Share the post "Os 5 melhores blogs de receitas económicas que vai adorar conhecer"
Se há algo de ótimo na internet é a facilidade com que se encontra todo o tipo de informações, neste caso descobrir blogs de receitas económicas que permitem variar as refeições, poupar dinheiro e evitar o desperdício.
Não é só a questão da poupança que alerta cada vez mais as famílias portuguesas, mas também a consciencialização de que é importante comer melhor e evitar o desperdício, em prol também do planeta e da poupança de recursos ambientais que escasseiam a cada dia que passa.
Atente, então, a 5 inspiradores blogs de receitas económicas, bem como a dicas que lhe permitem gerir o orçamento familiar sem necessidade de grandes malabarismos.
Blogs de receitas económicas: 5 exemplos para acompanhar
Receitas económicas
Catarina tem 30 anos e é muito conhecida no mundo virtual e também fora dele. Popularizou-se há anos, com a publicação de vídeos no YouTube onde partilhava dicas de economia doméstica, tendo rapidamente alcançado os milhares de seguidores que agora também se viciaram nas receitas económicas que a influencer partilha.
A Economia Cá de Casa
“Dizem que estes são tempos de crise. Com crise ou sem ela, no poupar é que está o ganho, já dizia a minha avó. É que o dinheiro é de quem o poupa, não de quem o ganha!” Esta é a base deste espaço virtual que, além de ser um dos melhores blogs de receitas económicas, também partilha dicas para rentabilizar e aproveitar alimentos e sobras, poupar no orçamento familiar, como ser melhor na organização doméstica e até disponibiliza ementas semanais.
Marmita
Esta é uma palavra cada vez mais usada: quer para a faculdade, quer para o trabalho são muitos os que se munem de marmita numa clara tentativa de poder poupar dinheiro, mas também de comer de forma mais saudável e equilibrada.
Por isso, este blog não poderia ser mais apropriado. A autora chama-se Sandra e decidiu criar o “Marmita” para unir três das suas grandes paixões: design, fotografia e culinária. Da entrada às sobremesas, passando por pratos vegetarianos e bebidas, nada falta por aqui.
Nem acredito que é saudável
Enquanto criança, Sara Oliveira ficava muito atenta a tudo o que a avó fazia na cozinha e pedia-lhe sempre para ajudar. Assim nasceu o amor pela culinária. Já mais crescida, e após a formação em Medicina Tradicional Chinesa, a autora ficou mais consciente para a necessidade de ter uma alimentação equilibrada e nutricionalmente rica. No blog, todas estas vertentes e paixões estão em perfeita sintonia.
Hoje para jantar
Enquanto mãe de dois filhos, Vera Ferraz, a autora deste blog tem a perfeita noção de como deve ser a logística diária de uma família e de como é importante fazer refeições económicas e saudáveis.
Este projeto nasceu, assim, da necessidade de organizar as suas receitas e de as partilhar com amigos e familiares.
10 Dicas para poupar na cozinha
Depois de encontrar inspiração nestes blogs de receitas económicas há várias dicas que pode seguir para poupar na cozinha e de criar hábitos mais saudáveis.
1. Cozinhar do zero
Apesar de, aparentemente, ser mais fácil comprar comida já feita ou refeições embaladas, na verdade, além de não saber o que está a consumir, acaba por ficar sempre mais caro. Opte por confecionar tudo de raiz.
2. Comer em casa
Evitar comer fora, exceto em ocasiões especiais, é algo que permite, efetivamente poupar bastante. E não faltam receitas deliciosas à espera de serem confecionadas e apreciadas. Se forem feitas por si, ainda melhor saberão.
3. Tomar o pequeno almoço em casa
Basta acordar dez minutos mais cedo para poder tomar o pequeno-almoço com calma, poupando dinheiro e evitando, assim, todas as tentações que encontra nas montras das pastelarias.
4. Aproveitar os restos
Veja todos os alimentos que tem em casa e dê asas à imaginação para saber como lhes dar uso. Há um truque que sai sempre bem e agradará a todos: cozer massa ou esparguete, levar os legumes, carne ou peixe que sobram à frigideira, salteando e junto tudo no final.
5. Evitar ir frequentemente ao supermercado
Quanto mais vezes for, mais dinheiro irá gastar em coisas que não necessita. Por isso, limite as compras a uma visita semanal ao mundo das tentações e restrinja-se à lista de compras. Só pode quebrar esta regra se encontrar promoções que valham mesmo a pena.
6. Optar por produtos de marca branca
Além de mais económicos, os produtos de marca branca ou marca própria em nada ficam a dever aos produtos das marcas mais conhecidas do mercado. Quer saber um segredo? Por vezes, os produtores ou fabricantes são exatamente os mesmos e apenas muda a embalagem.
7. Plantar produtos em casa
Se tiver um quintal onde pode plantar os seus próprios legumes e frutas, tanto melhor. Todavia se não tem, nada está perdido. Poderá aproveitar pequenos espaços para cultivar ervas aromáticas e plantas que se adequem a um ambiente anterior e não necessitem de muito espaço para se desenvolverem.
8. Comprar em grandes quantidades
Este truque é mais apropriado para bens não perecíveis ou que possam ser congelados sem que percam as suas propriedades.
9. Consumir legumes e frutos de época
Os produtos sazonais são mais baratos e existem em maior quantidade e qualidade, por isso, devem ser bem aproveitados no dia a dia.
10. Comer sopa
É provavelmente o prato mais nutritivo e saudável de todos e compõe uma refeição completa. Seja para miúdos e graúdos, todos ficarão saciados e de forma bem económica.
Veja também: