Com sede na cidade de Vila Baleira, Porto Santo tem apenas uma área de 42,48 km² e é habitada por cerca de 5.500 pessoas. Mas apesar de ser uma região pequena, mostramos-lhe 5 locais imperdíveis em Porto Santo, para descobrir já nestas férias de verão, por exemplo.
Esta ilha evidencia-se pela extensa praia de areia dourada e fina, com cerca de nove quilómetros, que contorna todo o litoral sul da ilha, entre o porto e a Calheta. Aqui, o sossego é rei e senhor e a região emana um encanto contagiante que não deixa ninguém indiferente.
A água do mar parece temperada na perfeição – esqueça os mergulhos em água gelada, a pele arrepiada e os dentes a bater de frio. Tudo aqui se conjuga na perfeição, para proporcionar, a cada turista, umas férias de sonho. Descubra, então, quais os 5 locais imperdíveis em Porto Santo.
Locais imperdíveis em Porto Santo para umas férias inesquecíveis
Poderá encontrar alguns locais imperdíveis em Porto Santo, quer do ponto de vista cultural, geomorfológico, natural e até paisagístico, que merecem uma visita. Confira algumas sugestões.
1. Casa Museu Cristóvão Colombo
Fonte: Uma casa museu dedicada à vida do navegador Cristóvão Colombo / feriasemportugal.pt
Este é o maior ícone cultural da região e assinala a presença do descobridor da América na ilha. Aqui, procura-se recriar o ambiente primitivo onde o explorador viveu e, para isso, a Casa de Colombo exibe retratos do navegador, mapas com as diferentes rotas por ele percorridas e instrumentos de navegação usados na época.
A Casa Colombo-Museu do Porto Santo pretende vir a constituir-se como estrutura sede de um conjunto referencial mais vasto, um museu polinuclear, na identificação da história do Porto Santo.
Dado tratar-se do principal espaço cultural da ilha, nesta casa também se evoca o afundamento, junto à costa norte da ilha do Porto Santo, do galeão “Sloot ter Hooge”, pertencente à Companhia das Índias Holandesas, que ia a caminho de Batávia, atual Jacarta, na Indonésia. Poderá ainda ver alguns dos materiais recuperados do navio.
2. Vila Baleira
Fonte: Uma cidade pequena mas encantadora /thomson.co.uk
Esta é a única cidade de Porto Santo, tendo sido elevada a esta categoria a 6 de agosto de 1996. Além da praia, a cidade de Vila Baleira conta histórias e lendas de um passado remoto, que vai deixando marcas pelas ruas estreitas e sinuosas, mas cheias de locais e pessoas encantadoras.
É um local muito seguro e confortável para umas férias em família, onde será recebido por um povo muito hospitaleiro e desfrutará de uma natureza exímia em belezas.
3. Pico do Facho
Fonte: O ponto mais alto de Porto Santo / portosanto-ilhadourada.blogspot.pt
Com uma altitude de 517 metros, o Pico do Facho é o ponto mais alto da ilha. Assim se chama, pois, em tempos remotos, era o local onde se acendiam fachos para avisar a população de que se aproximavam barcos inimigos. Uma espécie de ponto de miragem para proteger a ilha de possíveis invasores.
Mas alertamos para o acesso a este local: não é nada simples, já que não existe nenhuma estrada até ao cimo do pico. Apenas um caminho desde o Pico Castelo até ao Pico do Facho e que demora entre 1h30 a 2 horas a percorrer. Por isso, lembre-se de levar água e alguns petiscos leves para comer pelo caminho.
4. Calheta
Fonte: Calheta: tesouros escondidos de Porto Santo / olhares.sapo.pt
A última aldeia a sudeste da ilha, onde a longa praia termina, chama-se Calheta e é uma espécie de lugar mais recatado e escondido na ilha, com uma parte de praia privada e rochosa, mas com igual areia suave e mar de temperatura adequada.
A nossa sugestão é que faça uma bela caminha pela praia até à Ponta da Calheta para repor as energias, sempre em contacto direto com a natureza e tudo o que de melhor este lugar tem para oferecer. Deixe-se embalar pelo som mágico das ondas e contemple o pôr do sol de beleza indescritível.
5. Porto dos Frades
Fonte: Um local de praia quase deserta e águas cristalinas / olhares.sapo.pt
O Porto dos Frades está localizado no norte da ilha do Porto Santo e é um sítio calmo, com uma praia deserta de águas cristalinas, dotada de uma paisagem de perder de vista e apenas recortada pela erosão que o mar e o vento lhe provocam nas rochas circundantes. Aqui poderá ainda conhecer as antigas salinas, bem como a antiga fábrica da cale, utilizada na construção das habitações da ilha.
Quando pensa em locais paradisíacos para umas férias de sonho, pense em Porto Santo – um local tão nosso, tão perto e tão encantador.
Veja também: