Share the post "Como organizar a mala para viagens de longa duração: checklist essencial"
Quem já se esteve a preparar para uma longa estada fora de casa, com certeza que se defrontou com o receio de levar coisas a menos ou, por outro lado, encher a mala com futilidades. Como compreendemos o dilema, e visto estarmos em época de férias para muitos dos nossos leitores, reunimos algumas dicas para fazer a mala para viagens de longa duração. A menos que seja uma pessoa super organizada e metódica, vai mesmo precisar de ler estas recomendações.
Como fazer a mala para viagens de longa duração
Antes de forçar as suas tralhas todas mala adentro, é preferível pousar tudo em cima da mesa da sala ou da cama, separado por categorias. Assim, tem uma visão geral do todo, e é mais fácil identificar o que realmente faz falta e o que é acessório. Claro, convém que o assunto “mala” fique encerrado uns dois dias antes da viagem, porque preparação à última da hora resulta em esquecimentos básicos, por exemplo, roupa interior ou, pior, passaporte, que podem não ser assim tão fáceis de resolver.
Em relação às malas em si, certifique-se de que dimensões e que peso máximo lhe são permitidos na viagem, e oriente-se por essa informação. Confira os preços para bagagem extra se esta for absolutamente necessária: provavelmente não vai gostar de pagar a bagagem extra, que custa os olhos da cara. Pode ser preferível comprar o que não pode levar consigo, no local de destino, ou então pedir a um amigo que, em visita, lhe traga o que estiver em falta.
Checklist da mala para viagens de longa duração: o que não esquecer
Roupa o mais simples possível
Ao evitar os padrões, cores berrantes e cortes “xpto” faz com que seja mais fácil usar e combinar a sua roupa. Se estiver em sítios quentes ou precisar de roupa em que se consiga mexer com facilidade, opte por umas calças mais largas, vai estar mais confortável.
Roupa para o frio
Não se esqueça de um agasalho para as noites de temperaturas mais baixas.
Lenços
Aquele acessório que dá sempre bom aspeto ao seu outfit, que dá uma certa piada a todo o look, por mais simples que seja a sua roupa.
Roupa de banho
Ir à praia pode não fazer parte dos planos, nem frequentar piscinas, mas leve fato de banho à mesma. Pode ser que haja um dia em que lhe apeteça mesmo um banhinho fresco ou ir a uma festa de espuma.
Roupa para eventos especiais
Ao preparar a sua mala para viagens de longa duração deve contar com pelo menos um evento assim mais para o formal, ou um look mais arrojado para uma mega festa.
Calçado adequado
Seja para caminhadas, para ir à praia ou para festas, leve um par para todas as ocasiões.
Adaptador
Onde quer que esteja, esteja com bateria no seu telemóvel e no PC. Não esqueça que as entradas das tomadas variam entre alguns países. Podemos acrescentar nesta categoria os powerbanks. Outra dica: leve o equipamento tecnológico na bagagem de mão, não na de porão.
Repelente de mosquitos, trava-diarreiras e coisas que tais
Prepare o seu kit de primeiros socorros e evite comichões, diarreiras, prisão de ventre, desidratação, queimaduras solares, entre outras coisas chatas que podem acontecer. Não esqueça pensos rápidos, ligaduras e gaze.
Cartão europeu de seguro de doença
No caso de viajar na Europa, vá tratar do seu cartão na Segurança Social. Não queremos agoirar, mas todos os cuidados são poucos.
Agora já tem os básicos para preparar a sua mala para viagens de longa duração. Pronto para se fazer à estrada?
Veja também