Cada vez mais estamos conscientes dos efeitos nefastos do nosso consumo, seja por causa da poluição causada, seja por causa das doenças resultantes de anos e anos a comer alimentos processados e açúcares, a respirar químicos nas cidades e nos complexos fabris. Para mudar o mundo, não precisa de ser ativista, basta ser mais consciencioso nas suas escolhas. Por isso, para o ajudar, fizemos um levantamento de marcas ecologicamente correctas em Portugal que deve considerar em momentos de compra.
A roupa já não (só) se quer muita e barata, quer-se feita com produtos amigos do ambiente, de preferência com alguma reciclagem ou reutilização, com um uso inteligente e eficiente de água e de energia, e que não envolva exploração laboral. O consumo de carne e de outros produtos de origem animal, quer por motivações éticas, quer por motivações ambientais, tem vindo a ser repensado, havendo cada vez mais adeptos e simpatizantes do vegetarianismo e do veganismo.
Não deixe de aprender a fazer boas escolhas, contribuindo assim para um mundo e sociedade melhores.
Marcas ecologicamente correctas em Portugal que tem de acompanhar
Lojas Multimarca e Marketplaces
Consideremos primeiro as lojas multi-marca e os marketplaces ecológicos portugueses. Tem muita oferta no que toca a alimentação, caixas e invólucros reutilizáveis, cosméticos, higiene pessoal, calçado, etc. É um bom primeiro passo para experimentar marcas e produtos sustentáveis.
Marcas
Agora, fique a conhecer os negócios propriamente ditos. Mencionamos essencialmente marcas de moda, mas também incluímos marcas ecologicamente correctas em Portugal de cosméticos, sabonetes e velas, assim como também de bens alimentares.
- AsPortuguesas (calçado)
- Balluta (calçado para mulher)
- Bosque Feliz (brinquedos e produtos sustentáveis)
- Casa do Bosque (chocolates de alfarroba)
- Cramet (decoração)
- Flaska (garrafas reutilizáveis)
- Green Boots (calçado e vestuário)
- Life in a Bag (horta em casa)
- Mon Père (vestuário em segunda mão)
- MUSA Natural Cosmetics (cosméticos e saboaria)
- Nae Vegan Shoes (calçado)
- Naturapura (vestuário e brinquedos para bebé)
- Näz (vestuário de senhora)
- Mushi (produtos à base de cogumelos)
- Saponina (saboaria)
- Simplu (granola)
- SIZ (vestuário de senhora)
- Squeez (pacotes reutilizáveis e kits de refeição para bebés e crianças)
- Stró (têxteis para o lar)
- Tuhkana Swimwear (fatos de banho bio-degradáveis)
- Yogurt Nest (iogurteira multi-funções)
Mesmo as marcas mais mainstream preocupam-se em acções de responsabilidade corporativa, como investir em sistemas de energias renováveis, afinar processos de modo a despender menos energia e menos água, apoiar ativamente projetos e instituições que promovam sustentabilidade ecológica e social, entre outro tipo de atividades.
Mas é preciso ter-se olho crítico. Este agudizar da consciência dos efeitos dos nossos atos no planeta obrigou as empresas a envolverem-se mais e a serem mais responsáveis, mas também pode ter todo um lado perverso: o fenómeno de greenwashing. Para quem não sabe, greenwashing é uma “tipologia” de brain-washing. O objetivo é fazer crer ao público que a marca/empresa/produto é sustentável (verde), quando na verdade não o é.
Já se sente mais inspirado para experimentar estas marcas ecologicamente correctas de Portugal?
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