Embora já não seja uma novidade para alguns, há ainda uns quantos condutores mais céticos que procuram descobrir quanto custa manter um carro elétrico, a fim de tirarem as suas conclusões e saberem se vale a pena o investimento, neste segmento de veículos.
Com vista a responder a todas as questões relativas aos custos inerentes a um veículo elétrico, procuramos reunir informações sobre os valores de compra, de abastecimento/carregamento e de manutenção. Fique esclarecido através do guia proposto sobre quanto custa manter um carro elétrico.
Afinal, quanto custa manter um carro elétrico?
Os carros elétricos têm vindo a ganhar cada vez mais adeptos em Portugal, havendo provas de que, só entre 2016 e 2017, a venda dos mesmos duplicou. E, em 2018, já foram vendidos mais elétricos, do que na soma dos últimos 7 anos.
Por serem associados aos baixos consumos, é percetível que todos os condutores tenham curiosidade em perceber melhor todos os gastos inerentes a este grupo de veículos e saber, afinal, quanto custa manter um carro elétrico.
Custo de compra
De acordo com dados da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP), o preço dos carros elétricos mais baratos à venda em Portugal, oscilam entre os 8040€ e os 39.500€.
10 carros elétricos mais baratos, à venda em Portugal
- Renault Twizzy: 8.040€
- Smart ForTwo EQ: 19.650€
- Volkswagen E-UP: 27.769€
- Nissan Leaf: 29.300€
- Peugeot I-ON: 30.390€
- Renault Zoe: 30.410€
- Citroen C-Zero: 30.647€
- KIA Soul EV: 30.890€
- Peugeot Partner Tepee Electric: 31.765€
- Hyundai Ioniq Electric: 39.500€
Os preços já bem acessíveis são um bom motivo para justificar a crescente e, até, exponencial venda dos carros elétricos em Portugal, em 2018. Contudo, é ainda de referir que, ao longo do ano, o Governo manteve os incentivos para a aquisição dos veículos elétricos, o que reforça a vontade dos condutores em adquirir um modelo amigo do ambiente. As candidaturas a esses benefícios podem ser feitas online, no portal do Ministério do Ambiente.
Quanto custa manter um carro elétrico
Incentivo do Governo
Comprar um carro elétrico é alvo de incentivos financeiros, por parte do Estado. Se, anteriormente, o Governo comparticipava a compra de veículos elétricos, com a obrigatoriedade da entrega de um veículo com mais de 10 anos; desde 01 de janeiro de 2017, o incentivo fixou-se nos 2.250€ para quem vá adquirir um veículo novo, 100% elétrico.
Nestes incentivos do Governo, estão incluídos veículos automóveis ligeiros de passageiros e de mercadorias novos, sem matrícula e exclusivamente elétricos, que pertençam às categorias M1 e N1, e estejam devidamente homologados.
Estes incentivos, não incluem a compra de carros 100% elétricos que tenham passado por algum processo de legalização de importação. Nestes casos, a lei proíbe a atribuição do incentivo.
Note que o incentivo do Governo abrange unicamente 1000 veículos. Portanto, se deseja adquirir um elétrico e este incentivo lhe soa como uma motivação extra, formalize o seu pedido com alguma rapidez, pois os pedidos ficam ordenados por data e hora de submissão dos mesmos.
Passos para a formalização do pedido
Os referidos incentivos do Governo para a aquisição de carros elétricos podem beneficiar:
- Pessoas singulares: 2250€
- Pessoas coletivas (até 5 unidades): 11.250€
A submissão pode ser feita online, através do site Fundo Ambiental e, aquando da candidatura, o contribuinte deve apresentar:
- Cópia dos documentos de identificação;
- NIF;
- Certidão de não dívida perante a Autoridade Tributária e Segurança Social;
- Fatura proforma ou proposta de compra e venda do veículo a adquirir, em que conste o nº de chassis;
- Formulário online;
- Se se tratar de locação financeira, deve apresentar uma cópia da minuta do contrato.
Após a submissão, o beneficiário será notificado, por e-mail, da confirmação da submissão do seu pedido, datado e com a hora. Caso o direito ao incentivo lhe seja reconhecido, o pagamento do mesmo será feito via transferência bancária, para a conta do mesmo.
Custos de abastecimento
O preço dos carregamentos entra também na equação face à questão “quanto custa manter um carro elétrico?”. Nesta equação, entram diversas variáveis que estão relacionadas com o local onde os condutores carregam os seus elétricos. É óbvio que, se abastecer em casa, os custos serão diferentes do que fazer o carregamento num posto indicado para o efeito, por exemplo.
Inicialmente, o custo médio para percorrer 100 km com um elétrico podia rondar os 2€, enquanto um carro a diesel gasta cerca de 7€ e um a gasolina cerca de 12€, para percorrer a mesma distância. Ora, desde 01 de novembro de 2018 que entraram em vigor novos custos para carregar carros elétricos. Desde esta data, Portugal está sob um período transitório para a nova lei, que entrará em vigor, na íntegra, em 2019.
Com estas novas implementações, aplicadas aos carregamentos PCR (nos pontos de carregamento rápido), carregar um elétrico em 30 minutos, para o correspondente a 100 km, pode variar entre 3,44€ e 8,97€.
Atualmente, carregar um elétrico já é um serviço pago e varia de posto para posto, sendo que há apenas um que não acresce ao preço do serviço, taxas. Se procura preços mais económicos, na Prio poderá carregar o elétrico por 3,44€ (em carregamentos de 30 minutos, correspondentes a 100 km), sem nenhuma taxa adicional. Na Galp, o valor sobe para os 5,28€, ao passo que, num posto Cepsa, ao valor do carregamento, acrescem 4,50€ de taxa, o que eleva o preço do carregamento para 8,97€.
Já em casa ou no trabalho, carregar um elétrico pode ser bem mais económico e é possível através de uma tomada convencional. Para tal, os proprietários dos elétricos devem contratar uma taxa especial, designada Taxa de Veículo Elétrico (2.O DHS). O custo desta taxa varia consoante a hora do dia em que são feitos os carregamentos.
O período mais caro é compreendido entre as 13h e as 23h, abrange 10 horas e é designado como P1 ou período de pico. Nestes horários, o preço do kWh é de 0,13€.
O período intermediário vai das 23h à 01h e das 07h às 13h, designa-se por P2 ou período do vale, e despende, por kWh, 0,07€.
Para economizar, procure carregar o carro no P3 ou período do supervalle, um período de 6 horas que é o mais barato e que corresponde ao preço de 0,064€ por kWh.
Quanto aos custos de manutenção dos carros elétricos propriamente ditos, pode dizer-se que, a longo prazo, acaba por fazer uma boa aquisição, pois a manutenção, além de não ser extremamente dispendiosa, é simples de ser executada.
Um carro elétrico não requer uma manutenção frequente do motor, nem as tradicionais mudanças de óleo. A arquitetura do motor elétrico não reúne a complexidade do motor a combustão e, desta forma, um elétrico apenas requer mudanças pontuais e muito específicas de condução, como questões hidráulicas muito simples. São exemplos destas mudanças básicas, a mudança do óleo dos travões e/ou do filtro do habitáculo, devido à utilização do ar e do ar condicionado.
Como se pode conferir, se procurava respostas sobre quanto custa manter um carro elétrico, essa questão envolve um leque de variáveis e muitas são as considerações a ter. Avalie os quilómetros que percorre, em média, por ano e perceba se esta é ou não uma opção viável para si.
Veja também: