Antes de mais, não encare a recitação de mantras como algo religioso porque não é, ou melhor, não é obrigatoriamente. Os mantras ajudam a relaxar e a aliviar a ansiedade e, por isso, são utilizados no mindfulness e na meditação.
A entoação de mantras pode ser apenas uma repetição de frases inspiradoras e motivadoras que têm como objetivo quebrar padrões que bloqueiam ou intensificam as suas ações.
Por exemplo, se reage ou age sempre da mesma forma a uma situação e não consegue resultados, pense noutra solução e repita-a como um mantra. Isso irá ajudá-lo a quebrar esse padrão de comportamento.
O objetivo dos mantras consiste, basicamente, na transformação de uma experiência menos positiva numa nova realidade através da criação de novas atitudes interiores e pessoais.
Na vida profissional, são várias as situações que o podem colocar à prova. Inspire-se nos mantras seguintes e repita-os sempre que necessário e as vezes que forem precisas.
Mantras para o dia-a-dia: supere os seus obstáculos
1. “As coisas podem correr mal, mas não vou com elas”
Use-o quando o medo de falhar é maior que a vontade de avançar.
2. “Paro, respiro e volto atrás”
Está prestes a rebentar e a perder o controle? Não só recite a frase, tente “transportar-se” para o momento anterior à sua fúria. Não deite tudo a perder com uma reação de cabeça quente.
3. “Só posso fazer o que sei”
Querer ser perfeito em tudo só lhe vai trazer ansiedade e stress, aceite os seus limites. Faça o que sabe fazer bem.
4. “Dou o primeiro passo, é importante começar”
Este serve para vencer a vontade de procrastinar, só pode acabar aquilo que começa.
5. “Sou capaz disso e muito mais”
As coisas não estão a correr bem e já duvida das suas capacidades? Não duvide, confie em si. Já fez coisa bem mais difíceis, certo?
Veja também: