Se perguntarmos o que quer da sua carreira ou quais são os seus objetivos profissionais, certamente tem uma resposta pronta. E se, por outro lado, o questionarmos sobre os seus comportamentos ou a sua conduta no local de trabalho, pode até achar que não faz nada que possa destruir a sua carreira. Mas será que é mesmo assim? A verdade é que, mesmo sem se aperceber, pode estar a prejudicar a sua carreira.
Tudo o que não deve fazer
Quando falamos em formas de destruir a sua carreira o mais certo é pensar imediatamente em erros colossais que podem comprometer a sua imagem e valer-lhe um despedimento. Mas o mais comum é que esteja a “sabotar” a sua reputação aos poucos graças a “pequenos” erros, mas que a longo prazo acabam por ter o mesmo efeito.
Veja algumas coisas que podem estar a destruir a sua carreira e a sua credibilidade.
1. Incapacidade de adaptação à cultura da empresa onde trabalha
Cada empresa e cada ambiente de trabalho tem a sua cultura própria e os seus hábitos sociais (chamemos-lhes assim). Se não se adapta e nem tão pouco se esforça para assimilar a cultura da empresa onde trabalha, deixe que lhe diga que está a “andar na direção do abismo”. A imagem que vai passar é que não tem interesse em fazer parte daquele universo ou em criar boas relações de trabalho. Faça o esforço para se integrar no seu grupo de trabalho.
2. Resiste à mudança
A mudança faz parte do dia-a-dia de um profissional. Se não fizer algo está errado. Opor-se continuamente à mudança vai certamente contribuir para destruir a sua carreira. Os empregadores procuram cada vez mais profissionais criativos e que sejam capazes sair da sua área de conforto. E para isso terá que estar aberto à mudança.
3. Ignora emails
Pode não lhe parecer grave, mas é. Se lhe enviam um email, esperam que responda. Ignorar as mensagens tem consequências a longo prazo, a começar pela sua imagem profissional. As pessoas à sua volta vão considerar a sua atitude como falta de profissionalismo. Por isso, ainda que não seja prático responder aos “milhentos” emails que caem na sua caixa de correio por dia, faça o esforço e tente responder a todos.
4. Chega constantemente atrasado
A leitura que os seus colegas e – mais importante – as suas chefias vão fazer dos seus atrasos constantes é que tem algo mais importante para fazer que o trabalho ou que não valoriza o tempo deles (mais concretamente o tempo que perderam à sua espera). Se quer alcançar o sucesso profissional é fundamental que seja profissional e respeite os horários estabelecidos (sempre!).
5. Não assume a responsabilidade pelos seus erros
É impossível falar de coisas que podem destruir a sua carreira e não mencionar este ponto. Não assumir a responsabilidade pelos seus erros vai ter consequências (negativas e graves) para si. Por isso, se errou assuma os seus erros e aprenda com eles para poder melhorar o seu desempenho.
6. Ignora os seus colegas de trabalho
É no seu emprego que passa a maior parte do seu tempo e, consequentemente, com os seus colegas de trabalho. É fundamental que crie boas relações com eles, não só para fomentar o bom ambiente de trabalho, mas também porque só assim vão poder partilhar informação e ajudar-se mutuamente sempre que possível.
7. É rude ou antipático com as pessoas à sua volta
Ainda no seguimento do ponto anterior, na lista das coisas que podem destruir a sua carreira continua a sua atitude com os seus colegas. Tão mau (ou pior) que ignorá-los é ser antipático com eles. Só vai fazer com que ninguém queira ou goste de trabalhar consigo. Mas há mais, as suas chefias seguramente não vão apreciar a sua atitude. Lembre-se, uma boa dose de simpatia e educação nunca fez mal a ninguém.
8. Comporta-se como se soubesse tudo
Ninguém gosta de trabalhar com um “sabe-tudo” ou um “espertalhão”. Se quer destruir a sua carreira, esta é uma boa forma. Mentalize-se que ninguém sabe tudo e todos estão em constante aprendizagem. Seja humilde e reconheça que há coisas que necessita de aprender. Só lhe fica bem.
Construa a sua carreira… com sucesso
Construir uma carreira de sucesso é um processo longo e que requer muito trabalho. Mas destruir a sua carreira, pode ser rápido e fácil. Para evitar que isso aconteça o melhor é começar por “remendar” as falhas que podem estar a prejudicá-lo.
Depois disso, enquanto profissional a sua “obrigação” é superar-se e querer ser sempre o melhor. Portanto, aposte em aperfeiçoar as suas competências e estar sempre a postos para fazer face às exigências do mercado de trabalho.
Fuja à destruição e procure antes construir uma carreira de sucesso.
Veja também:
- Subir na carreira: o que fazer?
- Como definir objetivos de carreira?
- 4 Dicas para mudar de carreira
- Networking: um fator chave para uma carreira de sucesso!
- Metas profissionais: vantagens e desvantagens
- 6 Erros que podem arruinar a sua carreira
- Resoluções para 2015: 4 dicas para impulsionar a sua carreira
- 10 perguntas para perceber se tem o trabalho certo
- 7 dicas para mudar área de trabalho
- 5 motivos para as solteiras serem mais bem-sucedidas