Queridos pais, por favor não deixem os vossos filhos desperdiçarem o sol e o calor a ver séries e a jogar playstation o dia todo. Ponham-nos a mexer, a aprender coisas e a fazer novos amigos nos melhores campos de férias do país.
Melhores campos de férias: diversão para todos os gostos
My Camp, Cartaxo
Dez hectares de quinta é muito espaço para o seu pequeno correr e cansar-se durante uma ou duas semanas – existem as duas opções. No My Camp, na Quinta da Broeira, pode ter a certeza que se vai divertir com atividades náuticas (mergulho, canoagem e fly fish são das mais divertidas), equitação, segway, paintball, jogos noturnos e escalada.
Campo Aventura Júnior Resort, Óbidos
Além do seu filho se divertir ainda lhe oferece umas feriazinhas dos pais, já que este campo de férias é em regime residencial – sejam 7 ou 14 dias. As crianças (e adolescentes) entre os 6 e os 18 anos vão ocupar o tempo a fazer surf, mergulho, paintball, passeios pedestres, snorkeling… E muitas mais atividades ligadas à natureza.
Tempo de Aventura, Cadaval
Nisto de deixar os filhos durante uma semana com outras pessoas a experiência é um fator determinante na escolha. E a Quinta do Lagar Velho já anda nisto de recebre crianças durante o verão há mais de 20 anos!
A quinta fica com um pé no campo e o outro na praia e, por isso mesmo, as atividades desenvolvidas passam por esses dois territórios: há beach volley, passeios de barco no lago biológico, orientação, escalada, yoga e meditação, body combat, torneios de matrecos e muitas outras mais…
Aqui também os turnos são de uma ou duas semanas. Se o Tempo de Aventura é a sua escolha, apresse-se a fazer as inscrições: dos 9 turnos que há, 5 já estão esgotados!
Campo Jovem, Linda-a-Velha
Durante sete ou quinze dias os seus filhos vão poder cometer loucuras, mas sempre supervisionados: no Campo Jovem, rapel, escalada, passeios de buggie são algumas delas. E, não vá o calor apertar, há uma piscina para darem os mergulhos que quiserem.
Há ainda atividades mais “cerebrais”: numa parceria com a Academia de Xadrez de Portugal, os miúdos podem aprender a jogar o jogo, conhecer táticas, fazer torneios e, quem sabe, tornarem-se eles próprios profissionais!
Diverlanhoso, Póvoa de Lanhoso
Com atividades para miúdos e graúdos entre os 6 e os 18 anos, este campo de férias promete muita animação para todos. Slide, batismo de mergulho, rappel, soft rafting, piscina, dança, entre outras atividades vão preencher os dias e as noites do seu filho.
Azurara Parque Aventura, Vila do Conde
No Azurara Parque Aventura os campos de férias prometem a máxima diversão. Para crianças e jovens dos 6 aos 18 anos, podem contar com muitas, muitas atividades, das quais piscina, moto 4, air bungee, slide, surf, body board, paintball e arvorismo- o ex-libris deste campo de férias. Está pronto para deixar as crianças saírem de casa por uns dias?
Quinta da Eira, Penafiel
A Quinta da Eira realiza campos de férias de verão para crianças e adolescentes entre os 8 e os 17 anos. As actividades dividem-se entre náuticas, de montanha e noturnas, de destacar o paintball, arborismo, canoagem, haka jet boat, water color war e glow parties! Um dos melhores campos de férias onde inscrever os mais novos, sem sombra de dúvida.
Universidade do Porto, Porto
Pelo norte também não faltam opções para férias. No Centro de Desporto da Universidade do Porto realizam-se campos de férias para crianças e adolescentes entre os 6 e os 14 anos. As atividades são várias, entre as quais podem contar com bodyboard, surf, waboba flyer, kayaks, frisbee, aqua games, mini golfe, voleibol de praia e muito mais.
Outro programa que a UP tem é a Universidade Júnior, com diferentes programas que se destinam a miúdos desde os 10 até aos 17 anos de idade. Por exemplo, no programa Experimenta no Verão, os seus filhos passarão por um departamento diferente de várias faculdades a cada dia para participar em oficinas lúdicas, ou então aprender uma língua, como japonês ou alemão!
Há turnos residenciais de 1 ou 2 semanas, mas se prefere que o seu rebento passe a noite em casa e só ir às atividades durante a semana laboral, também é possível.
Quinta Pedagógica Santa Isabel, Matosinhos
Aqui as atividades são semanais e a acomodação não é garantida. Apesar disso, o programa da Quinta merece ser considerado, porque é dedicado ao contacto próximo com a natureza.
Se o seu filho gosta de animais, vai poder deleitar-se com atividades como alimentar, cuidar e escovar cavalos e burros, visitar a vacaria, andar entre coelhos e patos e fazer equitação. Também aprenderá a ser auto-suficiente e expedito com atividades como “Mãos à Horta”.
Cada programa tem 5 dias, e destina-se a crianças e jovens dos 6 aos 15, não inclui serviço de alojamento.
Science4You, Lisboa, Porto
Pois é, a Science4You também organiza atividades para os mais novos. O programa é semanal, mas pode haver inscrições para dias avulsos; não inclui serviço de alojamento. Destina-se a crianças entre os 6 e os 13.
Os programas são muito giros e incluem atividades como: fazer gomas e slime comestível, pasta de dentes, velas e sabonetes, construção de catapultas, pega monstros, escavações na natureza entre muitas outras coisas divertidas!
The Inventors, Aveiro, Braga, Caldas da Rainha, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Leiria, Lisboa, Oeiras, Porto e Viseu
Se tem um miúdo curioso, expedito e inventivo, um programa The Inventors pode ser um bom interlúdio para umas férias mais mexidas. Aqui vai poder construir candeeiros, peões, matraquilhos, braços biónicos e telégrafos, inventar histórias e guiões, criar objetos com canetas 3D, construir instrumentos eletrónicos e sintetizar batidas, aprender um pouco de programação e montar um jogo!
Pode estar descansado que os seus filhos vão ter um verão divertido e supervisionado! Aproveite a estadia deles em campos de férias para dar uma escapadela e relaxar.