Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
06 Dez, 2019 - 11:05

Nostalgia: os anúncios de automóveis que marcaram uma geração

Valdemar Jorge

Há anúncios míticos de automóveis que marcaram uma época e são inesquecíveis, especialmente para os fãs de carros. Relembre alguns dos mais emblemáticos.

homem a ver televisao

A publicidade é um dos meios mais fortes para cativar público. Abrange todo o tipo de produtos e o automóvel não é exceção. 30 segundos de publicidade bem estruturados resultam mais do que o melhor dos textos. Por isso vamos (re)lembrar alguns anúncios de automóveis que marcaram a história do automóvel.

Genericamente publicidade significa divulgar, tornar público um facto ou ideia. Um produto. Trata-se, no fundo, de uma técnica de comunicação cujo objetivo é divulgar/apresentar produtos e/ou serviços com um fim comercial e que muitas vezes acaba por condicionar a posição do potencial comprador e influenciar a sua decisão.

No caso específico de comerciais automóveis além da informação do produto em si mesmo, muitas vezes, estas são acompanhadas de momentos inesperados, de situações emotivas, como alegria e prazer, recordações de infância, enfim, um conjunto de situações que transmitem a quem vê o vídeo sensações agradáveis.

Nos anos 1960 e 1970 os vídeos publicitários sobre automóveis tinham um forte pendor didático. Hoje utilizando as modernas técnicas cinematográficas, os publicitários constroem em poucos segundos, verdadeiras histórias inspiradoras sobre as marcas e modelos que querem promover.

Um chorrilho de emoções marcam quem vê estes vídeos inseridos em momentos publicitários escolhidos a dedo, durante o horário nobre de qualquer canal de televisão, ou rádio. Sim porque na rádio a emoção “auditiva” também está presente.

Atualmente, com o mercado publicitário em alta e as marcas a apostarem tudo em produtos vídeo da mais alta qualidade vamos recordar alguns anúncios que marcaram a história do automóvel, e que ainda hoje são recordados. A mensagem, a originalidade, a facilidade com que são memorizados são fatores que influenciaram a escolha.

10 anúncios de automóveis para lembrar

1. Citroen C4 – Robot Dance (2004)

Este é talvez um dos anúncios mais populares que a marca francesa apresentou ao longo da sua carreira. São 30 segundos de puro divertimento, música, dança, com o C4 a transfigurar-se num “transformer” e a executar passos de dança num parque de estacionamento.

Tudo muito simples. Tudo muito visual. Tudo muito alegre com a música de Les Rythmes Digitales – Jacques Your Body (Make Me Sweat). O anúncio termina com a frase “Alive with Tecnology”, que traduz a mensagem da Citröen. Uma verdadeira revolução para a época em que surgiu.

2. Nissan Qashqai – Urban Proof (2012)

https://www.youtube.com/watch?v=HEGT9K3pLQw&feature=youtu.be

A primeira geração do bem-sucedido Nissan Qashqai data de 2007. Mas, em 2012, com a apresentação do Qashqai – Urban Proof, bastaram 0:42 segundos para a marca nipónica deslumbrar num anúncio inovador e muito cinematográfico.

Um Nissan Qahsqai serve de skate a um jovem que evolui pela cidade no meio do trânsito. O veículo efetua verdadeiras piruetas no que acaba por ser um anúncio inovador. Segurança, precisão e conforto são palavra de ordem. Em 2019 o Nissan Qashqai continua a ser um sucesso de vendas.

3. Volto Trucks – Epic Split (2013)

A Volvo tem por lema a segurança e precisão dos seis veículos. Neste vídeo de promoção dos camiões suecos – Volvo Trucks – Epic Split – em 1:19 minutos, assistimos a uma cena épica em que o protagonista é o conhecido ator Jean Claud Van Damme.

Ele equilibra-se entre os espelhos exteriores de dois camiões e faz um espargata exemplar. Conclusão: os camiões Volvo têm uma precisão de condução e estabilidade imaculadas.

4. Honda Accord (2013)

https://youtu.be/KFb5Ffv6W-0

Ainda em 2013 e com origem em Inglaterra, a Honda constrói em 2:00 minutos aquele que é considerado um dos melhores e mais criativos anúncios de sempre da televisão britânica.

