As Olimpíadas de Culinária – Jogos Olímpicos de IKA / Culinária – tiveram lugar na cidade alemã de Erfurt e contaram com a participação de seis chefs portugueses divididos por duas equipas.
Três medalhas para a cozinha portuguesa
O feito dos chefs portugueses é ainda mais impressionante se tivermos em consideração que estavam em prova 2000 chefs de 59 países. As equipas da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP) venceram três medalhas.
Este é o maior evento de culinária do mundo e aconteceu nos dias 22, 23, 24 e 25 de outubro na Alemanha. Foram preparados mais de 7000 menus, tornando este evento num acontecimento único e grandioso. A sala de exposições da cidade de Erfurt assistiu à preparação de refeições frescas e deliciosas, em que a equipa de Singapura arrecadou o primeiro prémio das Olimpíadas de Culinária 2016.
O chef português Celso Padeiro, enquanto membro da equipa sénior de competição culinária da ACPP, venceu a medalha de prata na categoria “Artes Culinárias”. A mesma equipa conseguiu também a medalha de bronze na categoria “Arte de Pastelaria”. A equipa júnior de competição culinária da ACPP conquistou a medalha de bronze na categoria “Artes de Culinária e Pastelaria”.
A representação portuguesa esteve a cargo destas duas equipas, a júnior e a sénior da ACPP, que elevaram o nome do nosso país e da culinária nacional para patamares de excelência.
Equipa Júnior de Competição Culinária
Chef António Bóia
Chef João Cunha
Emanuel Brás
Pedro Monteiro
Jeferson Dias
João Vasco
Tiago Gomes
Equipa Sénior de Competição Culinária
Chef Celso Padeiro
Chef Luís Gaspar
Chef Carlos Gonçalves
Chef Paulo Pinto (orientação)
Veja também: