Apesar de parecer complicado, é possível preparar marmitas saudáveis para o trabalho sem comprometer a rotina.
Com a pressa e o stress da vida quotidiana, é muito comum que a possibilidade de uma refeição saudável seja rapidamente trocada por um lanche rápido, ou por uma ida a um restaurante de fast-food, certo? As falhas na alimentação parecem mesmo ser, quase sempre, motivadas pela falta de tempo.
A boa notícia é que, com um pouco de organização e boa vontade, é possível preparar marmitas saudáveis para o trabalho, garantir uma alimentação regrada e beneficiar da ingestão de todos os nutrientes que o corpo precisa para trabalhar melhor.
Como organizar marmitas saudáveis para o trabalho?
Planeie a ementa
A maioria das refeições pode ser preparada com antecedência e assim evitar a desculpa da falta de tempo ou da preguiça. Uma dica é separar um dia para cozinhar tudo o que puder ser preparado antes para a ementa da semana.
Se cozinhar tudo o que for possível de uma só vez, não funcionar, experimente cozinhar uma porção extra ao jantar e aproveitar esta mesma porção para o almoço do dia seguinte.
Acondicionamento
Parte do trabalho de organizar marmitas saudáveis para o trabalho passa por saber acondicionar as refeições da maneira correta.
Prefira sempre a utilização dos potes de vidro que, além de serem práticos, podem ir ao microondas ou forno – e também evitam a contaminação dos alimentos. Se preferir potes de plástico, certifique-se de que são livres de BPA e que podem ser aquecidos.
Utilize sempre uma bolsa térmica apropriada para o transporte e conservação, e guarde a marmita no frigorifico, já que o calor pode estragar alguns alimentos. Atenção aos alimentos perecíveis como ovos e iogurtes: se for demorar muito para acondicioná-los no frigorífico, procure escolher opções mais resistentes a altas temperaturas.
3 Sugestões de marmitas saudáveis para o trabalho
1. Frango salteado com legumes e arroz
Esta opção, apesar de parecer comum, possui algumas vantagens: além de ser nutritiva e saudável, o frango pode ser salteado com antecedência e os legumes podem variar durante toda a semana. Também é possível trocar o frango por outra proteína animal, como bifes e filetes de peixe, e assim criar as mais diversas combinações.
2. Lasanha integral de frango com espinafre
De preparo rápido e bom rendimento de porções, por que não optar por uma lasanha mais saudável? Só vai precisar de placas de lasanha integral, espinafres, queijo ricota, molho de tomate, queijo em fatias e frango desfiado, previamente cozido. O frango pode ser trocado por atum ou carne picada.
3. Salada no pote
As saladas no pote podem ser preparadas com antecedência e permitem as mais variadas combinações. Junte uma proteína, alguns legumes, algumas folhas, acompanhamentos e um molho – que pode ser levado à parte para não humedecer demais os outros alimentos – e pronto! Já tem uma refeição saudável e rápida.
Experimente acrescentar acompanhamentos como grão-de-bico, azeitonas, queijo feta e sementes de sésamo, por exemplo, para incrementar o sabor.