Com o regresso a terras lusas de uma das mais vibrantes provas de automobilismo, fazemos uma viagem pela História e recordamos os melhores carros do Rali de Portugal.
A primeira edição do Rali de Portugal ocorreu em 1967, patrocinado pela TAP, sendo apelidado de Rali Internacional da TAP. Na altura, era um evento isolado, sem pertencer a uma grande competição.
No entanto, com o passar dos anos, esta prova começou a ganhar importância e acabou por integrar, numa primeira fase, o Campeonato Europeu e Nacional de Ralis, a partir de 1970 e até 1973.
Após esta data e, com exceção do período entre 2002 e 2006, período durante o qual só pertenceu ao Campeonato de Portugal, passou a ser uma etapa do Campeonato Mundial de Ralis.
Originalmente disputada no Norte, nos primeiros anos após o regresso ao Campeonato Mundial de Ralis, entre 2007 e 2014, a prova deslocou-se para o Algarve, patrocinada pela Vodafone. No entanto, depois de 2015, a mesma regressou ao Norte.
Obviamente, enumerar uma lista dos melhores carros do Rali de Portugal seria sempre algo muito subjetivo. Afinal, o que define a qualidade de um automóvel de rali? A sua potência? A tração? A velocidade máxima que atinge?
De forma a poder estabelecer a lista com o maior rigor, dentro dos possíveis, optámos por definir os melhores do Rali de Portugal com base num facto totalmente objetivo: o número de vitórias na prova.
Os melhores carros de sempre do Rally de Portugal
Lancia Delta Integrale
Este carro de rali é o sonho de qualquer apaixonado por automóveis. A simplicidade deste carro, bem como o motor de quatro cilindros, turbocompressor, uma cabeça de oito válvulas e a tração às quatro rodas, fazem deste italiano o rei, ocupando o primeiro lugar na lista dos melhores carros do Rali de Portugal.
Quanto ao número de vitórias, reinou em durante três anos consecutivos, em 1988, 1989 e 1990, sendo que voltou a vencer, também, em 1992.
Com quatro títulos no total, é o carro com mais vitórias na prova portuguesa, dividindo a taça de melhor carro do Rali de Portugal apenas com um outro.
Fiat 131 Abarth
O outro carro é este. Sucessor de 124, que também venceu o Rali de Portugal em duas ocasiões, o Fiat 131 Abarth destaca-se por uma curiosidade “além-fronteiras”.
Apesar de italiano, foi em Espanha que foi comercializado para o comum dos mortais. Numa época em a Seat estava associada à Fiat, este modelo foi vendido como Seat 131.
O motor era um 2.0 a gasolina e, enquanto as versões comerciais limitavam-se aos 140 cv, este modelo de competição atingia mesmo 230 cv a mais 7000 rpm.
Em Portugal, o Fiat 131 Abarth venceu o Rali de Portugal em 1977, 1978, 1980 e 1981, sendo que nas primeiras três venceu, também, o Campeonato do Mundo.
Audi Quattro
Introduzido primeiro em 1980, este carro, um dos melhores modelos da Audi de sempre, veio revolucionar o mundo dos ralis, ao introduzir a tração integral, numa altura em que a tração às quatro rodas era vista como extremamente falível.
Inovador, o Audi Quattro roubou todas as atenções e conseguiu também levar para terras germânicas muitos troféus. Em Portugal foram três e seguidos, nomeadamente em 1982, 1983 e 1984.
Começou por ter 420 cavalos de potência. Contudo, passado pouco tempo, decidiram aumentar a potência, colocando um turbocompressor ficando, consequentemente, com 509 cavalos.
Muitos consideram este modelo o melhor carro de rali de sempre.
Citroën C4 WRC
O mais recente da lista dos melhores carros do Rali de Portugal. O seu sucesso tem uma justificação muito forte: era conduzido por Sébastien Loeb, nove vezes campeão do mundo, quatro das vezes ao volante deste modelo, sendo que também venceu o Rali de Portugal em duas ocasiões: 2007 e 2009.
No entanto, apesar de ser difícil desassociar-se o Citroën C4 WRC àquele que é considerado o melhor piloto de Rali de sempre, o modelo em si também provou a sua qualidade, sem necessitar do francês.
Prova disso ocorreu em 2010, quando o seu colega de equipa e compatriota Sébastien Ogier venceu em Portugal, conseguindo a terceira vitória deste modelo no Rali de Portugal.
Como se não bastasse, este pequeno monstro, possivelmente o melhor carro de Rali do Séc. XXI, tinha um motor 2.0 com 4 cilindros com turbo integrado.
Lancia Delta Integrale 16 v
Este é mais um modelo que reinou em Portugal durante três anos consecutivos. Em 1988, 1989 e 1990 venceu o Rali de Portugal, sendo que nos últimos dois anos conquistou, inclusive, a proeza de garantir todo o pódio só para si.
Nos anos seguintes, com a evolução da Industria automóvel, acabou por seguir o rumo natural e desaparecer. No entanto, o seu motor 2.0 com 16 válvulas e mais de 200 cv nunca será esquecido.
Outros carros míticos
Obviamente, caso a lista fosse mais subjetiva, poder-se-ia incluir outros modelos. O Mitsubishi Lancer EVO(lution) venceu várias vezes o Rali de Portugal e é, sem dúvida, um automóvel icónico.
No entanto, também foi um modelo que sofreu várias alterações e venceu em Portugal com várias versões diferentes.
Já o Toyota Corolla WRC só venceu em território luso uma vez, mas também ele faz parte da História.
Finalmente, não se pode esquecer daquele que é talvez o maior sonho de qualquer jovem que cresceu na década 2000. Falamos do Subaru Impreza WRC com motor 2.0 e tração às quatro rodas.