personagem da história.
Business Adventures: Twelve Classic Tales from the World of Wall Street: John Brooks
Foi em 1991 que Gates perguntou a Warren Buffett qual o seu livro favorito. Em resposta, Buffett enviou ao fundador da Microsoft a sua cópia pessoal do livro Business Adventures de John Brooks. E a verdade é que apesar das histórias terem já mais de meio século, elas continuam a ser das favoritas de Gates, até porque o empresário considera que os princípios para construir um negócio vencedor permanecem constantes.
Veja também: