Na escolha de um crédito habitação, a comparação das comissões praticadas pelas várias entidades financeiras é fundamental, pois tudo isso vai influenciar o crédito.
Quando falamos de comissões, falamos das que são cobradas logo no inicio para abrir o processo, das que são cobradas durante a vigência do contrato e ainda as cobradas no final do contrato de empréstimo.
Apesar de existirem bancos que chegam a cobrar perto de 1000€ só em comissões logo no inicio do contrato, em média, o processo pode custar 650€, o que já representa mais 8% que há dois anos atrás.
Mesmo com designações diferentes, ou até por existirem comissões que são cobradas nuns bancos e noutros não, saiba o que lhe pode ser cobrado logo no inicio do empréstimo:
- Abertura de dossiê
- Avaliação de imóveis
- Contrato de hipoteca
- Comissão de contratação
- Fiança
- Conversão de registos
- Emissão de cheques para escritura
- Preparação/minutas para escritura
Recorde-se que há bem pouco tempo atrás, o crédito habitação era o principal destino dos empréstimos concedidos pelos bancos. No entanto, com spreads quase proibitivos e outros entraves ao financiamento pela exigência de cada vez mais garantias, tem havido cada vez menos procura.
Por este motivo, os bancos exigem fiadores, que representam mais um custo para o crédito. Além disso, com o aumento do crédito malparado, reflexo do aumento do desemprego, os bancos cobram multas por atrasos na prestação mensal, o que vem agravar ainda mais a já débil situação financeira de muitas famílias portuguesas.