Melhorar o salário pode não passar apenas por trabalhar mais ou mudar de emprego. Existem vários fatores e estratégias que podem ajudar quem pretende ganhar um pouco mais no final de cada mês.
Na verdade, podemos mesmo afirmar que tudo começa quando opta por ser proativo. E por muito que digam que o dinheiro não pode comprar felicidade, a verdade é que é sempre bem-vindo.
Poder contar com um extra que lhe permita viver melhor ou investir mais em coisas que gosta vai trazer-lhe benefícios. No fundo, ter mais dinheiro vai contribuir para que sinta mais realizado e feliz. Mas, qual a chave para melhorar o salário e ter tudo o que deseja?
Saiba, antes de mais, que isso requer um grande esforço da sua parte. Afinal, nada “cai do céu”. Portanto, prepare-se para fazer o que estiver ao seu alcance para atingir o seu objetivo.
Apresentamos-lhe algumas coisas que pode fazer para aumentar o seu rendimento mensal e usufruir dos benefícios de um salário maior.
Melhorar o salário: 6 dicas para ganhar mais ao fim do mês
Ser proativo
São as suas atitudes que chamam a atenção dos outros, mas principalmente a dos seus superiores – quer seja pelo lado positivo, como negativo. Assim, é necessário que se esforce ao máximo para ter um desempenho notável e evitar falhas.
Todos nós sabemos que uma das características mais procuradas em qualquer área é precisamente a proatividade. Ou seja, qualquer empresa pretende ter profissionais comprometidos, com iniciativa e sem medo de assumir responsabilidades ou novos desafios.
Por isso já sabe, pense sempre à frente e antecipe possíveis problemas. Aprender a lidar com as controvérsias do dia-a-dia no trabalho e encontrar soluções rápidas e eficazes é a chave para demonstrar que é definitivamente merecedor de um salário mais alto.
Desenvolver as suas competências
O seu patrão não lhe vai pagar mais sem um motivo válido. Por isso, se o seu objetivo passa por ver o seu trabalho reconhecido e valorizado, de modo a aumentar o valor que recebe ao fim do mês, esforce-se ao máximo, dê o seu melhor e torne-se o melhor nas suas funções.
Desenvolva as suas competências e trabalhe a eficiência. Inscreva-se num curso, participe em seminários e workshops ou colabore com profissionais mais experientes, de modo a aperfeiçoar as suas capacidades.
Ao fazer isso, vai mostrar à sua empresa que está empenhado. Isso vai levar a sua entidade empregadora a querer, também ela, valorizar o seu esforço e investir mais em si.
Investir na sua formação
No mercado de trabalho é cada vez mais importante ter uma qualificação mais alta. Afinal, os cargos mais bem pagos são, por norma, aqueles cujos profissionais são detentores de variadas competências e formação académica.
Por esse motivo, torna-se essencial investir na sua formação para que consiga melhorar o seu salário. Desde workshops, mestrados, doutoramentos, cursos de pequena ou longa duração, o importante é atualizar conhecimentos e desenvolver novas competências.
Ainda que a experiência prática e outros fatores sejam relevantes, a formação académica continua a ter um peso significativo. Este tipo de experiência, demonstra que é interessado, que segue as tendências e que independentemente de tudo se mantém atualizado.
Assumir mais responsabilidade
Para ver o seu salário aumentar pode propor-se a novas funções e responsabilidades dentro da empresa. Por exemplo: assumir um trabalho adicional, colmatar lacunas noutros serviços e/ou desempenhar tarefas de que goste, mesmo que de áreas muito distintas da sua.
Se não sabe por onde começar, o melhor é perguntar ao seu chefe ou a outros coordenadores da empresa onde trabalha, quais as necessidades e onde pode ajudar.
Além disso, pode sugerir projetos da sua preferência que permitam acrescentar valor ao negócio.
Construir a sua marca pessoal e comunicar de forma eficaz
Quando opta por contruir um modelo de comportamento para si mesmo está automaticamente a aumentar o seu valor enquanto profissional. A construção de uma marca pessoal é uma das estratégias mais eficazes para aumentar o salário.
Por isso, faça uma pesquisa, informe-se sobre as regras estabelecidas pelo seu empregador e saiba o que pode ou não fazer. Depois, siga em frente e crie a sua própria marca pessoal.
O LinkedIn é uma ótima rede para o fazer de forma rápida e eficaz. Além disso, à medida que vai ganhando mais visibilidade através de conteúdo relacionado com a sua área, os seus seguidores irão aumentar e acabarão por comentar com outras pessoas.
E acredite, quando aumenta sua presença para várias pessoas, os empregadores notam.
Definir metas com foco no crescimento anual
No fundo, o importante é que se dedique ao desenvolvimento pessoal, tornando-o numa prioridade. Evidentemente que, para isso, deverá definir metas focando-se sempre no seu crescimento anual e claro, no da empresa.
Sempre que há um progresso (mesmo no mais pequeno aspeto), a sua presença torna-se mais valiosa. Por isso, experimente definir objetivos e metas claras.
O importante é que seja bastante específico em relação ao que pretende atingir e em quanto tempo. Por exemplo: se pretende aumentar as suas vendas, defina um valor percentual específico e seja realista em relação ao tempo em que o quer atingir. Talvez 1 ou 2 meses não seja suficiente.