Para aproveitarmos o verão da melhor forma possível, há que ficarmos a par dos melhores alimentos para os dias de calor. Afinal, uma alimentação equilibrada e onde ingerimos os nutrientes essenciais para o dia a dia é crucial para manter o bem-estar e a saúde em geral.
Sabemos que, com as temperaturas altas, há quem se sinta sem apetite, quem se sinta muito mole ou até quem durma mal à noite. Por isso mesmo, há que tentar contornar todas estas situações.
Manter a hidratação e uma alimentação equilibrada é uma das chaves para garantir um verão cheio de vida e alegria. Fique connosco e conheça os melhores alimentos para os dias mais quentes do ano.
8 melhores alimentos para os dias de calor
Não existem dúvidas de que a alimentação que optamos por fazer assume efetivamente um papel fulcral nos dias de maior calor e pode mesmo ser um poderoso aliado na prevenção da desidratação.
Assim, de entre os melhores alimentos para os dias de calor estão também aqueles que nos permitem uma melhor hidratação. Nos dias mais quentes de verão, o ideal é optar por refeições leves, com alimentos ricos em água, vitaminas, minerais e fibras.
Ir fazendo pequenas refeições ao longo do dia também é uma excelente recomendação – desde que tente sempre incluir hortícolas nas refeições, nas sopas ou nas saladas. Também a fruta deve fazer parte destes momentos, podendo surgir como uma opção de sobremesa ou de pequenos lanches ao longo do dia.
Melancia
Estamos perante uma das melhores frutas para se consumir ao longo de todo o verão. A melancia tem um elevado poder de hidratação e está repleta da vitaminas.
Por isso mesmo, ajuda ainda a repor todos os líquidos que vão sendo perdidos nos dias quentes e é um excelente aliado na saúde e proteção da pele.
Pode ser consumida como sobremesa, a meio da tarde ou da manhã como um snack refrescante ou até misturada em saladas, por exemplo. O ideal é cortá-la aos pedaços assim que a adquire num supermercado ou na mercearia. Desta forma, será mais fácil sempre que quiser comer.
Tomate
Sabia que um dos melhores alimentos para os dias de calor é o tomate? Tal deve-se ao facto de ser bastante rico em vitaminas do complexo C, minerais e antioxidantes que são essenciais para os dias quentes do ano.
Além disto, o tomate é também rico em líquidos e, tal como a melancia, possui nutrientes que ajudam na proteção solar e fortalecem a pele. Por isso já sabe: coloque tomate nas saladas, nos cozinhados ou prepare umas tostas deliciosas com queijo e tomate para os snacks da tarde.
Alface
Está presente na grande maioria das refeições de verão, uma vez que faz parte das saladas – algo que a grande maioria das pessoas aprecia nos dias de calor.
Para além de ter um valor energético muito baixo, pode ser consumida sem qualquer tipo de restrição, por norma e está repleta de nutrientes como o magnésio, vitamina A e potássio.
Abacaxi
Outra fruta bastante conhecida pela sua frescura e poder de ação no organismo é o abacaxi. Pode e deve ser consumido durante os dias mais quentes do ano, seja como sobremesa ou misturado nas refeições.
Famoso por ser de fácil digestão e pela sua ação diurética, o abacaxi ajuda ainda a purificar o organismo, eliminando as toxinas do corpo.
Delícias do mar e marisco
O marisco e as delícias do mar também fazem parte da lista dos melhores alimentos para os dias de calor. São ótimas opções para adicionar a saladas ou a refeições mais leves e claro, são uma fonte de proteína.
Saborosos e frescos, dão-nos rapidamente a sensação de que estamos saciados e mantêm-nos hidratados por muito tempo.
Cenoura
Sabia que o nosso corpo converte o betacaroteno que está presente nas cenouras em vitamina A? Além disto, a ingestão de cenoura reduz ainda a reação da pele e do nosso corpo às queimaduras solares.
Pode optar por incluí-la na sopa, em saladas, como um complemento às refeições ou até como snack.
Pepino
Todos sabemos que o pepino tem várias vantagens para a nossa saúde: desde melhorar o transito intestinal até hidratar o corpo.
Nos dias de muito calor, este alimento pode e deve ser consumido como acompanhamento de saladas. Há inclusivamente quem prefira ingerir somente pepino cortado, sem qualquer tipo de folhas de alface, por exemplo.
Rabanete
Já experimentou cortar um rabanete em fatias muito finas e colocar em saladas? Trata-se de uma raiz comestível que se come muito bem crua e fica bem em qualquer tipo de salada.
Além disto, saiba que estará a ingerir uma boa quantidade de minerais e vitaminas, sendo que a vitamina C é a predominante neste alimento.