Um carro com motor diesel tem especificidades que requerem cuidados e ajustes apropriados para potenciar o seu nível de rendimento. Através da mudança de algumas peças e de uma constante e correta manutenção do veículo, pode conseguir melhorar o desempenho de um motor diesel.
Para maximizar o desempenho de um carro com motor diesel, pode começar por aprender bons hábitos de condução. Evite acelerações ou travagens bruscas, pois estas aumentam o consumo de combustível. Outro dos conselhos passa por utilizar a mudança correta na velocidade a que o veículo circula.
Se possível, encontre uma velocidade moderada, sem que o carro esteja em esforço e ligue o cruise control, se o veículo tiver este equipamento. Caso não tenha, tente manter uma velocidade constante.
Como melhorar o desempenho do motor diesel do seu veículo
Realizar revisões periódicas
Um motor a gasóleo necessita de uma manutenção e revisão periódica dos componentes envolventes (o número de quilómetros depende do automóvel).
Como tal, a mudança de todos os filtros do carro, segundo o regulamentado pela marca, previne problemas futuros e garante o bom desempenho do motor. Pode ainda substituir esses mesmos filtros por uns de alta performance. Essa mudança garante que os fluídos e o ar são filtrados de forma mais eficaz, melhorando o desempenho do automóvel.
Um dos sistemas que requer alguma atenção é o sistema de combustível. Caso note que este não está a funcionar corretamente, deve proceder à sua substituição o mais rápido possível. Este sistema é conhecido por causar problemas na entrega do combustível através do sistema de injeção.
Substituir o computador de bordo e os módulos de desempenho
Ao substituir o computador de bordo do seu automóvel (quando adequado) por um de alta performance, irá libertar mais potência para o motor diesel. Desta forma, poderá reduzir o consumo do combustível e do desgaste dos componentes à volta do motor.
No caso dos módulos de desempenho, estes aumentam até 35% o rendimento do motor diesel. Como tal, substituir estes módulos é uma possibilidade vantajosa para aumentar a potência de um carro a diesel. Contudo, deve ter em atenção que ao substituir os módulos de desempenho, pode aumentar o consumo de combustível em cerca de 10%.
Reprogramar a centralina
Outra dica para melhorar o desempenho do motor diesel do seu automóvel passa por reprogramar a centralina.
Trata-se de uma intervenção técnica, simples e segura, mas que deve ser efetuada em oficinas e através da qual se pode obter ganhos de cerca de 30% nos valores de potência declarados de fábrica ou 35% nos valores de binário máximo.
Sistema de ar frio
O desempenho em asfalto melhora através da instalação de um sistema de ar frio. Assim, o ar que é bombeado para o motor é mais frio do que o ar que se encontra dentro do mesmo, aumentando a taxa de combustão do motor diesel.
A performance pode melhorar até 20% com esta alteração.
Alteração dos injetores de combustível
Para que um motor diesel tenha uma maior potência é importante que os injetores de combustível estejam atualizados. Ao fazer esta atualização vai, automaticamente, aumentar a potência no motor. Como tal, o poder de arranque será superior e conseguirá absorver uma maior eficácia e eficiência do motor a gasóleo.
Como acontece com a mudança do computador de bordo, também com esta alteração iremos reduzir o consumo de combustível, explicado pela maior capacidade de resposta do carro em estrada. Existem vários tipos de injetores de combustível diesel à venda no mercado, mas deve escolher aquele que melhor se adapta à marca e ao modelo do seu automóvel.
Instalação de um bom sistema de escape
Com a instalação de um bom sistema de escape, o carro irá libertar uma quantidade superior de gás pelo tubo. A vantagem desta alteração passa por ajudar a manter as temperaturas baixas, não esforçando tanto o motor.
É ainda de referir a necessidade de colocar um sistema de escape com especificações ajustadas à marca e modelo, para conseguir uma maior eficiência do combustível, dos níveis de ruído, da capacidade de resposta em acelerações e, como consequência, aumentar o tempo de vida útil do motor diesel.
Mudar o intercooler
Nos motores turbodiesel, o intercooler otimiza o desempenho da mecânica. Este pequeno componente, que parece um radiador, tem como objetivo baixar a temperatura do ar comprimido. Desta forma, com mais frio, o ar torna-se mais denso, o que permite aumentar a potência através do combustível, já que vai haver mais oxigénio.