Share the post "Lotus Evija: novo supercarro britânico é o mais potente da história"
O segmento dos veículos elétricos está claramente em crescimento e ninguém quer perder a corrida. Como tal, o Lotus Evija será a aposta da histórica fabricante britânica para este mercado, tentando assim voltar às luzes da ribalta após alguns anos mais conturbados.
O novo Lotus Evija é um super carro desportivo elétrico que vem com um objetivo bastante claro: aniquilar a concorrência. Sobretudo a concorrência vinda de leste, nomeadamente, a Rimac.
Alguns anos já passaram desde o último lançamento exclusivo da marca britânica. Agora, a fabricante surge com um modelo a que apelidam de “hipercarro desportivo 100% elétrico”.
Mas, será que o Lotus Evija tem argumentos suficientes para esta nomenclatura? Estes são os 10 principais pontos deste automóvel que ajudam a justificar o termo.
10 Coisas que deve conhecer sobre o novo Lotus Evija
1. Design Exterior
O Lotus Evija é um super carro desportivo elétrico. O seu design exterior e cada uma das suas linhas desportivas transmitem sensações positivas, agressivas e dinâmicas, que gritam velocidade, adrenalina, exclusividade e diversão.
Destaque para o conjunto de luzes frontal rasgado que lhe concede um ar agressivo e dinâmico.
Na traseira, é onde a magia acontece e onde a Lotus aplica uma transformação única na estética.
O carro tem duas entradas de ar e à volta destas estão dois “anéis” com uma luz vermelha. A luz de nevoeiro traseira é vertical e faz lembrar os Fórmula 1.
A luz do travão situa-se na parte traseira superior. No entanto, quando o spoiler traseiro sobe esta fica “oculta”. Para isso, a Lotus colocou uma segunda luz horizontal, por baixo do spoiler, para estes momentos.
Para terminar em beleza, a palavra “Lotus” presente na traseira é iluminada revelando atenção ao pormenor.
2. Design Interior
Com um exterior tão belo e único, o interior teria de ser igualmente surpreendente.
O conceito estético do interior é bastante diferente dos outros modelos da atualidade. Apesar de ter uma componente tecnológica, o ecrã do painel de instrumentos não é “gigante”.
O volante, em sintonia com o ecrã, também é de dimensões reduzidas, semelhante aos carros de Fórmula 1. Mesmo assim, este é um “ambiente” tecnológico e moderno.
Na zona central do carro há bastante espaço visual. A consola central e flutuante é constituída por alguns botões que permitem controlar algumas das funcionalidades do carro.
Para tudo fazer sentido, a qualidade tem de estar presente. E, ao longo de todo o interior (volante, bancos, tejadilho) somos presenteados com materiais de elevada qualidade. Destes materiais é importante destacar a alcântara e a fibra de carbono.
3. Inovação
O objetivo de um carro desportivo é proporcionar momentos de adrenalina a altas velocidades. Para isto acontecer, a Lotus desenvolveu e elevou a fasquia na concepção do seu modelo.
O chassi do novo Evija é constituído em fibra de carbono, tal como acontece nos carros de corrida da fórmula 1. O objetivo é tornar o carro mais leve, forte, rígido e seguro.
O Evija tem a peça de carbono mais longa alguma vez feita para um carro de estrada, que pesa 129 kg. Os materiais utilizados concedem-lhe um peso de 1.680 kg, o que no universo dos elétricos, é um peso pluma. Em termos comparativos, o peso deste Lotus Evija é aproximadamente igual ao do novo Honda e, um pequeno citadino.
Continuam na inovação de materiais, sabia que a Pirelli desenvolveu pneus próprios para este modelo? E sabia que as jantes são feitas de magnésio para serem mais leves e proporcionarem uma melhor dinâmica?
Para além mais técnicos, há ainda detalhes estéticos. Provavelmente ainda não tinha reparado, mas este carro não tem espelhos no exterior porque iriam comprometer o design do carro. E, então qual foi a solução? Simples. A marca construiu uns espelhos “pop-up”. No fundo, o carro tem duas câmeras, uma em cada lado, que saem enquanto circula e transmitem em tempo real o que estaria a ver se tivesse espelhos.
Quando o carro se encontra desligado, os espelhos recolhem sozinhos e ficam “embutidos” no próprio carro. Um detalhe delicioso.
Para terminar, um aspeto que não é assim tão único, mas que requer alguma inovação e que está relacionado com a estética: as portas.
Um modelo tão desportivo como este, não poderia ter uma abertura e fecho de portas normal. Era quase “obrigatório” ter mais um elemento diferenciador, trabalhado e exclusivo. Deslumbre-se com este sistema.
4. Motor
Este é um dos pontos mais surpreendentes, incríveis e fabulosos deste carro. O novo Lotus Evija tem 4 motores elétricos.
Há um motor elétrico situado em cada uma das rodas. Cada motor produz 500 cv de potência. No total, os 4 motores produzem 2.000 cv de potência.
Os 2.000 cv de potência e os 1.700 Nm de binário fazem do Lotus Evija o carro de estrada mais potente de sempre. Com tanta potência, como será a sua performance?
O Lotus Evija atinge os 100 km/h em menos de 3 segundos, e chega dos 0 aos 300 km/h em menos de 9 segundos.
