Se é verdade que algumas marcas de cosmética natural existem há mais de 20 anos, apostando em produtos benéficos para a pele e para o ambiente, também o é que só agora estão realmente em voga. Afinal, vivemos uma era em que a sustentabilidade roubou a cena.
Mas o que é isto da cosmética natural? Em termos gerais, são produtos cosméticos feitos à base de ingredientes provenientes da própria natureza.
Assim, óleos (como por exemplo o óleo de argão), argilas, minerais e extratos vegetais, assumem o papel principal nestes produtos.
Consequentemente, estas marcas não usam parabenos, fragrâncias ou corantes artificiais, derivados de petróleo, silicones ou outros componentes tóxicos nos produtos.
No entanto, é preciso ter em mente que o natural não é necessariamente orgânico, uma vez que muitos produtos têm alguns ingredientes sintéticos na sua composição.
Já os cosméticos orgânicos, além de terem uma fórmula natural, são livres de ingredientes geneticamente modificados e sintéticos.
Nesse sentido, há alguns estudos que apontam para o facto de peles sensíveis e intolerantes, como peles com rosáceas, se darem melhor com produtos de cosmética natural.
Quer experimentar? Conheça as marcas que dominam este mercado.
As 5 melhores marcas de cosmética natural
Lush
Fundada no Reino Unido, a Lush é uma das empresas mais conhecidas de cosmética natural, com produtos cruelty-free e veganos. Todos os produtos são feitos à mão, sendo 100% vegetarianos, 83% veganos e 60% sem conservantes.
Celebridades como Julia Roberts, Sarah Jessica Parker, John Malkovich e Madonna já se renderam aos produtos da marca, cujas linhas vão desde o banho e duche às fragrâncias, passando pelo rosto, corpo e maquilhagem.
As lojas da marcas assemelham-se a mercearias com frutas, queijos e doces dispostos sobre mesas de madeira e cestos de vime, numa ode a que devemos cuidar da pele, como cuidamos da alimentação.
Todos os produtos têm um cheiro maravilhoso, e em conjunto com a estética bastante colorida e apelativa, acabam por tornar-se irresistíveis.
As bombas de banho, por exemplo, são um dos produtos mais vendidos da marca.
Bioart
A marca brasileira Bioart Biocosméticos foi idealizada em 2010, e nasceu pela mão da jovem empreendedora e CEO da marca, Soraia Zonta.
Foi ela quem apresentou ao mercado brasileiro, os primeiros produtos de maquilhagem feitos à base de argila, minerais, tapioca, entre outros ativos naturais e orgânicos.
A fábrica da marca, sedeada em Santa Catarina, no Brasil, integra a lista global da entidade certificadora Ecocert França, uma das mais reconhecidas na certificação de produtos naturais e orgânicos do mundo. O que garante, claro, que os produtos respeitam os conceituados princípios de qualidade e sustentabilidade, no processo de produção de cosméticos naturais e orgânicos.
A Bioart emprega tecnologia de ponta aliada à natureza, para compor toda a sua linha de produtos de tratamento para a pele.
Incrível, certo?
Organii
A fundação da Organii, marca portuguesa, está muito relacionada com a história de vida de duas irmãs (Cátia e Rita), que cresceram num ambiente de respeito pela natureza e consciência das necessidades naturais do corpo.
Cátia formou-se em farmácia e em medicina tradicional chinesa e resolveu lançar a marca, na sequência da sua própria experiência com problemas de pele.
As lojas da Organii reúnem uma criteriosa seleção de marcas bio e eco, apostando num ambiente acolhedor e no atendimento personalizado.
E o melhor: todos os produtos estão também disponíveis online.
Ecco Bella
Foi em 1992 que nasceu a Ecco Bella, pela mão da empreendedora social norte-americana Sally Malanga. A marca afirmou-se como pioneira na cosmética natural e orgânica.
Com efeito, Sally pretendia criar e comercializar produtos naturais livres de testes em animais e com respeito pela natureza, o que se tornou uma realidade na Ecco Bella.
A fundadora da marca alerta para o facto de ser necessário estarmos conscientes de que cada pequena compra que fazemos, tem efeitos no planeta inteiro.
Por isso, vale apostar apenas nos cosméticos que realmente vamos usar.
Green People
A Green People é uma marca de cosmética natural inglesa, nascida em 1994, também a partir do sonho de uma mulher chamada Charlotte. Perante as constantes alergias e eczema da filha, ela deparou-se com imensas dificuldades em encontrar produtos que resultassem na pele da menina. Por isso, resolveu criá-los.
Feitos à base de ingredientes naturais, os produtos da marca assumem-se como os favoritos de celebridades e anónimas, sendo mundialmente conhecidos e adorados.
Hoje em dia, a Green People conta com linhas de cosméticos para o rosto, corpo e cabelos, tanto de adultos como de crianças.
Nesse sentido, se tem pele sensível ou se procura produtos naturais para o rosto e corpo, vale muito a pena espreitar.
Como vê, marcas incríveis de cosmética natural não faltam. Tudo em nome de uma pele bonita, saudável e cuidada.