As situações podem ser várias, mas com um acontecimento comum: perdeu o dispositivo não sabe como localizar o seu Android. Há uma forma de o fazer remotamente, que se aplica tanto a smartphones como a tablets, e tudo o que precisa é de uma ligação à Internet.
Como localizar o seu Android
A novidade não é totalmente recente, e a verdade é que, a esta, já várias formas se antecederam, mas sem sucesso. Seja por que motivo for, saber que pode localizar o seu Android remotamente é algo muito útil e que o pode ajudar em situações futuras.
Como tal, tudo o que precisa de fazer é de aceder ao Find My Device, funcionalidade da Google que permite localizar o seu dispositivo a partir de qualquer lugar. É claro que vai precisar de uma ligação à Internet para o fazer e, obviamente, de um outro aparelho – como é o caso de um computador, por exemplo.
Com o Find My Device, para além de ter conhecimento de onde se encontra o seu Android através do mapa apresentado, tem também a hipótese de escolher entre três opções de ação: reproduzir som, proteger o dispositivo ou apagar o dispositivo.
Como usar o Find My Device
A funcionalidade da Google é extremamente útil, mas é importante que saiba que esta só funciona caso o dispositivo que perdeu esteja ligado e tenha ou os dados móveis ativos, ou a localização ligada. Caso alguma dessas situações não se verifique, será impossível localizar o seu Android.
Mas vamos partir do princípio que tudo está devidamente conectado e que perder um aparelho. Tudo o que tem de fazer é aceder ao Find My Device e, caso tenha a sua conta Google iniciada, só precisa de ler atentamente a mensagem inicial e entrar na plataforma.
Se a conta Google que utiliza estiver associada a mais do que um dispositivo, então todos esses irão aparecer no menu do lado esquerdo, enquanto que, do lado direito, encontra um mapa de localização. Selecione então o dispositivo que quer localizar e aguarde que o sistema lhe devolva a informação pretendida.
Um pin de localização deverá surgir no mapa, que lhe diz a localização exata (ou aproximada) do aparelho que procura. Caso este esteja (bem) perto de si, já sabe onde o perdeu, mas situações acontecem em que pode ter perdido o Android num local onde esteve anteriormente ou até mesmo ter sido roubado.
Depois de localizar o seu Android, é totalmente desaconselhado que vá de encontro ao dispositivo sem estar acompanhado, mas a verdade é que, de qualquer das formas, tem três opções que pode escolher:
- Reproduzir som: o dispositivo emite um som durante 5 minutos para que o possa facilmente encontrar, mesmo que esteja em modo silencioso;
- Proteger dispositivo: esta opção bloqueia o dispositivo e faz log off automático da sua conta Google. Depois, pode deixar uma mensagem e associar um número de telemóvel de forma a que, alguém que encontre o dispositivo, o possa contactar rapidamente. Mesmo bloqueado, pode continuar a localizar o aparelho no Find My Device;
- Apagar dispositivo: esta é a solução mais radical, uma vez que apaga tudo aquilo que tem guardado no Android, para além de terminar sessão na conta Google. Depois de ativada, esta opção é irreversível e torna-se impossível localizar o dispositivo.
Evite ao máximo escolher a última opção disponibilizada pela funcionalidade da Google, isto porque poderá facilmente arrepender-se. Essa é uma solução que apenas deve ser ativada caso tenha a absoluta certeza de que nunca irá recuperar o aparelho que perdeu.