Share the post "As 5 lojas centenárias do Porto que não pode deixar de conhecer"
Quem nunca ouviu falar da loja da Vista Alegre, na Padaria Ribeiro ou até Livraria Lello? Todas elas são estabelecimentos de diferentes áreas de atuação, mas têm um elemento em comum: são lojas centenárias do Porto que não pode deixar de conhecer.
As 5 lojas centenárias do Porto totalmente imperdíveis
Vista Alegre
Tudo começou em 1824, na Rua das Carmelitas, próxima à Torre dos Clérigos. A Vista Alegre foi a primeira unidade industrial dedicada à produção da porcelana em Portugal e continua, hoje em dia, a ser uma marca de renome, agora já a nível nacional e internacional!
Raro é o lar que não se orgulha de ter pelo menos uma peça Vista Alegre, certo? Pois bem, a loja da Invicta é uma das lojas centenárias do Porto que deve entrar na sua lista de imperdíveis.
Onde? Rua das Carmelitas, 40
Fonte: Matisse Casa
Leitaria da Quinta do Paço
Tudo começou em 1920, quando a Leitaria da Quinta do Paço inicia a produção de leite, manteiga, queijo e chantilly. Foi, aliás, a primeira empresa do setor a distribuir leite pasteurizado em garrafas de vidro e não nas típicas bilhas!
Localizada na Praça Guilherme Gomes Fernandes, no coração da Baixa do Porto, a Leitaria da Quinta do Paço prima pela qualidade e frescura dos seus produtos e acolhe diariamente milhares de clientes, nacionais e internacionais, habituais ou esporádicos. Não pode perder os famosos éclairs de uma das lojas centenárias do Porto que não pode perder!
Onde? Praça Guilherme Gomes Fernandes, 47
Padaria Ribeiro
A história da Padaria Ribeiro começou a ser escrita em 1878, na antiga Praça do Pão, na cidade do Porto. Nasceu com a palavra “tradição” bem na ponta da língua. E assim continua até hoje.
Com várias sucursais, a loja da Baixa Portuense é que iniciou toda a história e a Padaria Ribeiro é, ainda hoje, uma referência na pastelaria e padaria portuense.
Atualmente, dedica-se também a serviços de catering para empresas e particulares.
Onde? Praça Guilherme Gomes Fernandes, 21
Livraria Lello
Pessoas de todo o mundo vêm ao Porto e não deixam passar a oportunidade de entrar numa das lojas centenárias do Porto mais míticas. Inaugurou em 1906 e é a Livraria Lello, numa casa que já foi de homens das letras e das artes, inspiração para famosos escritores, palco de tertúlias e espectáculos e biblioteca para muitos leitores da cidade.
Localizado na Rua das Carmelitas, este edifício neogótico dos primórdios do século XX acolhe milhares de visitantes e nenhum sai de lá sem um grande sentimento de esplendor e satisfação.
Onde? Rua das Carmelitas, 144
Cardoso Cabeleireiro
A Cardoso Cabeleireiro nasceu em 1906, na Rua Formosa, da vontade de abrir um espaço para fabricar perucas e vendê-las ao público. Perucas totalmente fabricadas à mão, fio por fio! Foi diversificando a sua oferta e disponibiliza perucas , barbas, bigodes e afins.
E se, noutros tempos, a loja era muito procurada por uma classe mais elitista, para festas e grandes eventos, hoje em dia uma das lojas centenárias do Porto cumpre uma função de grande valor: ajuda doentes oncológicos a recuperarem a sua auto-estima, pela queda de cabelo face aos tratamentos agressivos.
Onde? Rua Formosa, 337
Outras lojas centenárias no Porto que vale a pena visitar
- Pérola do Bolhão, de 1917
- Comer e Chorar por Mais, de 1912
- Bazar Paris, 1903
Veja também: