O The Art of Tasting Portugal (TAOTP), plataforma que visa promover a gastronomia nacional através do mapeamento gastronómico de Portugal e organização de experiências com ênfase neste sector, une-se à TAP Air Portugal para criar um projeto inédito: o Local Stars.
Resultado da partilha de valores relativos à promoção da Portugalidade e do país, das regiões e dos seus produtos através da gastronomia, esta iniciativa materializa o conceito do TAOTP com o mapeamento do território, através de produtos emblemáticos de cada região, com atenção à sua sazonalidade, e destaca igualmente este território e as suas características.
Esta parceria, anunciada hoje na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), e que contou com o apoio criativo da agência Bar Ogilvy, concretiza-se nos próximos dois anos nas refeições da classe executiva de todos os voos de longo curso.
O projeto promove, a partir de março deste ano, uma região e respetivos produtos, trabalhados por um chef português, resultando num menu que engloba entrada, prato principal e sobremesa.
A cada dois meses, durante 2023 e 2024, o menu Local Stars, respetivo produto em destaque e região são alterados de forma a percorrer todo o território nacional e a respeitar ao máximo a sazonalidade dos ingredientes.
“A TAP é a maior montra de Portugal no mundo e os nossos aviões são um dos mais poderosos veículos de promoção da portugalidade. O projeto Local Stars permite que a TAP trabalhe com alguns dos mais reputados chefs portugueses no desenvolvimento dos menus de classe Executiva, elevando a gastronomia que servimos a bordo dos nossos aviões a novos patamares.”, afirma Silvia Mosquera, CCRO TAP.
“Promover Portugal enquanto destino gastronómico, com a sua diferenciação e qualidade, é um objetivo que a plataforma The Art of Tasting Portugal partilha com a TAP Air Portugal. Esta parceria, de que tanto nos orgulhamos, fortalece esta estratégia de dinamização do território nacional e da comunidade que o valoriza.”,afirma Patrícia Dias, fundadora do The Art of Tasting Portugal, a par de Adriana Fournier.
A iniciativa conta com reconhecidos chefs nacionais que, de dois em dois meses, destacam uma região e um produto desse mesmo local. Assim, em março e abril inicia esta viagem em Lisboa, com a garoupa enquanto produto-estrela, trabalhada pelo chef Henrique Sá Pessoa.
Nos dois meses seguintes, em maio e junho, cabe ao chef açoriano Cláudio Pontes fazer brilhar o Queijo São Jorge, produzido exclusivamente em São Jorge, no arquipélago dos Açores, a região em destaque neste menu.
Julho e agosto terão o polvo como produto estrela num menu a cargo da chef Noélia Jerónimo, que promove a região do Algarve. Os chefs Júlio Pereira, Diogo Rocha, Óscar Geadas são os nomes que completam a lista de participantes neste primeiro ano do projeto.
Validação dos chefs
A produção dos menus de autor Local Stars está a cargo da CateringPor, que irá confecionar os pratos mediante a receita, prova e validação dos vários chefs envolvidos. O projeto tem, também, como objetivo a integração de matérias primas locais e preferência na escolha de fornecedores das respetivas regiões em destaque, apoiando a vertente de sustentabilidade e de promoção da economia local em que o TAOTP assenta.
Além das refeições a bordo, serão difundidos conteúdos de vídeo alusivos a esta parceria nos ecrãs destes aviões de longo curso, em todas as classes (executiva e económica): a chegada ao território com imagens características da região, a escolha de um produto da estação, o destaque ao seu produtor, e a receita de um chef a trabalhar este mesmo produto na confeção do menu que será servido a bordo.
Os passageiros poderão igualmente adquirir a experiência criada para o efeito com o chef autor do menu a bordo no website do TAOTP e nos canais digitais Miles&Go e Portugal Stopover da TAP.