A Maserati revelou por fim o novo Maserati MC20. Um coupé de dois lugares, superdesportivo que tem o objetivo de agitar e subir o nível deste segmento de mercado. Com um biturbo V6 em posição central com 630cv e a capacidade de atingir 325 km/h e acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,9 segundos, o MC20 promete ser a derradeira experiência automobilística.
Fruto de uma colaboração com a empresa de engenharia automóvel Dallara, resultou também uma estrutura de fibra de carbono com chassis auxiliares de alumínio com um peso inferior a 1500 kg. Esta revolucionária construção até pode dar a ideia que a marca minimizou o peso do MC20, mas, na verdade, foi pensada e idealizada para aumentar o sucesso do seu desempenho em estrada.
Ao que parece, desde março de 2020 que a Maserati já estaria a idealizar num protótipo. Contudo, felizmente para os amantes da marca, o final de 2020 pode ser a altura do seu lançamento.
Até lá, vejamos que outras características vai trazer este superdesportivo ao mercado e aos condutores.
Maserati MC20: o primeiro de uma nova geração
O MC20 é um modelo totalmente inovador na linha de produção da Maserati. Aliás, a própria sigla MC, que significa Maserati Corse, é um sinal de que a marca está a pensar em grande e quer mesmo fazer o carro ideal para os condutores sentirem a verdadeira sensação do asfalto em cada aceleração.
Motor, tipo de caixa e desempenho
No que toca ao motor, a Maserati está aproveitar o MC20 para lançar um novo motor V6 biturbo com potência de 630cv.
Chamado de Nettuno, o novo motor utiliza um novo sistema de dupla combustão tal como nos carros de corrida de Fórmula 1. Sendo por isso, um motor com um sistema de dupla injeção e uma pré-câmara de combustão com duas velas por cilindro, o que ajuda a extrair os 630cv e 730Nm de força sem exagerar na pressão dos dois turbocompressores.
Este motor é auxiliado por uma caixa de transmissão automática, com dupla embraiagem de oito velocidades. Além disso, tem ainda 4 modos de condução, incluindo um dedicado condução em piso molhado.
Design e Interiores
Com duas portas a abrirem em estilo borboleta, o Maserati MC20 tem um habitáculo de dois lugares. É um modelo que optou por um design clean e minimalista. Todos os materiais internos foram tocar os tons desportivos e o luxo italiano. Bancos de couro preto com costura contrastante em azul-escuro, pedais de alumínio e acabamento em fibra de carbono, são os essenciais que fazem dos interiores do MC20 uma oba de arte.
Ao nível dos gadgets e sistemas incorporados, o MC20 tem todos os seus comandos centrados num painel de controlo touchscreeen. Esta foi a forma encontrada pela marca para garantir uma utilização responsável de todos os sistemas e que estes não distraem quem está a conduzir.
A segurança é assim outro dos pontos que a marca aposta para garantir total proteção ao condutor. Ainda que o gosto pela velocidade seja potenciado com o MC20, têm de existir condições para que a condução seja dinâmica e segura. O que nos leva ao splitter frontal e aileron na traseira. Estas duas estruturas ajudam no apoio aerodinâmico quando estamos em alta velocidade, mas sem chamarem demasiado a atenção.
Dizer ainda que, e no campo dos gadgets, este modelo vem equipado com um espelho retrovisor digital que utiliza uma câmara traseira, para o condutor poder olhar à retaguarda e controlar a traseira do veículo.
Resumindo, a nível estético e funcional o Maserati MC20 é mesmo uma peça única (se bem que vai ser um modelo de série) que combina todos os elementos. Sejam internos ou externos, o toque automóvel italiano é inigualável!
Um superdesportivo elétrico?
É verdade, a Maserati ouviu o meio ambiente e para 2022, está a ser programa uma versão 100% eléctrica do MC20.
Uma variante totalmente elétrica com tração nas quatro rodas e que será a primeira incursão da marca italiana de luxo neste segmento. A construtora ainda não divulgou nenhum detalhe sobre a bateria ou motor, apenas que a velocidade máxima rondará 310 km/h e passar pelos 100 km/h em somente em 2,8 segundos, ou seja, menos um décimo do que a versão a gasolina.
Por outro lado, este é excelente sinal da Maserati. Estreia-se nos elétricos, uma tendência a crescer e claro, mostra que está atenta às novas formas de condução e alternativas mais ecológicas.
Quanto ao preço de venda, ainda não existem também grandes informações. Contudo, de forma não oficial, surgiram notícias com um valor entre os 200.000 € e os 300.000 €. Um preço exclusivo, para um automóvel muito exclusivo.