Seja pela simples curiosidade ou porque encontra nos outros uma inspiração para si mesmo, conhecer a lista dos mais ricos de Portugal é sempre interessante.
A versão portuguesa da revista Forbes dá conta dos 50 portugueses mais ricos, um grupo que, embora encabeçado por uma mulher, é predominantemente do género masculino. Juntos, estes 36 homens e 14 mulheres, representam cerca de 12% do PIB nacional.
Conheça de seguida o top 10 dos mais endinheirados do nosso país e fique a saber como construíram as suas fortunas multimilionárias.
O top 10 dos mais ricos de Portugal
1. Fernanda Amorim
Aos 84 anos, a viúva de Américo Amorim é a mulher mais rica de Portugal. Com ativos na Galp, na Corticeira Amorim, na Tom Ford e na área do imobiliário, Fernanda Amorim e a família herdaram uma fortuna avaliada em 4.173 milhões de euros.
2. Alexandre Soares dos Santos
Soares dos Santos era o homem forte da Jerónimo Martins e da Walk’in Clinics e tinha uma fortuna avaliada em 3.554 milhões de euros.
O segundo dos mais ricos de Portugal morreu pouco mais de um mês depois de a Forbes ter feito as contas e por isso estima-se que a lista, neste momento, tenha sofrido alterações – até porque Soares dos Santos não deixou a fortuna toda a um único herdeiro, e por isso os ativos dividiram-se.
3. Vítor da Silva Ribeiro
O nome, por si só, pode não lhe dizer nada, mas certamente os nomes Alves Ribeiro Construção, Alrisa, Mundicenter e Banco Invest já lhe soam a qualquer coisa.
Com ativos em todas estas empresas, o empresário construiu um império de 1.192 milhões de euros e ocupa o terceiro lugar na lista dos mais ricos de Portugal.
4. José Neves
Chegamos ao quarto lugar do top 10 dos mais ricos de Portugal onde encontramos José Neves, o fundador da Farfetch.
Aos 44 anos e com uma riqueza avaliada nos 1.010 milhões de euros, o título de dono do maior unicórnio empresarial português já ninguém lhe tira.
5. Dionísio Pestana
Aos 67 anos e com 681 milhões de euros, Dionísio Pestana só precisa de um negócio para se manter milionário: a cadeia de hotéis Pestana. O empresário ocupa o quinto lugar na lista dos mais ricos de Portugal.
6. Maria Isabel Martins dos Santos
“Dos Santos” é sem margem para dúvida o sobrenome mais repetido neste top. Depois do pai, Alexandre Soares dos Santos (falecido em agosto deste ano e segundo nesta lista dos mais ricos de Portugal), segue-se a filha.
Maria Isabel Martins dos Santos tem uma fortuna avaliada em 574 milhões de euros e ocupa um confortável sexto lugar na lista da Forbes.
7. Fernando Figueiredo dos Santos
E como não há duas sem três, Fernando Figueiredo dos Santos é o terceiro membro da família a figurar no top, onde ocupa o sétimo lugar entre os mais ricos de Portugal.
Filho do falecido dono da Jerónimo Martins e irmão de Maria Isabel Martins dos Santos, conta hoje com uma fortuna de 529 milhões de euros .
8. Luís Amaral
Com ativos na Eurocash e Stock Spirits, este empresário português tem uma fortuna avaliada em 527 milhões de euros. Goza também do estatuto de jovem, porque é dos poucos, nesta lista, que tem menos de 60 anos.
9. Luís Vicente
Ativos na Luís Vicente e na Refriango renderam a este empresário uma fortuna avaliada em 525 milhões de euros.
10. Luís Portela
A fechar a lista dos mais ricos de Portugal está o homem forte da Bial, que partilha com a família uma fortuna avaliada em 502 milhões de euros. O dinheiro vem da farmacêutica e não se conhecem outros ativos relevantes.
Os “não tão milionários”
Percorremos os dez mais ricos de Portugal, mas a lista da Forbes abrange os 50 mais valiosos.
Do 11º lugar em diante continua a haver valores na casa dos três dígitos e lá encontramos nomes do universo futebolístico, como o de Cristiano Ronaldo (439 milhões de euros) ou o do agente-estrela Jorge Mendes (260 milhões de euros).
Uma das estreias deste ano é o empresário Mário Ferreira, o “tubarão” da Douro Azul, com uma riqueza avaliada em 354 milhões de euros. Entre os 50 mais poderosos constam ainda o líder da Outsystems, Paulo Rosado, ou a fundadora da Parfois, Manuela Medeiros.
Contas feitas, os 50 multimilionários elencados pela revista como os mais ricos de Portugal representam, em conjunto, 12% do PIB nacional.
Os mais ricos de Portugal em 2018
1. Maria Fernanda Amorim: 4.502 milhões de euros.
2. Alexandre Soares Santos: 3.419 milhões de euros.
3. Vítor Manuel da Silva Ribeiro: 1.401 milhões de euros.
4. Vasco Mello: 1.179 milhões de euros.
5. Pedro Queiroz Pereira: 1.129 milhões de euros.
6 e 7. Manuel Violas e Rita Violas e Sá: 889 milhões de euros.
8. Luís Vicente: 822 milhões de euros.
9. José Neves: 689 milhões de euros.
10. Fernando Pinho Teixeira: 612 milhões de euros.
Os mais ricos de Portugal em 2017
1. Família Amorim: 3,8 mil milhões de euros.
2. Alexandre Soares dos Santos: 2,5 mil milhões de euros.
3. Família Guimarães de Mello: 1,47 mil milhões de euros.
4. Belmiro de Azevedo: 1,31 mil milhões de euros.
5. António da Silva Rodrigues: 1,03 mil milhões de euros.
6. Família Alves Ribeiro: 952 milhões de euros.
7. Fernando Figueiredo dos Santos: 664 milhões de euros.
8. Maria Isabel dos Santos: 664 milhões de euros.
9. Fernando Campos Nunes: 575 milhões de euros.
10. Maude e Pedro Queiroz Pereira: 569 milhões de euros.
Os mais ricos de Portugal em 2016
1. Américo Amorim: 3 mil milhões de euros
2. Alexandre Soares dos Santos: 2 mil milhões de euros.
3. Família Guimarães de Mello: 1,3 mil milhões de euros.
4. Belmiro de Azevedo: 1,15 mil milhões de euros.
5. António da Silva Rodrigues: 1,115 milhões de euros.
6. Família Alves Ribeiro: 972 milhões de euros.
7. Fernando Campos Nunes: 561,9 milhões de euros.
8. Maria Isabel dos Santos: 545,5 milhões de euros.
9. Fernando Figueiredo dos Santos: 545,5 milhões de euros.
10. Dionísio Pestana: 480 milhões de euros.