Mentalize-se deste facto: a sua reputação no trabalho é um dos fatores mais importantes da sua carreira.
Pode soar a exagero, mas não é. A sua imagem profissional vai ser preponderante no seu percurso profissional, seja para o bom ou para o mau. De facto, uma boa reputação pode fazer verdadeiros “milagres” na sua carreira. É (em muito) graças a ela que pode aumentar o seu “valor de mercado”, ter mais credibilidade em termos profissionais ou até progredir na sua carreira (o que o pode levar até a obter uma – ou aquela – promoção) e alcançar o sucesso profissional.
Como melhorar a sua reputação no trabalho? 4 Dicas básicas
O que é isto da reputação? Nada mais, nada menos que o resultado das suas ações em contexto de trabalho e daquilo que os outros pensam e/ou dizem sobre si. A fórmula pode até parecer simplista, mas é na realidade mais poderosa do que possa pensar.
Certamente ouve/diz todos os dias que não se importa com os que outros pensam ou dizem sobre si, mas em termos profissionais talvez queira repensar essa postura. É que a reputação funciona como uma espécie de “moeda” no mercado de trabalho. É ela que vai determinar se tem ou não sucesso, se lhe são oferecidas ou não certas oportunidades, se sobe ou não na carreira.
Repare no mundo laboral está sempre (e constantemente) sujeito a avaliações. Seja pelos seus chefes ou pelos seus colegas. Isto é um facto. E na hora da decisão são essas avaliações e opiniões que podem definir o seu sucesso ou o seu fracasso profissional. E, sejamos francos, basta uma avaliação negativa (ou menos positiva, digamos assim) para pôr tudo em causa. Para evitar que tal aconteça, o melhor é tratar fazer tudo ao seu alcance para garantir que tem uma reputação profissional “à prova de bala”. Estas dicas podem ajudá-lo. Ora veja.
1. Se prometer, cumpra!
Parece tão simples e, no entanto, é tão falível. De facto, na ânsia de “mostrar serviço”, muitos profissionais tendem a “falar demais” e prometer mais do que efetivamente podem fazer, o que pode comprometer a sua reputação. Para promessas eleitorais por cumprir, bastam os políticos. Por isso, tenha sempre noção daquilo que pode ou não fazer e da sua disponibilidade para assumir novas tarefas ou projetos. E, mais importante, prometa apenas se puder cumprir. Não queira impressionar à força, mas sim pelo seu mérito e bom trabalho.
2. Tenha atenção ao que diz e como diz
Se há coisa que pode afetar a sua reputação são os mal-entendidos. Por isso, tenha particular atenção ao que diz e como o diz, para evitar gerar conflitos ou confusões no ambiente de trabalho. Certas expressões (mais informais ou corriqueiras), certas atitudes ou gestos (sim, a linguagem corporal aqui também conta), podem dar azo a interpretações erradas e, consequentemente, conflitos e/ou opiniões negativas, que – com algum cuidado – podem ser evitadas.
3. Crie empatia com a sua equipa
Muito da sua reputação deve-se – como sabe – à opinião que os demais profissionais têm sobre si. Portanto, trate de se relacionar bem com eles. Seja um jogador de equipa, sempre pronto a ajudar os seus colegas e em quem eles podem confiar. Quanto melhor for a sua relação profissional com eles, maior será a sua credibilidade e melhor a sua reputação.
4. Seja eficiente
O primeiro passo para melhorar a sua reputação passa pela sua eficiência. Quanto mais produtivo e eficiente for, melhor. Por isso, se quer ter uma boa imagem e reputação profissional, comece por aí.
Uma questão de reputação…
Todos os profissionais de sucesso têm muitas coisas em comum. Além dos traços de personalidade ou dos hábitos, têm também a reputação. De facto, uma boa reputação precede qualquer profissional. É ela que ajuda a “desbravar” o caminho para o sucesso. Esses profissionais não precisam de “bradar aos sete ventos” sobre as suas qualidades, a sua reputação faz isso por eles e abre-lhe as portas para novas e melhores oportunidades. Agora que conhece a verdadeira importância (e impacto) de uma boa reputação profissional, trate de aperfeiçoar a sua.
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