Muitos de nós já tivemos leuconiquia, ou manchas brancas nas unhas, ainda que não tivéssemos a noção absoluta da designação destas pequenas marcas, nem o seu significado em termos de saúde.
Assumimos a leuconiquia ou manchas brancas nas unhas como uma caraterística do nosso corpo, à semelhança dos sinais ou de outras manchas presentes na nossa pele, por exemplo.
Porém, será que a leuconiquia ou manchas brancas nas unhas podem dizer algo mais sobre o estado da nossa saúde? Serão elas sinal de algum problema? Para esclarecer todas as dúvidas sobre este tema, leia o que vem a seguir.
Leuconiquia ou manchas brancas nas unhas. Fique a saber mais
Leuconiquia ou manchas brancas nas unhas não é uma doença, nem um problema de saúde. Geralmente, este sinal surge nas nossas unhas das mãos e/ou dos pés, sem estar associado ao aparecimento de quaisquer outros sintomas. É assim, basicamente, uma alteração na estrutura da unha.
Contudo, se este género de mancha aparecer com muita regularidade, pode ser razão para alguma preocupação. É que ela pode surgir devido à carência de vitamina B12 ou de minerais como o cálcio e/ou o zinco, embora muitas vezes seja provocada por pequenos traumatismos que ocorrem na realização das tarefas quotidianas.
Apesar de normalmente ser algo inofensivo, é sempre recomendado fazer uma boa alimentação e hidratação da unha, de modo a evitar este problema.
Tipos de leuconiquia
Há diferentes tipos de leuconiquia, os quais se distinguem pela área de unha afetada pelas manchas brancas.
- Leuconiquia punctata corresponde a um ou mais pontos brancos na unha;
- Leuconiquia estriada carateriza-se por curtas faixas brancas ao longo da unha;
- Leuconíquia total, parcial ou transversal diz respeito a uma superfície de unha afetada muito maior à atingida nas tipologias anteriores.
Causas possíveis
Já adiantámos algumas das origens possíveis para a leuconiquia ou manchas brancas nas unhas. Certo é que, quando este tipo de marca surge, é porque houve alguma alteração na matriz da unha.
Entre as causas mais comuns para esta alteração estão:
- alergia a certas substâncias, como a produtos de limpeza, por exemplo;
- carência de cálcio, ferro, zinco, silício, ácido fólico e/ou vitamina B12. Normalmente, esta falta de nutrientes deve-se a maus hábitos alimentares;
- ocorrência de traumatismos, como trilhar o dedo ou deixar cair alguma coisa pesada sobre ele;
- toma de antibióticos, principalmente sulfonamidas;
- tratamentos como a quimioterapia, por exemplo;
- alterações hormonais na mulher;
- existência de doenças como anemia, psoríase, vitíligo, tuberculose, doença renal ou micose.
Nota: quando a leuconíquia é total, ou seja, quando a mancha branca cobre uma área considerável da unha, podem estar na origem fatores genéticos.
Tratamento e prevenção da Leuconiquia ou manchas brancas nas unhas
Como, habitualmente, este não se revela um problema de saúde, com outros sintomas associados, espera-se que as manchas brancas desapareçam naturalmente, tal como surgiram.
Porém, há algumas medidas preventivas e precauções que podem ser adotadas, sobretudo para quem tem com mais frequência ou em maior quantidade este género de manchas. Algumas dessas medidas são:
- usar luvas sempre que for manipular produtos mais abrasivos ou agressivos, como detergentes;
- no caso de pintar as unhas, é importante certificar-se que remove bem o verniz, antes de voltar a pintar as unhas, assim como deve reforçar a sua hidratação;
- garantir que faz uma alimentação saudável, rica e variada, de maneira a evitar a carência em minerais particularmente importantes para a saúde das unhas. Assim, não se esqueça de incluir na sua alimentação diária ingredientes como: leite, pimentos, carnes vermelhas, morangos, amêndoas, peru, salmão, mariscos, lentilhas e espinafres, ricos nesses nutriente essenciais.