Uma história deliciosa com peças utilizadas na carrinha Accord. No final vemos uma esbelta Honda Accord a apresentar-se de forma original e sem aparente intervenção humana. Uma delícia visual que prima pela estética e pela surpresa.

5. Honda – An Impossible Made Possible (2013)

No mesmo ano (2013) a Honda volta a surpreender com o vídeo “An Impossible, Made Possible”, com o CR-V. Em 4:23 minutos a Honda mostra como o impossível pode ser possível.

Através da tridimensionalidade de imagens ou objetos a marca mostra como por vezes a ilusão de óptica pode trair a nossa visão. Mas, não somos traídos pela qualidade, precisão, conforto ou agilidade do CR-V, Com ele não existem ilusões de óptica.

6. Mercedes: galinhas de luxo

Numa guerra de criatividade publicitária com a Jaguar, a Mercedes-Benz usou galinhas (sim, galinhas… Afinal, se a Peugeot usou bananas, na Mercedes-Benz podem usar galinhas…), para mostrar a eficácia do sistema Magic Body Control.

Olhando para a movimentação do corpo das aves, o espectador ficava a perceber (tanto quanto uma galinha pode mostrar) o princípio do funcionamento da suspensão.

Tal como mostravam (e bem) as galinhas da Mercedes-Benz, independentemente das movimentações das rodas, a suspensão mantém a carroçaria com o mínimo ou, mesmo, sem movimentações, contribuindo para segurança e conforto.

7. Mehari: jipe e camião

“Sem capota, com capota, ele é jipe, é camião”, assim começava o anúncio mítico do Citroën Mehari, um modelo muito particular.

O carro francês era um género de SUV dos anos 1970, assente no chassis dos Citroën 2CV e Dyane, com o mesmo motor e carroçaria em fibra de vidro. A publicidade apontava todas as faculdades do cabrio, multifacetado para trabalho e lazer.

A marca recuperou o nome há alguns anos para construir o elétrico – e-Mehari -, que não chegou a estar oficialmente presente em Portugal. Se o quiser experimentar, poderá procurá-lo junto de algumas empresas de turismo.

8. Honda e Internavi: o eterno Ayrton Senna

https://www.youtube.com/watch?v=k0CBqBxHapc

Não é um anúncio de automóveis, mas sim de um sistema de dados. A base desta excelente campanha publicitária acabou por ser um nome que é uma lenda no desporto automóvel.

Em 1989, Ayrton Senna estabeleceu a volta mais rápida do mundo no circuito de Suzuka.

Em 2013, a Honda fez um anúncio para promover a Internavi, sistema de informação e recolha de dados existente no carro de Senna.

Recorrendo à informação existente, o anúncio recriou as passagens de Ayrton Senna no circuito nipónico, com a instalação de luz sincronizada com o som do McLaren Honda.

Um dos anúncios míticos que chegou ao coração dos fãs de Senna e não só. Mesmo não sendo um adepto do desporto automóvel, é difícil não se deixar levar pela emoção de uma campanha tão bem conseguida, que junta “simples” números e a aura de um piloto que ficou para a história. Para ver e, sobretudo, ouvir várias vezes.

9. Range Rover Evoque (2017)

A capacidade todo-o-terreno dos veículos com chancela Range Rover é lendária. Aliás Range Rover, Discovery ou Defender são tidos como os automóveis mais robustos das respetivas classes.

Em 2017 suspense na apresentação do “baby Range Rover” Evoque. Muito secretismo e ansiedade para saber até que ponto o Evoque cumpria com os pergaminhos da marca. Não foram precisos mais do que 1:20 minutos para que a Range Rover mostrasse que o Evoque estava mais do que preparado para enfrentar os obstáculos mais exigentes na cidade… e não só.

10. Jeep – Portraits (2016)

A Jeep para celebrar os seus 75 anos lançou um vídeo comercial sobre a designação Jeep – Portraits.

Um fantástico trabalho de 1:00 minuto feito a preto e branco que cruza retratos de conhecidas individualidades com modelos Jeep com uma narração de fundo sublinhada pela emoção. A história conta a estória dos automóveis da Jeep.

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