Caso esteja a circular a 100 km/h só irá precisar de 3 segundos para atingir os 200 km/h.
É importante e interessante revelar a velocidade máxima desta máquina. O Lotus Elvija vai ser capaz de atingir os 320 km/h.
5. Bateria
O novo carro 100% elétrico da Lotus é composto por uma bateria de 70 kWh.
Com esta bateria, a marca anuncia uma autonomia de 400 km. Mas, esta autonomia será facilmente “dissipada” a altas velocidades e com tanta potência.
Para resolver este problema, a Lotus desenvolveu um sistema que lhe permite carregar a bateria do carro:
- Em menos de 10 minutos com carregador de 800 kW
- Em menos de 20 minutos com um carregador de 350 kW
- Em 50 minutos com um carregador de 150 kW
6. Segurança
A aerodinâmica é essencial para proporcionar e garantir uma condução segura, especialmente, a altas velocidades.
Tendo isto em consideração, a Lotus foi muito cuidadosa a desenvolver o Evija. Este modelo conta diversas “entradas de ar”, que lhe permitem manter o carro “colado” ao chão e, ao mesmo tempo arrefecer os seus componentes.
Os enormes rasgos presentes nas extremidades da traseira são os elementos que mais se destacam nesta matéria. No entanto, também podemos falar ainda do anel e do “spoiler” traseiro que sobem para os momentos de maior adrenalina.
Para garantir uma melhor dinâmica e consequentemente uma maior segurança, a marca também apostou em componentes de elevada qualidade (suspensão adaptativa, fibra de carbono, jantes de magnésio) para tornar o carro mais leve, rígido e seguro.
7. Condução
A condução desta obra de arte da engenharia britânica tem tudo para ser brilhante e única. Obviamente, que os seus 2.000 cv de potência tornarão cada segundo memorável.
Tal como carros desportivos tradicionais, poderá esperar uma condução rápida, dinâmica e baixa. Para além disso, poderá contar com uma elevada segurança.
Um dos fatores que contribui para isso é a disposição dos 4 motores pelas 4 rodas. A suspensão é outro fator que favorece e tem uma participação ativa numa condução mais dinâmica, rápida e segura.
De forma a otimizar a condução, performance e autonomia, a fabricante escolheu 5 modos de condução para o novo elétrico:
- Range
- City (cidade)
- Sport (desportivo)
- Tour (passeio)
- Track (pista/competição)
8. Tecnologia
A tecnologia está presente no nosso quotidiano. Desde os dispositivos que transportamos no nosso bolso (smartphones) ao carro que conduzimos diariamente.
Para obter um carro com tanta qualidade e características únicas, a Lotus teve de equipar o Evija com a mais recente tecnologia.
E quando falamos em tecnologia, não estamos só a falar de dispositivos e funcionalidades, também falamos de desenvolvimento e escolha de materiais.
Podemos, por exemplo, referenciar o sistema de recarregamento de baterias de carros elétricos mais rápido do mundo. Como podemos referenciar o uso de fibra de carbono no chassi.
Mas, as curiosidades não ficam por aqui. Sabia que a disposição das baterias é feita na vertical (ao contrários dos outros modelos) e atrás do condutor?
Segundo a fabricante, proporciona uma melhor performance para um carro deste género, torna mais fácil o acesso e consequentemente o trabalho nas baterias, como ainda facilita a troca por novas baterias que possam surgir.
No interior, temos um ecrã de alta definição mas de dimensões mais reduzidas quando comparado com os da atualidade. Neste sistema, também poderá conectar o seu telemóvel através do Apple Car Play ou Android Auto.
Também poderá controlar o Evija através da App desenhada para smartphones. Poderá localizar o carro, trancar e destrancar as portas, selecionar a temperatura do carro e até guardar e partilhar os tempos dos seus percursos em pista.
É ainda relevantes referenciar que na consola central temos botões que controlam as funcionalidades do carro. O que por si só, não é nada de especial, até perceber que a cada um destes botões pode ser associado um som.
Assim, com este som irá saber que está a carregar em determinado botão e como tal, a ativar um funcionalidade em específico.
9. Exclusividade
O Evija será um modelo bastante exclusivo por diversos fatores.
A principal razão para ser exclusivo é o número de unidades que vão ser construídas. A Lotus revelou que irão existir apenas 130 unidades destes modelo.
Outro aspecto que marca a exclusividade deste carro, é que este será o primeiro modelo 100% elétrico da fabricante britânica.
Para terminar, e para confirmar que este automóvel é mesmo exclusivo, um detalhe na parte traseira onde se realiza o carregamento do carro “Fabricado à mão em Inglaterra pela Lotus”.
Resumindo, este é o primeiro carro elétrico de sempre da marca, só vão ser fabricadas 130 unidades e serão feitas à mão. Isto não é significado de exclusividade?
10. Preço
A qualidade, exclusividade, luxúria está associada a um preço.
O novo hiper carro elétrico da Lotus custará 2 milhões de libras, aproximadamente, 2,4 milhões de euros.
Na Internet, muitos dizem que este será, certamente, um carro de colecionador devido à sua exclusividade e preço.
Aliás, há quem afirme que será uma excelente oportunidade para investir dinheiro. Principalmente com todas as características e envolvente em torno do carro.
Por todas estas razões, uma coisa é certa, este não é um carro para qualquer carteira.