O Queijo de Ovelha Amanteigado, produzido pela Quinta do Pomar, é o grande vencedor da edição de 2024 dos World Cheese Awards, que pela primeira vez se realizaram em Portugal, transformando Viseu na capital mundial do queijo ao longo deste fim de semana.
Produzido na Soalheira, Serra da Gardunha, município do Fundão, o queijo português destacou-se entre os 4.786 exemplares que estiveram à prova no Pavilhão Multiusos de Viseu, onde um exigente júri composto por mais de 250 especialistas elegeu 104 queijos Super Gold.
Após uma segunda ronda de avaliação que reduziu esta lista a apenas 14 finalistas, o Super Júri pontuou cada um dos queijos, coroando o Amanteigado de Ovelha da Quinta do Pomar com a pontuação mais elevada e o título de “Melhor Queijo do Mundo, superando a forte concorrência de países como Espanha, Itália, Suíça, Estados Unidos, Noruega ou Brasil.
Esta é a primeira vez que um queijo português vence o mais elevado galardão atribuído pelos Óscares do Queijo, sucedendo ao Nidelven Bla, queijo produzido na Noruega e vencedor da edição de 2023. Um resultado histórico para Portugal e que é o culminar de uma edição que ficará como um marco incontornável para a participação portuguesa nos World Cheese Awards, ao reunir em Viseu a maior delegação nacional de sempre, com 182 queijos em competição.
World Cheese Awards: mais distinções de qualidade
Além do vencedor do título de “Melhor Queijo do Mundo”, houve mais três Super Gold portugueses e, aos quatro queijos com o galardão mais elevado, somam-se ainda 11 queijos nacionais eleitos gold, 34 com selo silver e 38 bronze, totalizando 87 premiados.
Ao longo dos 3 dias do evento, houve provas comentadas, degustações, workshops de queijos e produtos regionais, oito sessões de showcooking com alguns dos melhores chefs nacionais, música ao vivo, diversas atividades em torno do queijo e muitas surpresas.
O evento, conhecido como os Óscares do Queijo e organizado há mais de três décadas pela Guild of Fine Food, reuniu em Viseu os maiores produtores mundiais, com destaque para um número recorde de produtores e queijos nacionais em competição, a par de especialistas, críticos gastronómicos e apreciadores dos quatro cantos do mundo. Espanha, Reino Unido, Itália, Brasil e Japão foram alguns dos principais mercados presentes.