Share the post "Será que a máquina de lavar e secar 2 em 1 compensa? Saiba tudo"
Na hora de comprar os eletrodomésticos para a casa nova ou quando a máquina de lavar, ou a de secar, avaria, coloca-se, muitas vezes a questão se não será mais rentável optar por uma máquina dois em um. A diferença de preços e a ideia de que uma máquina de lavar e secar seja mais passível de avariar que as outras leva muitas pessoas a hesitar perante esta hipótese.
Mas será isto uma verdade ou um mito? Nada melhor, do que enumerar todos os pontos positivos e negativos, para poder tomar uma decisão consciente.
Máquina de lavar e secar: 2 em 1
Avaliamos os prós e os contras. Tome nota!
Como tudo na vida: não há cenários perfeitos, no caso da máquina de lavar e secar acontece exatamente o mesmo. Se este eletrodoméstico ainda lhe suscita algumas dúvidas, então, estamos aqui para o esclarecer.
Conheça as vantagens
Poupança de espaço
Esta é uma das principais vantagens de um equipamento deste tipo, nomeadamente para quem vive num apartamento pequeno, onde, provavelmente, teria que prescindir da máquina de secar por falta de espaço para a colocar.
Performance
O desempenho, quer na lavagem, quer na secagem, é comparável ao conseguido com as duas máquinas em separado.
Funções separadas
A máquina de lavar e secar pode ser usada apenas para lavar ou para secar, sem necessidade de cumprir as duas funções no mesmo ciclo.
Poupança de tempo
É mesmo verdade que este equipamento poupa trabalho: isto é, seguramente, o que toda a gente quer ouvir quando se trata das tarefas domésticas. Com a máquina de lavar e secar dois em um, não necessita retirar a roupa da máquina de lavar para a colocar na máquina de secar e, seguramente, não necessita de colocar a roupa no estendal.
Poupança de dinheiro
Numa procura rápida pelas lojas de eletrodomésticos, podemos concluir que o modelo mais económico de uma máquina de lavar e secar dois em fica mais barato que uma máquina de lavar e uma de secar compradas em separado.
Consumo de energia
Em termos de consumo de energia, pode dizer-se que fica ela por ela, quando comparamos o funcionamento de uma máquina dois em um com o de duas máquinas em separado, sendo certo que existem grandes variações dependendo dos modelos em análise e que os modelos mais caros, por norma, são também aqueles que permitem maior poupança de energia.
Vertente sustentável
Ter uma máquina, ao invés de apenas uma é realmente a opção mais amiga do ambiente. Independentemente de os consumos de energia poderem ser semelhantes aos de duas máquinas em separado, é preciso pensar também na produção e, no caso de uma máquina única, a pegada ecológica é, obviamente, menor.
Instalação
As máquinas de secar roupa precisam de um tubo de exaustão e de um reservatório para a água. No caso das máquinas 2 em 1, essas peças não são necessárias, já que a água é evacuada diretamente para o esgoto, como acontece nas máquinas de lavar.
E quais são as desvantagens?
Capacidade
Só é possível secar metade da capacidade de lavagem, ou seja, se a máquina tem capacidade para lavar seis quilos de roupa, só pode secar três, já que, na secagem, há necessidade de mais espaço entre as peças. Isto implica que, após a lavagem, seja retirada parte da roupa para, depois, eventualmente, fazer dois ciclos de secagem.
Dificuldade em grandes quantidades de roupa
Como é necessário aguardar que a máquina termine ambos os ciclos, de lavagem e secagem, vai demorar mais tempo se necessitar de fazer várias cargas de roupa, do que se estivesse a usar uma máquina de secar e outra de lavar simultaneamente.
Avarias
Historicamente, estes eram os eletrodomésticos de lavandaria menos confiáveis e mais propensos a avarias, no entanto, a fiabilidade destes equipamentos tem melhorado muito nos últimos anos.
Como funciona a secagem da roupa?
Existem três tecnologias distintas no que toca às máquinas de secar, sejam elas do tipo 2 em 1 ou simples. Veja abaixo.
- Exaustão: ventilam o ar quente e a humidade para o exterior através de um tubo. Este modelo tem o inconveniente de dever ser colocado perto duma janela, visto que o tubo tem que ser ligado ao exterior, provocando correntes de ar frio indesejadas.
- Condensação: condensam a humidade extraída da roupa em água, que pode ser canalizada para o esgoto ou recolhida num compartimento designado a reservá-la.
- Bomba de calor: utiliza um circuito de frio, semelhante ao do ar condicionado, que é composto por um compressor, evaporador e condensador. Esta técnica oferece uma melhor proteção à roupa e é mais ecológica, já que utiliza baixas temperaturas e reutiliza o ar quente para a secagem.
Mais a ter em conta antes de comprar uma máquina de lavar e secar
Ao comprar uma máquina de lavar e secar deverá estar atento, também ao nível de eficiência energética exibido na etiqueta, um conselho que é válido para a de qualquer tipo de eletrodoméstico, mas mais ainda neste caso, já que, a seguir ao frigorífico, a máquina de secar é o equipamento que consome mais energia.
A eficiência energética mede a eficiência do equipamento numa escala em que A é o mais eficiente e o G o menos eficiente.
As máquinas de secar com bomba de calor são as mais económicas, uma vez que conservam o calor do ar dentro do tambor para secar as roupas. A bomba de calor funciona em todos os programas e reduz a energia utilizada sem sacrificar o tempo de secagem.