Share the post "Maserati GranTurismo: o verdadeiro hino ao luxo e à potência"
O Maserati GranTurismo é um modelo desportivo de luxo com grande tradição no seio da marca italiana fundada em 1914 (1 de dezembro), em Bolonha, pelos irmãos Alfieri, Bindo, Carlo, Ettore e Ernesto Maserati.
Com o foco no desenvolvimento de automóveis e, especialmente, de motores, a Maserati, tal como hoje é conhecida, tem uma história longa de 109 anos, e experiência acumulada na produção de modelos considerados, atualmente, verdadeiros ícones como sejam o Ghibli, Quattroporte ou o desportivo Bora.
Se no início a marca produzia motores para carros de corrida de terceiros, rapidamente percebeu que deveria apostar na produção própria, vindo a conquistar não só um lugar no mundo da competição, como também, na sociedade ao apresentar dos automóveis mais apelativos, no que diz respeito a design e performance.
O nome do primeiro carro de corrida da Maserati foi o Tipo 26. Estreou-se em 1926 com um motor de 8 cilindros e venceu várias corridas nesse mesmo ano. Em 1937, a Maserati produzia o seu primeiro carro de rua, o modelo 3500 GT.
De salientar que durante o período da Segunda Guerra Mundial, a produção de carros foi interrompida, tendo mesmo a fábrica sofrido danos estruturais. No entanto, após a guerra, retoma a produção de carros de corrida e volta a vencer várias competições.
Nos anos 50 e 60 a Maserati produz vários modelos de competição, nomeadamente, o lendário Tipo 60 “Birdcage”. É, neste período, que começou a produção de modelos de luxo como o Quattroporte (o primeiro 4 portas da marca) e o Ghibli.
Em 1968 a marca italiana foi comprada pela Citroën e, mais tarde, pela Fiat. Sob a orientação desta, lançou vários modelos, como o Biturbo e o 3200 GT. Em 1993, apresentou o Quattroporte IV, que veio a revelar-se um sucesso de vendas.
Atualmente, propriedade da Stellantis, formada a partir da fusão entre a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e a PSA Group, a Maserati produz modelos de luxo, nomeadamente os SUV Grecale e Levante, os sedan Ghibli e Quattroporte, o GranTurismo e o MC20 (que tem variante cabriolet: MC 20 Cielo).
Maserati GranTurismo: a história
O Maserati GranTurismo é um coupé desportivo de quatro lugares que foi lançado em 2007. A apresentação teve lugar no Salão Internacional do Automóvel de Genebra daquele ano. Tinha um estilo elegante e agressivo, além de possante motor V8.
A primeira geração, diga-se assim, foi produzida entre 2007 e 2019. Projetada pelo conhecido estúdio Pininfarina debutou ao lado de outros modelos automóveis de luxo como o Ferrari Testarossa ou o Alfa Romeo Spider.
Equipado com um motor V8 de 4,2 litro ou 4,7 litro, que produz uma potência máxima de 405 cv ou 440 cv, respetivamente, o GranTurismo recebeu transmissão automática de seis velocidades e cumpria o spint 0 a 100 km/h em cerca de 5 segundos.
O sucesso deste coupé, verdadeiro estradista, levou a que a marca desenvolvesse modelos mais possantes e de elevada performance, dando resposta à procura deste tipo de automóvel.
Deste modo, em 2008, apresentou o GranTurismo S, equipado com motor V8 de 4,7 litro, suspensão desportiva e sistema de travões de elevado desempenho.
Este bloco era partilhado com outro modelo italiano: o Alfa Romeo 8C Competizione. Enquanto a caixa manual automatizada de 6 velocidades, construída pela Graziano Transmissioni era partilhada com os modelos Ferrari F430.
As várias versões GranTurismo
Depois do GranTurismo S, a Maserati produziu o GranTurismo MC (2009-2014), projetado para competir nas competições de GT4.
O modelo foi ainda disponibilizado em outras edições especiais como GranTurismo MC Sport Line (2009-2019); GranTurismo Sport (2012-2019) e GranTurismo MC Stradale (2011-2015).
Em 2017 a marca italiana anunciou que o GranTurismo seria descontinuado após o lançamento de uma especialíssima edição final designada GranTurismo Zéda. Mas, o que tinha de especial esta versão:
- Design exclusivo: o GranTurismo Zéda apresenta, além do design exclusivo, uma pintura em degradé que vai do azul para o preto na frente, do preto para o cinza no meio e do cinza para o prata na traseira;
- Tecnologia avançada: o automóvel apresenta tecnologia avançada, que inclui faróis LED adaptativos; sistema de som premium e um sistema de navegação com ecrã sensível ao toque;
- Superior desempenho: recebe motor V8 de 4,7 litro que produz 460 cv de potência e acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,8 segundos;
- Habitáculo luxuoso: este desportivo apresenta um interior luxuoso, com bancos em couro de alta qualidade e acabamentos em fibra de carbono.
- Edição limitada: a Maserati produziu apenas 3 unidades do GranTurismo Zéda. Fator que o torna extremamente exclusivo.
Salientar também que a linhagem Granturismo recebeu entre 2010 e 2019 o GranCabrio, que mais não era do que um cabriolet do GranTurismo S Automatic. Equipado com teto rebatível em lona, mantinha a configuração de quatro lugares do GranTurismo coupé. Foi o primeiro descapotável da Maserati.
Entre 2011 e 2019 foi comercializado ainda o GranCabrio Sport; e, em 2011, foi apresentado no Salão Automóvel de Frankfurt, o Gran Cabrio Fendi. Uma versão do GranCabrio desenhado por Silvia Venturini Fendi.
