Share the post "Mercado de trabalho: já pensou fazer um curso de formação profissional?"
A formação profissional é cada vez mais valorizada no mercado de trabalho, sendo procurada por quem pretende ingressar no mesmo ou manter-se atualizado nas suas áreas profissionais.
A formação ao longo da vida é cada vez mais uma aposta das sociedades atuais, fazendo parte das atuais políticas educativas e formativas dos diversos países, levando ao envolvimento das empresas nesta área.
Os tempos são outros para o mercado de trabalho e a procura de emprego é uma tarefa cada vez mais desafiante. Desde há algum tempo que a formação tem conquistado espaço entre o público que procura ferramentas sólidas para desenvolver aptidões e áreas de interesse.
Se estas características são aquilo que procura para ingressar no mercado de trabalho, então um curso de formação profissional pode ser o mais indicado – e útil – para si.
A conquista do mercado de trabalho
Sonha formar-se em cozinha, pastelaria, cuidados de saúde, cuidados animais, serviços administrativos, hotelaria, agricultura, maquilhagem, decoração de interiores, marketing, design gráfico ou, quem sabe, em informática e redes? Não faltam boas opções, para todos os perfis de candidatos.
O número de postos de trabalho dos candidatos com formação permanece em crescimento. Isto porque continua a faltar mão de obra especializada e as empresas estão com os olhos postos em quem tem formação em determinadas áreas.
Neste artigo destacamos os cursos dinamizados pela Master.D, com centros de formação em Lisboa, Porto, Faro e Coimbra.
Se o que pretende é ingressar no mercado de trabalho, sentindo-se preparado para o efeito, talvez seja altura de encarar o desafio de realizar um curso de formação profissional.
Porquê escolher um curso Master.D?
Para responder a esta questão, talvez possamos dizer que a primeira razão é porque certamente, há um curso que encaixa nos seus objetivos. São mais 30 formações disponíveis por todo o país.
À procura de um curso profissional ou técnico?
Seja qual for a área de interesse, há uma formação profissional ou técnica para si que pode ser a sua porta de entrada para o mercado de trabalho.
A segunda razão relevante é que a Master D está certificada pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER) e pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) – nas áreas de Audiovisuais e produção dos media, marketing e publicidade, ciências informáticas, eletricidade e energia e eletrónica e automação. Se procura boas referências e qualidade, esta opção é para si.
Por último, e não menos importante, é que os cursos da Master D permitem flexibilidade horária e geográfica – ou seja, se tem que gerir o seu tempo da melhor forma ou se está fora das cidades onde há centros de formação, esta é uma boa escolha.
A Master D disponibiliza na maioria dos seus cursos, duas modalidades, b-learning e e-learning, utilizando em ambas uma plataforma de aprendizagem virtual.
84% dos formandos da Master.D estão inseridos na modalidade b-learning e os restantes 16% fazem a sua formação totalmente online.
Durante todo o curso terá apoio e acompanhamento permanente da equipa docente. O objetivo, também para os formadores, é a possibilidade de rápida inserção no mercado de trabalho – para isto, a Master D tem também o SIL (Serviço de Inserção Laboral), que é o órgão responsável pela Bolsa de Emprego e uma ponte importante entre os formandos e as empresas acolhedoras.
O que os formandos dizem sobre a Master.D
Há uma página dedicada a reunir as opiniões de quem escolhe a Master.D para tirar um curso e se está a ponderar fazer o mesmo, este pode ser um bom começo para as suas pesquisas.
Quais são os cursos com mais procura?
Para entender a tendência do mercado de trabalho, talvez seja boa ideia olhar para as áreas profissionais com mais procura.
Em 2022, dos 8.340 formandos ativos na Master.D, a maior parte escolheu os seguintes cursos:
Top 5 Cursos com mais formandos
- Energias Renováveis;
- Assistente Administrativo e Financeiro;
- Assistente Administrativo com especialização em Assessoria;
- Auxiliar de Saúde;
- Energias Renováveis com especialização em Manutenção de Sistemas Solares e Eólicos.
O que acontece quando se conclui a formação?
Olhar para o futuro com segurança é ter uma visão prática dos seus projetos. Para além de escolher o curso, é fundamental entender como funciona a fase seguinte, imediatamente após a conclusão de uma formação. E há números que dizem mais do que mil palavras.
Olhando ainda para o ano de 2022, mais de 2000 formandos concluíram a sua formação na Master.D, mais de duzentas Bolsas de Emprego foram conseguidas através do apoio prestado pelo Serviço de Inserção Laboral e mais de 1.500 empresas parceiras receberam formandos para ocupar vagas de estágio.
E quando o assunto é a frequência nos cursos de preparação para Concursos Públicos, os números também falam por si:
- 96% dos formandos inscritos nestes cursos aprovaram na Prova de Conhecimentos da PSP e GNR;
- 80% dos formandos passaram nas provas Físicas da PSP e GNR.