Fazer meditação no trabalho pode ser a grande chave para conseguir ser mais produtivo. Parece-lhe um contra-senso? Muito pelo contrário. Parar um pouco e reservar alguns minutos para si vai ajuda-lo a concentrar-se e a trabalhar mais e melhor – sabia que, em alguns países, a meditação no trabalho é algo tão natural quanto qualquer outra rotina diária?
Reconhecendo os benefícios de “descomprimir”, várias empresas têm vindo a investir na prática da meditação, com espaços próprios para o efeito, de forma de minimizar a fadiga dos seus trabalhadores, aumentando a motivação e produtividade.
Numa sociedade onde, cada vez mais, o stress está presente e onde não se tem tempo para nada, tudo o que possa ajudar é bem vindo e a meditação no trabalho pode ser, de facto, o segredo para se sentir mais motivado, conseguir fazer tudo e terminar o dia menos cansado e ansioso, com a sensação de dever cumprido. Isso vai, ainda, ajudar a evitar graves problemas de saúde, como a Síndrome de Burnout ou a depressão.
Descubra aqui 7 benefícios de praticar meditação no trabalho e saiba como pode faze-lo.
O que é a meditação no trabalho e quais os seus benefícios?
1. Aumenta a concentração
Meditar é como treinar os músculos do cérebro. Quanto mais desenvolver a capacidade de abstração do meio envolvente, maior a capacidade de concentração nas tarefas diárias, nomeadamente no trabalho.
2. Aumenta a criatividade
Nem sempre é fácil ser criativo. A meditação pode ajudar muito nesse processo. A capacidade de “desligar” é fundamental para desbloquear, para conseguir pensar fora da caixa e chegar às melhores ideias.
3. Reduz do tempo de execução das tarefas
A partir do momento em que consegue concentrar-se melhor, tudo se torna mais fácil. A meditação no trabalho vai ajudar a ver tudo com mais clareza, o que vai contribuir para que consiga resolver cada tarefa com maior destreza.
4. Alivia o stress
A meditação vai ajuda-lo a (re)conhecer os seus problemas e limites. Isso vai melhorar o seu humor e a sua relação com os outros. Tudo isto vai reduzir – e muito – o stress.
5. Facilita o trabalho em equipa
para quem tem dificuldade em trabalhar em equipa, a meditação pode ajudar. O facto de permitir treinar o controlo das emoções, promovendo a calma, a paciência e a criatividade, vai facilitar o relacionamento e o trabalho com outras pessoas, por vezes muito diferentes.
6. Reduz a ansiedade
As elevadas exigências e os prazos apertados geram grandes níveis de ansiedade que só prejudicam e acabam por atrasar o trabalho. Através da meditação, vai aprender a focar-se no momento presente, reduzindo a expectativa ou a preocupação excessiva em relação ao futuro.
7. Aumenta a produtividade
Ao promover a concentração, a gestão da ansiedade e a criatividade, o exercício da meditação no trabalho vai permitir maior rapidez e eficiência. Logo, será maior a sua produtividade.
Estes são dos benefícios da meditação no trabalho e que se refletem no seu bem-estar geral e na sua saúde.
Meditação no trabalho: como fazer?
É mais fácil do que parece. Bastam 10 minutos, antes de começar, a meio da manhã ou mesmo durante a hora de almoço. Para isso, siga os seguintes passos:
- prepare uma playlist com músicas calmas e relaxantes ou sons da natureza;
- escolha, de preferência, um local tranquilo como o seu carro, por exemplo;
- sente-se com a coluna direita e mantenha uma respiração calma;
- feche os olhos e comece a sua meditação.
Tente esvaziar a sua mente de todos os pensamentos negativos e encha-a de coisas boas – imagens de locais e pessoas que gosta, por exemplo. Se preferir, pode não pensar em nada. Dessa forma vai permitir acordar a sua criatividade, contribuindo para encontrar soluções e ideias. Repita, todos os dias. Ao longo do tempo, vai sentir-se cada vez melhor e usufruir dos resultados.
Faça meditação no trabalho e em casa e seja mais feliz e saudável.