De 2013 a 2019 a Maserati comercializou o GranCabrio MC, um descapotável, de quatro lugares, 48 mm mais comprido que o GranCabrio, mas com a frente inspirada no MC Stradale. O GranCabrio MC tinha ainda uma aerodinâmica apurada quando comparado com o modelo que lhe servia de base.
O GranCabrio MC Stradale estava equipado com bloco V8 de 4,7 litro que debitava 460 cv de potência; velocidade máxima de 289 km/h e sprint 0-100 km/h, em 4,9 segundos. A transmissão era MC Auto Shift, automática ZF de 6 velocidades. O modelo foi apresentado em 27 de setembro de 2012, no Salão Automóvel de Paris.
![Maserati granturismo branco](https://assets.e-konomista.pt/uploads/2023/05/maserati2.jpg)
Maserati GranTurismo: a nova geração
Entretanto, em outubro de 2022, surpresa das surpresas, a Maserati apresentava, online um novo GranTurismo.
Este dá início a uma nova geração, a segunda, de modelos puro estradistas, que combina versões equipadas com motor a combustão (novo motor Maserati Nettuno V6, a gasolina, uma vez que a configuração V8 é abandonada), com versão equipada com 3 motores elétricos, designada Folgore. Nome que será adotado por todos os novos modelos elétricos da Maserati.
Com a nova oferta a marca italiana regressa ao mercado com objetivo de reforçar a sua posição num segmento onde os consumidores dão especial relevo à sofisticação e ao luxo.
Assim, sob o desígnio da Stellantis, a Maserati faz chegar ao mercado um automóvel de quatro lugares, confortável, com acabamento de alta qualidade, construção cuidada, e motores a gasolina capazes de prestações desportivas.
Falamos do bloco 3.0 litro V6 biturbo a gasolina que estará disponível em duas declinações: 490 cv (Modena) ou 550 cv (Trofeo), ambas com transmissão AWD e tração integral. As velocidades máximas anunciadas são de 302 km/h e 320 km/h, respetivamente.
Na senda da mudança de paradigma, algo que está a ser transversal a todas as marcas automóveis, a Maserati disponibiliza ainda o GranTurismo Folgore, modelo elétrico que recebe três motores elétricos e debita 761 cv de potência combinada.
Este modelo reclama sprint 0-100 km/h em 2,7 segundos, velocidade máxima de 325 km/h e autonomia de 450 km, com uma carga de baterias. A tecnologia de recarga de baterias possui sistema que permite repor em 5 minutos até 100 km de autonomia.
O novo modelo, que será produzido na fábrica de Mirafiori, tem estreia prevista para este ano e manterá intactos todos os predicados a que a marca já habituou os seus clientes: elegância do design; conforto do habitáculo (4 lugares) e sonoridade do motor.
Como é natural o modelo apresentará um nível de tecnologia avançado e digital, com a integração de três ecrãs: um servirá de painel de instrumentos; outro estará dedicado ao infoentretenimento (na zona central do tablier) e um terceiro, mais pequeno, servirá os propósitos da climatização do habitáculo.
O novo GranTurismo que já foi apresentado na Milan Design Week e no Rolex Monte-Carlo Masters de ténis debutou, recentemente, nos showroom que a marca italiana tem em Cascais e, no Porto.
PrimaSerie: apenas 75 unidades disponíveis
Entretanto, para comemorar “75 gloriosos anos de grã-turismo” a Maserati produziu “uma PrimaSerie em edição limitada. Duas irresistíveis configurações Trofeo, mas apenas com 75 unidades disponíveis”. Descubra-as aqui.
Alguns modelos icónicos da Maserati
Ao longo dos seus 109 anos de história a Maserati construiu verdadeiras obras de arte sobre rodas. A juntar ao sucesso do GranTurismo, como já vimos um estradista por excelência, a marca italiana juntou outros, cujos nomes só por si, constituem importantes marcos na história do automóvel. Vejamos:
- Maserati Ghibli: modelo lançado em 1967 é considerado um dos mais emblemáticos da marca italiana. Era um carro desportivo de dois lugares com um motor V8 e um estilo elegante e sofisticado. Atualmente o nome foi recuperado e dá ênfase a um dos sedan desportivos mais atrativos da atualidade.
- Maserati Quattroporte: sedan de luxo lançado pela primeira vez em 1963. Com uma longa história passou por várias mudanças de design e atualizações de motor. A marca define o Quattroporte como um “ícone da elegância italiana”.
- Maserati MC12: é um carro de corrida produzido em número limitado para homologação em provas de competição. É baseado no carro de corrida Maserati MC12 GT1 e considerado um dos automóveis mais exclusivos e raros da marca.
- Maserati Bora: lançado em 1971 e é um desportivo de dois lugares, com motor central traseiro, tração traseira e pertence ao segmento dos GranTurismo. Tem design distintivo e recebeu potente motor V8. É considerado um dos modelos mais emblemáticos da Maserati da década de 1970 (produção entre os anos de 1971 a 1978). O Maserati Bora, primeiro automóvel da marca com motor central, foi o responsável por acabar com a reputação da marca italiana de produzir carros rápidos mas desatualizados tecnologicamente. Foi o primeiro Maserati a utilizar suspensão independente nas quatro rodas.
O GranTurismo é considerado um dos automóveis mais lindos alguma vez produzidos e, naturalmente, um símbolo da elegância e do estilo italiano. É elogiado por combinar desempenho, luxo e design sofisticado, sendo, por isso, altamente valorizado pelos apaixonados por automóveis desportivos, em todo o mundo.