De acordo com os especialistas, os melhores ácidos para a pele podem ser verdadeiros aliados na hora de cuidar da pele do rosto. Eles são capazes de renovar a cútis em profundidade, acabando com problemas como as rugas, linhas de expressão, melasma, poros dilatados e espinhas.
É certo que eles funcionam melhor em épocas do ano onde a exposição solar é menor, mas se não está a pensar fazer praia ou já quer preparar o seu plano de beleza pós-férias do verão, então fique a par de quais são os melhores ácidos para a pele para si e para o seu problema de pele.
10 melhores ácidos para a pele, segundo os dermatologistas
1. Ácido Retinóico
O ácido retinóico, mais conhecido como retinol, é indicado para problemas de acne. É um dos ácidos mais utilizados no tratamento desta patologia de pele, assim como para eliminar espinhas, cravos e atrasar o fotoenvelhecimento.
Este é ácido é derivado da vitamina A e surge numa série de fórmulas de cremes noturnos. A aplicação deste ácido pode ser combinada com peelings de cristal ou de diamante e com luz intensa pulsada, conseguindo assim um efeito despigmentante mais profundo.
2. Ácido Glicólico
Este ácido também é capaz de tratar a acne, além de combater as estrias e retardar o fotoenvelhecimento, isto é, os efeitos do sol na pele, tais como manchas, linhas de expressão e flacidez.
O ácido glicólico encontra-se presente em vários produtos de beleza em concentrações de 2% a 20%, por exemplo, sendo também utilizado nos peelings químicos. Este ácido é extraído da cana de açúcar, promove a esfoliação e acelera a renovação celular.
3. Ácido Ferúlico
O ácido ferúlico é considerado um poderoso antioxidante de origem vegetal. Ele previne o envelhecimento precoce, protege a pele do stress oxidativo dos raios UV e estimula a produção de colágeneo. Esta última ação contribui para uma pele mais lisa, sem rugas e manchas.
4. Ácido Azelaico
O ácido azelaico tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias que melhoram as inflamações das espinhas na pele e tratam acnes mais severas. Além disso, este ácido tem uma ação despigmentante, a qual ajuda a diminuir as manchas e marcas causadas pelas espinhas.
5. Ácido Salicílico
Outro ácido muito usado no tratamento da acne. Ele ajuda a diminuir a produção de sebo e tem uma ação anti-inflamatória, o que combate os sintomas e efeitos da acne. Por essa razão, é comum ver este ácido na composição dos cosméticos para pele oleosa e acneica, em concentrações bastante toleráveis. Além disso, este ácido costuma estar presente nos peelings, nomeadamente para tratamento da acne.
6. Ácido Kójico
Este ácido não é fotossensível, ou seja, pode ser aplicado durante o dia, desde que com proteção solar. A sua ação despigmentante inibe a síntese de melanina, evitando o aparecimento de manchas. Não provoca quaisquer irritações.
7. Ácido Mandélico
O mandélico é um ácido para a pele que funciona bem, sobretudo em peles mais escuras e que adquirem manchas com mais facilidade. A sua atuação é ampla, ou seja, é capaz de solucionar vários problemas de pele como acne, manchas e rugas. Em consultório, este ácido é muito usado em peeling.
8. Ácido Ascórbico (vitamina C)
Este é um dos ácidos mais potentes, enquanto antioxidante. Ele neutraliza os radicais livres, reforça a fotoproteção e evita o envelhecimento precoce da pele. Além disso, a vitamina C ajuda a clarear a pele e estimula a produção de colágeneo.
9. Ácido Hialurónico
A perda deste ácido é responsável pelo surgimento de rugas e linhas de expressão. Portanto, aplicar este ácido garante uma pele hidratada, mais firme e rejuvenescida.
10. Ácido Tranexâmico
Este ácido promove o clareamento eficaz da pele, sendo indicado para tratar manchas, sobretudo as que surgem devido a um processo inflamatório.