O novo sistema operativo da Apple, o macOS High Sierra, já está disponível em versão beta pública desde junho deste ano para ser experimentado e avaliado pelos utilizadores.
A Apple decidiu tornar públicas as suas versões de teste dos sistemas operativos, de forma a que os utilizadores as possam testar e para que, assim, a Apple consiga detetar problemas e corrigi-los antes de lançar a versão final.
O macOS High Sierra vem com muitas novidades, apesar de nem todas estarem disponíveis na versão de teste. Veja aqui o que há de novo, a nível de sistema e de apps, e como descarregar de forma gratuita a versão beta deste sistema operativo.
MacOS High Sierra: o que há de novo
A Apple apresentou o macOS High Sierra na Worldwide Developers Conference, em junho de 2017, e a versão final deste sistema operativo será lançada no outono deste ano.
Tal como o nome indica, este novo sistema operativo vai dar continuidade ao anterior, macOS Sierra, sendo concebido para melhorar algumas das suas funcionalidades.
De acordo com a Apple, o macOS High Sierra vai-se centrar no básico: dados, vídeo e gráficos.
Apple File System
Uma das novidades de destaque é o novo sistema de ficheiros, o Apple File System (APFS). Este sistema é seguro e otimizado para garantir uma modernização do sistema de armazenamento de dados, tornando este mais rápido e eficiente.
É caracterizado por uma encriptação nativa, por guardar cópias seguras de documentos, snapshots estáveis e proteção contra “crashes”. Outro aspeto interessante do APFS é ser altamente responsive, o que representará uma melhoria significativa na performance destes computadores.
API gráfica Metal 2
Outra novidade é a API gráfica Metal 2, que traz suporte para machine learning, GPUs externos e criação de conteúdo relacionado com realidade virtual.
High Efficiency Video Encoding
O macOS High Sierra também inova no que toca aos codecs de vídeo, com o High Efficiency Video Encoding (HEVC ou H.265), que traz melhor detalhe ao nível da imagem e da cor.
Fonte da imagem: Apple
Apps
Para além das alterações tecnológicas, este novo sistema operativo também traz mudanças em algumas apps para Mac.
A Photos tem uma nova vista lateral, de forma a que seja mais fácil encontrar o que se procura. Existem também novas ferramentas de edição para curvas e cores seletivas. O reconhecimento facial nas fotografias foi melhorado, bem como a sincronização entre dispositivos. Outra novidade na Photos é disponibilizar novas opções para editar Live Photos.
O Safari tem uma nova opção de bloqueio de reprodução automática e uma ferramenta para ajudar a proteger a privacidade do utilizador durante as suas pesquisas online.
Também há novidades no Mail, Siri, Notes, Spotlight, iCloud e Facetime, sendo tudo melhorias mais ligeiras (otimização da app, essencialmente).
Como fazer download do macOS High Sierra beta
Para fazer o download da versão teste do macOS High Sierra tem de ter um Mac compatível com o macOS High Sierra e é altamente recomendável fazer um backup dos dados do computador antes de começar a instalação.
Passo a passo:
- Ir a beta.apple.com, fazer login com a Apple ID e escolher a opção MacOS Public Beta testing;
- Aceitar os termos de utilização;
- Na parte “Get started”, clicar em “enroll your mac”;
- Clicar em fazer o download da “Public Beta Access Utility tool”;
- Prosseguir com a instalação deste utilitário;
- Ir à Mac App Store e fazer o download do macOS High Sierra Public Beta;
- Quando terminar o download, a instalação do macOS High Sierra será iniciada automaticamente.
Veja também: