Share the post "Marcas brancas: o segredo da poupança ou armadilha que sai cara?"
Atire a primeira pedra quem, no supermercado, nunca ficou com produtos de marcas brancas na mão sem saber se levá-los para casa era um truque genial de poupança ou uma falha monumental.
Estes produtos existem em praticamente todas as grandes superfícies e prometem tudo o que as marcas mais famosas prometem – mas a preços incrivelmente mais baixos. Em alguns casos, a despesa pode descer para metade, mas… e se a qualidade do produto também descer?
Marcas brancas: as respostas às dúvidas mais habituais
O que são marcas brancas?
As marcas brancas são aquelas que vendem os produtos de acordo com a sua designação geral. Por norma, vendem-se muito mais baratas do que as marcas mais famosas porque não investem em marketing nem em embalagens mais atraentes, o que se reflete no valor final cobrado ao consumidor.
Marcas brancas: sim ou não?
A resposta a esta pergunta vai sempre depender de duas coisas: o produto que quer comprar e a sua sensibilidade às alterações na qualidade.
Se é verdade que muitos produtos de marcas brancas são feitos pela mesma fábrica que faz os de outras marcas, também é verdade que, em muitos casos, o processo produtivo é diferente.
Isto quer dizer que, por exemplo, a receita de um produto alimentar pode ter diferenças nas quantidades de ingredientes, da mesma forma que um produto utilitário pode ser feito com matéria-prima mais fraca ou até nem ter exatamente as mesmas peças que os produtos semelhantes de outras marcas.
A escolha da marca no momento de comprar vai, por isso, obrigar a uma análise dos materiais de fabrico. O nosso conselho é que olhe para os rótulos das embalagens e, se tiver tempo, compare na loja a qualidade dos produtos lado a lado. Vai ver que, provavelmente, nem precisa que o plástico da garrafa de água seja tão rígido ou que os cotonetes tenham os cabos coloridos.
Quanto se poupa com produtos de marcas brancas?
Dependendo das marcas que usa habitualmente e da quantidade de produtos que troca por marcas brancas, surpreenda-se: o valor final da compra pode ser três vezes mais baixo.
Para lhe servir de exemplo, reunimos meia dúzia de produtos que constam na lista de compras de qualquer família e comparámos os preços do conjunto só de marcas brancas com o do conjunto das marcas mais caras.
Na nossa lista estão:
- 1kg de arroz agulha;
- 500gr de massa esparguete;
- 1 garrafa de azeite de 75Cl;
- 1 lata de atum de 120gr;
- 1 embalagem de cereais de 500gr;
- 1 embalagem de detergente para a loiça de 1L.
O valor deste cabaz composto só por marcas brancas fica por 7,12€, mas se quiser comprar o mesmo conjunto optando apenas pelas marcas mais caras pode preparar-se para desembolsar… 24,24€!
Se este cálculo o convenceu, é altura de rever a lista de compras.
Quais são os melhores produtos de marcas brancas?
Como dissemos, nem todos os produtos de marcas brancas são exatamente iguais aos equivalentes de marcas mais caras. Assim, e se ainda não estiver totalmente confiante, opte por começar pelos produtos cuja diferença dificilmente vai notar:
- Água;
- Especiarias;
- Legumes congelados;
- Leite;
- Cereais e bolachas;
- Massas.
Por outro lado, evite produtos que são de uso mais íntimo ou em que a qualidade tem um impacto direto na saúde ou na higiene da família ou em produtos que podem afetar os materiais onde são aplicados:
- Produtos íntimos;
- Produtos de higiene;
- Combustíveis;
- Produtos para animais.
Em todo o caso, lembre-se que há normas europeias de qualidade que todas as marcas são obrigadas a cumprir e, por isso, enquanto consumidor está sempre protegido de efeitos adversos graves. É o caso dos produtos de cosmética e dos preservativos, por exemplo: independentemente da marca, há um nível de qualidade e segurança mínimo que é sempre garantido.
Marcas brancas ou marcas próprias?
Antes de terminar, fica uma última nota: além das marcas brancas, muitos supermercados oferecem também produtos de marcas próprias.
Estes produtos são vendidos com o nome da marca-mãe e até chegam, em alguns casos, a ser ainda mais baratos do que as marcas brancas. Na hora de comprar, compare: o importante é sempre manter o equilíbrio entre o preço e a qualidade do que consome.