Share the post "Precisa de ir às Finanças? Saiba como marcar um atendimento presencial"
Existem diferentes formas de fazer uma marcação de atendimento nas Finanças, de modo a poder resolver os seus problemas ou até esclarecer algumas dúvidas.
No atual contexto de pandemia, os serviços públicos apenas atendem presencialmente mediante marcação. Por isso, deverá mesmo fazê-lo, para não dar o seu tempo como perdido.
Se não faz ideia de como agendar uma visita a um balcão das Finanças, então, mostramos-lhe de seguida todas as alternativas.
Marcar atendimento nas Finanças via online
Para marcar uma hora de atendimento nas Finanças deve:
1. Aceder ao Portal das Finanças.
2. Clicar em “Contacte-nos”, no canto inferior direito da página.
3. Escolher a opção “Atendimento presencial por marcação”.
4. Introduzir o número de contribuinte e a respetiva senha de acesso.
5. Clicar em “Marcar atendimento”.
6. Selecionar o assunto e o sub-assunto da marcação para atendimento presencial.
7. Preencher o campo de “Observações” com uma descrição sucinta do que pretende. Se tiver documentos para anexar, também o pode fazer.
8. Confirmar dados de contacto e, para avançar, ativar a autorização para ser contactado.
9. Escolher o intervalo de datas mais conveniente para o atendimento presencial.
10. Verificar quais os locais de atendimento com disponibilidade para o intervalo de datas selecionado.
Por defeito, a opção que aparece é o balcão de atendimento associado à morada fiscal. Para selecionar outro local de atendimento clicar em “Ver disponibilidades”. Escolher o o distrito, depois o concelho e por fim o local de serviço.
11. Selecionar a data e a hora mais conveniente. Clicar em “Marcar atendimento”.
12. Confirmar atendimento
Depois de concluir estes passos, a marcação está registada com sucesso.
Marcação presencial nas Finanças através do telefone
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem também ao dispor dos contribuintes o Centro de Atendimento Telefónico (CAT).
Esta linha de apoio pode ser utilizada não só para fazer a marcação para atendimento presencial, como também para esclarecer dúvidas de natureza tributária e aduaneira. Além disso serve para prestar apoio no acesso à informação e aos serviços disponibilizados no Portal das Finanças.
O número para o qual deverá ligar é 217 206 707 (custo de uma chamada para a rede fixa, em função do plano tarifário do utente) e está disponível nos dias úteis, das 09h às 19h.
Existe ainda um atendimento automatizado, 24 horas por dia, 7 dias por semana, para assuntos relacionados com o estado dos reembolsos de IRS e IVA.
Em temas sujeitos a confidencialidade, deve indicar o seu número de identificação fiscal e o código de acesso telefónico. Se ainda não tem, pode criar um através do Portal das Finanças. Basta aceder ao menu “Dados cadastrais” e escolher a opção “Registar código de acesso telefónico”.
Outras formas de contactar a Autoridade Tributária
Nesta fase, de acordo com o alerta da AT, o atendimento presencial está reservado para assuntos urgentes e inadiáveis. Como tal, além de poder esclarecer dúvidas por telefone, através do contacto com o CAT, pode recorrer ainda ao e-balcão: Contacte-nos – Atendimento e-balcão – Registar nova questão.
Poderá escolher o tema da sua questão e depois uma descrição da mesma, devidamente explícita, para ser facilmente interpretada pelo funcionário da AT que a lê. Poderá, se assim entender necessário, anexar algum ficheiro relativamente ao tema do seu contacto.
Logo que apresente o pedido no Portal das Finanças, o sistema de gestão do serviço e-balcão procede à sua distribuição para o serviço competente, que procede à sua análise, apreciação e resposta. É também nesta secção que verá a resposta emitida. Não há um prazo para tal, porém, habitualmente, os serviços respondem em dois a três dias úteis.
Mas antes de registar o seu pedido de informação no e-balcão, verifique se a resposta à sua questão não se encontra disponível nas “Questões Frequentes”, acessíveis também através do menu “Contacte-nos”.
Além disso, ao contactar o CAT poderá solicitar o endereço de e-mail do seu serviço de Finanças habitual e enviar as suas dúvidas e questões por este meio.
- Autoridade Tributária e Aduaneira. Como marcar um atendimento presencial nos serviços da AT.