Share the post "Tem 50 anos ou mais? Veja estas dicas para encontrar emprego"
Ficar sem trabalho é um problema em qualquer idade, mas o desemprego aos 50 anos, ou mais, pode ser uma situação ainda mais desafiante.
De facto, nesta fase da vida, o regresso ao mercado de trabalho pode ser complicado de enfrentar e superar. Mas a boa notícia é que existem maneiras de lidar como este contratempo e voltar à vida laboral ativa.
A atitude pode fazer toda a diferença e, por muitos obstáculos que possa encontrar, é fundamental encontrar motivação e não desistir de encontrar um novo posto profissional.
Vamos conversar sobre este tema.
Desemprego aos 50 anos: como lidar e superar esta fase?
Se é verdade que muitas empresas procuram, sobretudo, por candidatos mais jovens, convém não esquecer que em certas atividades a experiência é fundamental – e, por isso, reconhecida como uma mais-valia pelos empregadores.
Outra mais-valia que deve explorar é a formação contínua. Além de adquirir novos conhecimentos e enriquecer o currículo, essa vontade de aprender será valorizada pelos recrutadores.
O facto de ter uma experiência profissional mais longa permite também que tenha criado uma rede de contactos que podem ser bastante úteis nesta etapa. Aproveite esta fase para participar em workshops ou conferências que possam fomentar o networking e reforçar essa rede de contactos.
Adaptar o seu currículo às ofertas a que se candidata e destacar os últimos 10 a 15 anos permitirão que se diferencie e que tenha mais hipóteses de conseguir o emprego que deseja.
O Saldo Positivo reuniu, neste artigo, as dicas essenciais para que possa encontrar o lugar que merece no mercado de trabalho. Espreite-as.
Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.
O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.