Apesar de termos carros italianos e alemães que deliciam os automobilistas da Europa, não podemos esquecer as máquinas que os franceses já puseram a circular na estrada ao longo dos anos. A verdade é que, apesar de ser subjetivo escolher os de topo, temos uma lista daqueles que achamos os melhores carros franceses, que são simplesmente impressionantes tanto pelo que representam como pelo que são.
5 carros franceses que não podem ser esquecidos
1. Bugatti Veyron Super Sport
O Bugatti Veyron Super Sport é, sem dúvida, um dos melhores carros franceses da história. De fato, é dos melhores do mundo inteiro, e chegou a ser durante muito tempo o mais rápido do mundo, tendo sido batido recentemente – por muito pouco – pelo Hennessey Venom GT. No entanto, o carro continua a ir dos 0-100 km/h em 2,5 segundos, e continua a conseguir chegar aos 430 km/h.
Foram produzidos poucos modelos deste carro, e como tal cada um tem um valor bem acima de um milhão de euros. Este tipo de potência não é para qualquer carteira.
2. Citroën DS
O Citroën DS, também conhecido como boca de sapo, foi produzido entre 1955 e 1975, e marcou a história automóvel em França, por ter um design futurístico e várias inovações tecnológicas, como a suspensão hidropneumática, que ajudaram a melhorar a experiência de condução – e a segurança – de vários condutores.
O Citroën DS chegou a ganhar várias competições, e foi até um carro presidencial. Um caso famoso foi o da tentativa de assassinato do presidente Charles De Gaulle, onde o motorista do carro conseguiu fugir a uma tentativa de assassinato ao presidente, em parte graças à suspensão. Como poderia o DS faltar a uma lista dos melhores carros franceses da história?
3. Citroën 2CV
Nos anos 30, em França, o meio de transporte preferido de muitos ainda eram carroças puxadas a cavalos, e a solução encontrada pela Citroën para tal foi o Citroën 2CV. O carro foi produzido entre 1948 e 1989 e era fácil de conduzir, económico, acessível e fiável, tudo para que a transição de carroças para algo com um motor não fosse assim tão má.
Por ser tão acessível e pelo plano inicial que teve, o carro tornou-se um ícone e França, e teve tanto sucesso que foi produzido durante vários anos.
4. Peugeot 205 GTi
O carro veio ao mundo em 1984, altura em que o Volkswagen Golf dominava grande parte do mercado. Para sobreviver, o 205 tinha que ser qualquer coisa – e foi. Teve tanto sucesso que foi adorado pelos media e pelo público, que admirou o carro durante o seu tempo de produção. Ainda hoje em dia, este é utilizado como ponto de referência para vários modelos, algo que já diz muito acerca do estatuto que alcançou.
5. Venturi Fetish
Apesar de haver dezenas de carros a merecer entrar nesta lista, temos de considerar o Venturi Fetish um dos melhores carros franceses da história, por ter estado na vanguarda daquilo que os elétricos podiam fazer. Quando foi concebido, este era o único carro desportivo elétrico em todo o mundo em produção. O carro chega aos 200 km/h, vai dos 0-100 km/h em 5 menos de 5 segundos – isto além do nome interessante.
Veja também: