André Freitas
André Freitas
09 Fev, 2021 - 14:30

Os 10 melhores carros de sempre. Concorda com esta seleção?

André Freitas

É uma tarefa complicada e ingrata nomear os melhores carros de sempre. Mas existem modelos que são verdadeiramente fora de série, e esta é a nossa seleção.

frente de um dos melhores carros de sempre

O setor automóvel, industrializado como o conhecemos, já existe há décadas. Desde então, já foram lançados milhares e milhares de automóveis, uns mais míticos do que outros. Mas haverá uma lista definida dos melhores carros de sempre?

Há certamente muito por onde escolher. Diversas marcas, diferentes modelos, e a lista dos melhores carros de sempre dependerá sempre dos gostos e preferências de cada um.

Mercedes, BMW, Audi, Ferrari, Lamborghini, Alfa Romeo; Jaguar, Aston Martin, Bentley (…) Marcas japonesas, suecas, americanas…. A lista poderá ser quase infindável.

Para criar o top dos melhores carros de todos os tempos definimos alguns critérios, como por exemplo: ano de lançamento, desempenho, fiabilidade, número de unidades fabricadas/vendidas, impacto na história automóvel e características inovadoras para a sua época.

10 dos melhores carros de sempre

1

Ford Mustang

Ford Mustang
Ford Media Center

O Ford Mustang é um exemplo perfeito de um carro tipicamente americano. O Mustang é o verdadeiro “american muscle”. Ele combina tudo que queremos num carro: design, robustez, potência e velocidade.

O primeiro modelo a ser produzido foi em 1964. Devido ao seu sucesso, a sua produção estende-se até ao presente. Construído na América pela Ford, o Mustang, para nós, merece liderar a lista dos 10 melhores carros de sempre por tudo o que representa.

2

Jaguar E-Type

jaguar
Jaguar Newsroom

O Jaguar E-Type é, para muitos, o melhor carro inglês de sempre. Como tal, faz sentido que figure no top dos melhores carros de sempre, pois é um verdadeiro ícone da Jaguar e um símbolo da história automóvel.

O E-Type, fabricado entre 1961 e 1974, proporciona belos momentos de condução e pura adrenalina, uma vez que atinge os 240 km/h.

Uma versão eléctrica deste carro foi utilizada no casamento real do príncipe Harry e Meghan Markle.

3

Land Rover Defender

Land Rover
Land Rover Newsroom

Um top dos melhores automóveis de sempre teria de incluir um todo-o-terreno.

O Land Rover Defender é um todo-o-terreno que proporciona momentos de diversão, especialmente fora da estrada.

Mesmo permanecendo quase inalterado, esteticamente, desde a sua primeira edição em 1948, o emblemático Defender tem um lugar na garagem de agricultores, jovens e até da rainha de Inglaterra, Elizabeth II.

Um verdadeiro sucesso ao longo de diversas gerações.

4

Porsche Carrera GT

Porsche Carrera
Porsche Newsroom

Considerado por muitos como o último “verdadeiro carro” a ser fabricado, não tem quaisquer ajudas à condução, e o potente motor V10 de 612 cavalos está acoplado a uma caixa manual que debita toda a potência para as rodas traseiras, tornando-o num dos carros mais desafiantes e difíceis de conduzir.

Tinha a capacidade de ir dos 0-100 km/h em 3.5 segundos, e passar os 160 km/h em pouco menos de 7 segundos. Apenas 1500 unidades do Porsche Carrera GT foram produzidas entre 2004 e 2007, e novo custava pouco mais de 400.000€.

5

Mercedes-Benz 300 SL (Gullwing)

mercedes 300
Daimler Global Media Site

Em 1954, o Mercedes 300 SL (Gullwing) veio redefinir o conceito de superdesportivo. Pode-se pensar que as portas de gaivota foram uma opção de design, mas não. Estas foram uma necessidade da engenharia. Este carro é de uma construção super leve, daí o seu nome 300 SL. A sua construção interior pesa apenas 50kg.

Devido ao seu motor, com 3000 cc e 6 cilindros, e às características de construção, o Mercedes 300 SL consegue atingir os 250 km/h.

Devido à sua performance e beleza exterior, tornou-se um verdadeiro sucesso nas estradas e nas corridas. O 300 SL foi um verdadeiro sucesso e foram construídos 3258 exemplares ao longo de aproximadamente 10 anos.

6

McLaren F1

McLaren F1
McLaren Press Room

O McLaren F1 é uma referência nos superdesportivos. Foi construído com um objetivo: ser um dos carros mais rápidos do mundo. Para ser bem sucedido na sua missão, conta com um motor V12 de 6.1 L com 627 cv de potência.

Com 627 cv que potência, qual será a sua velocidade máxima? O McLaren F1 atinge velocidades perto dos 390 km/h. Sim, está a ler bem, 390 km/h. É um dos carros mais exclusivos do mundo, uma vez que foram produzidos apenas 106 exemplares.

Esta beldade fica na história como um dos melhores, e mais rápidos, carros alguma vez feitos.

7

Lamborghini Countach

lamborghini
Lamborghini Media Center

O Countach é um superdesportivo da Lamborghini. Os nomes dos carros da Lamborghini resultam de nomes de touros consagrados. No entanto, o Countach é uma exceção. O seu nome vem da língua piemontesa, e é uma expressão usada para demonstrar a surpresa ao se ver algo bonito, Normalmente esta expressão é usada para se referir a mulheres.

Este carro foi projetado por Marcello Gandini, no estúdio Bertone, o mesmo que foi responsável pelo Lamborghini Miura. A sua produção decorreu entre 1974 e 1990. Neste período foram produzidos 2042 carros, que estavam disponíveis em 3 motorizações.

Estamos a falar de motores de 3.9 L, 4.7 L e 5.2 L todos com 12 cilindros dispostos em V. A versão mais potente deste carro conseguiu atingir velocidades na ordem dos 300 km/h.

8

Cadillac (1959)

cadillac
Cadillac Pressroom

A Cadillac posiciona-se no segmento de automóveis de luxo.

O Cadillac Series 62 marcou uma geração e é um elemento comum nos filmes de época. Tem um design inigualável, chamativo, carismático e único. As suas “barbatanas” atingiam alturas “ridículas”.

Neste modelo, a suspensão e os seus componentes foram aprimorados para um maior conforto. Estes automóveis eram equipados com um motor V8 de 6.4 L com 320 cv de potência, o que era um verdadeiro luxo para a altura.

Este modelo foi, e ainda é, um verdadeiro sucesso e como tal há muitos exemplares disponíveis.

9

Mercedes 190D

Mercedes 190D
Daimler Global Media Site

Não podíamos deixar de incluir na lista dos melhores carros de sempre o Mercedes 190D.

Caso se esteja a perguntar qual terá sido a razão desta escolha, vamos ajudar. Lembra-se dos critérios “ano de lançamento, desempenho, fiabilidade…”

Sabia que o primeiro Mercedes 190D foi lançado em 1982? A comercialização desta máquina alemã durou 11 anos, e atualmente, ainda são muitos os Mercedes 190D com os quais nos cruzamos diariamente.

Em Portugal, este carro foi, por muitos e longos anos, a escolha dos taxistas. Geralmente equipado com um motor “conservador” 2000 cc diesel de 75cv.

Certamente, os taxistas mais antigos têm muitas histórias para contar sobre este “tanque de guerra”. Há diversas histórias sobre a fiabilidade do carro, muitos alegam que o carro faz mais de 1 milhão de km, sem qualquer problema.

10

Ferrari 250 GTO

close up na designação ferrari

Para terminar o nosso top dos 10 melhores carros de sempre, escolhemos o Ferrari 250 GTO.

Sabia que a venda destes modelos nos Estados Unidos era complexa e exclusiva? Isto porque cada uma delas teria de ser aprovada pessoalmente por Enzo Ferrari juntamente com o representante da marca na América do Norte, Luigi Chinetti.

No mundo só pode encontrar 39 unidades deste modelo. Estes números e o processo de venda nos Estados Unidos fazem do Ferrari 250 GTO um dos carros mais exclusivos de sempre, o que pode pode ser visto como um “hino” à história automóvel.

Está equipado com um motor de 3.0 L com 300 cv de potência e 12 cilindros dispostos em V, que o fazem atingir os 300 km/h.

Num leilão em 2014, em Inglaterra, houve um exemplar do 250 GTO a ser leiloado por um valor aproximado de 34 milhões €. Assim, tornou-se o automóvel mais caro de sempre vendido em leilão.

Veja também